domingo, 2 de fevereiro de 2014

Taça muito sofrida... mas saborosa !!!

Benfica 83 - 82 CAB Madeira
22-18, 20-25, 10-20, 31-19

O jogo até começou com o Benfica a jogar bem, com vários jogadores a atirar ao cesto, e a estratégia ofensiva a passar pelo Gentry... e até começamos a defender bem!!! Mas foi sol de pouca dura, as coisas começaram a correr mal, quando perdemos a luta dos ressaltos, permitimos 10 ressaltos ofensivos ao CAB!!! Mesmo com os erros defensivos, chegámos aos 40-32 jogando razoavelmente no ataque... mas numa daquelas 'brancas' ofensivas que às vezes sofremos, o CAB conseguiu um parcial de 11-2  nos últimos minutos da 1.ª parte, e fomos para o intervalo a perder...
No recomeço, continuámos a atacar muito mal, o 3.º período foi ridículo, e no início do 4.º período (52-63) a derrota parecia certa, notou-se vontade em alterar o estado do resultado, mas as coisas durante alguns minutos continuaram a correr mal. A partir do 54-65, o Benfica começou a reduzir, mas muito 'devagar', é nesta altura que o Jobey Thomas se evidenciou marcando praticamente tudo, principalmente os triplos (6/7)...
Só nos últimos segundos conseguimos passar para a frente, por 1 ponto, e após mais uma decisão errada dos árbitros, o último ataque foi do CAB, mas a bola não entrou...!!!
Nestes últimos anos, temos perdido algumas destas competições com Final 4, ou Final 8, onde se jogam vários jogos em poucos dias. Durante a equipa regular, com o plantel completo (além da ausência do Carlos Andrade, hoje não jogou o Mário Fernandes), e com tempo de recuperação entre os jogos, o Benfica vence muitos jogos devido à profundidade do banco, beneficiando da rotação na equipa... Mas como as lesões têm sido a norma nestas últimas épocas, quando temos uma Final 4 para jogar, temos sempre problemas... e como o nosso núcleo duro é composto por vários veteranos (Doliboa, Thomas, Carreira, Gentry...), estes jogos em dias consecutivos, retiram ao Benfica, a habitual vantagem na 'frescura' de como jogamos os últimos minutos.
Hoje, o Thomas e Betinho tiveram que fazer os 40 minutos, sendo que o Jobey foi ainda obrigado defender o Ricky Franklin na parte final da partida. O próprio Doliboa fez praticamente os 40 minutos.
O CAB, hoje, teve 4 jogadores a fazer 40 minutos, e o Ricky só esteve no banco durante 14 segundos!!! Mas além de serem mais jovens, este é o ritmo normal, para o CAB... Quando os jogadores do Benfica, habituados a fazer 30 e poucos minutos por jogo, são obrigados a fazer os 40 minutos, e em dias consecutivos, nota-se sempre muitas dificuldades...
Se o Benfica tivesse um estilo ofensivo mais colectivo, e se todos os jogadores tivessem uma atitude defensiva igual ao do ausente Carlos Andrade, nada disto seria importante, mas isso era 'se...' !!!
Uma nota para o Ricky Franklin, que o ano passado foi nosso jogador: ao contrário do que pode parecer, este jogo demonstrou bem porque é que o Ricky não teve sucesso no Benfica!!! O Ricky joga sozinho!!! A estratégia do CAB é: bola no Ricky e ele que resolva... Simples. Não se pode criticar a forma de atacar do Benfica, e ao mesmo tempo, criticar as poucas oportunidades que o Ricky teve no Benfica!!!

Em 24 edições da Taça da Liga/Taça Hugo dos Santos, o Benfica conquistou 9 troféus... mais um Caneco!!!

1 comentário:

  1. Foi acima de tudo um grande espectaculo, com o Benfica a jogar em "Casa", uma arbitragem muito polémica, mas superamos tudo, e foi a explosão geral a 7 segundos do fim, ia-me dando uma coisinha má de tantos nervosismo!
    Mas no fim fizemos a festa!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!