quinta-feira, 6 de junho de 2013

Josué e Joshua

"O futebol está sempre a surpreender-nos. Desta vez por causa de um promissor jogador do Paços de Ferreira, de seu nome Josué. Outro Josué (em hebraico, Joshua) foi o sucessor do profeta Moisés e responsável por conduzir os israelitas à Terra Prometida. Este contemporâneo Josué veio de Paços, de passo em passo, para chegar à frutuosa terra desejada.
Feliz e contente, o jogador proclamou, no canal do novo clube, em jeito de sentença: «Tinha duas certezas na minha carreira: a primeira é a que um dia iria voltar ao FC Porto e outra é que nunca jogaria no Benfica.» E remata fulminante: «Sou do FC Porto e toda a gente que é deste clube não gosta do Benfica. E eu não fujo à regra.» Assim se distinguiu do colega Licá que, do Estoril, veio dizer a habitual banalidade de ser do clube contratante desde pequenino. Ora aí está, uma novidade nas contratações. Um jogador assina pressurosamente por dois clubes: pelo Porto e pelo anti-Benfica. Com o aplauso vibrante dos prosélitos e o tão sincero quanto interesseiro desejo de agradar ao chefe. Não sei se a parte do contracto anti-Benfica vem em letra gorda ou se, como nas apólices de seguros, vem em letra miudinha. Sim porque é de um seguro que se trata. Só não sei se de seguro de caução, seguro contra terceiros, seguro multirriscos ou, mais simplesmente, seguro de vida.
Imagino como deve ter sido cruel para Josué ter jogado contra o seu clube que precisava de ganhar na última jornada em Paços de Ferreira.
Josué disse que tinha duas certezas neste seu tão vibrante e elegante modo de mudar de clube. Mas, ao contrário do bíblico Joshua, não estou certo que alcance a Luz."

Bagão Félix, in A Bola

1 comentário:

  1. "...'frutuosa' terra prometida."

    Isto sim, é fina ironia em escrita fina.

    É um gozador este Bagão Félix!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!