quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Supertaça é nossa...!!!





Benfica 3 - 0 Fonte Bastardo



25-23, 25-21, 25-21




Excelentes indicações. Como escrevi ontem, tenho muitas esperanças (quase certezas) na qualidade do Miguel Tavares (Rodrigues para a SportTV!!!), o problema: 'Distribuidor', pode perfeitamente ser resolvido com a 'prata da casa', independentemente da qualidade do atleta Húngaro que chegou recentemente para essa posição. Vi alguns da Selecção este Verão, o jovem Distribuidor Tiago Violas, titular da Selecção, que chegou a ser falado como contratação do Benfica, fez alguns bons jogos (outros nem por isso), mas muito sinceramente acho que o Miguel, está ao mesmo nível. Hoje cometeu alguns erros, mas além do talento, mostrou muita garra, frieza nos momentos decisivos e espírito vencedor... Tinha alguma expectativa para ver o Honoré, e posso admitir que fui surpreendido positivamente!!! Grande bloqueador, e sabe atacar, com o Kibinho (e o Zelão) que hoje 'quase' não jogou, acho que temos um trio de centrais de boa qualidade. Uma palavra para o Roberto Reis: agora és jogador do Benfica, portanto habitua-te a erros de arbitragem!!!



Creio que este Fonte Bastardo será o nosso principal adversário no Campeonato, Sp. Espinho contratou muitos jogadores, terá uma equipa forte, mas ainda não confirmou estar ao nível destas duas equipas. Hoje estivemos muito bem no final do 1º Set, muitíssimo bem no início do 2º Set (era desnecessário o relaxamento no final do Set). Tivemos muitas dificuldades no 3º Set, mas a recuperação após o último tempo técnico foi imparável. Temos equipa, e com o espírito guerreiro do nosso professor Jardim, tenho esperança que este seja um grande ano para a modalidade encarnada... Talvez o grande 'adversário' seja mais uma vez o calendário, é preciso manter a concentração durante toda a época, mas o sucesso da época decide-se somente na última semana, na final, em 3 jogos!!!


Mulheres à Benfica!!!



Benfica 24 - 10 Técnico



Faço aqui no blog, pela primeira vez, uma referência à equipa feminina de Rugby do Benfica!!! Hoje, venceram a Supertaça. Este troféu é só mais um 'caneco', algo natural para esta secção do Benfica, esta equipa nas últimas épocas tem ganho praticamente tudo, Campeonatos, Taças... até em Sevens!!!

Relembro que a base da Selecção Nacional é equipa do Benfica, e têm obtido resultados muito interessantes... Como quase todas as modalidades colectivas femininas em Portugal, o nível competitivo não é muito elevado, mas numa modalidade bastante física, onde é obrigatório muito espírito de sacrifício, as nossas 'meninas' merecem um grande aplauso...!!!

Obrigado António Pedro...


Fonte: Master Groove
Deixo aqui o meu singelo agradecimento ao António Pedro Vasconcelos, pelo serviços prestados por ele ao Sport Lisboa e Benfica. A sua saída do programa Trio d'Ataque, é uma perda para o Benfica, foi sem dúvida o melhor representante Benfiquista neste tipo de programas. Nem sempre concordei com ele, mas a independência, a coerência, a educação com que marcou as suas presenças, só dignificaram o Benfica... Tal como no Estádio, onde somos 'treinadores de bancada', questionando as opções do treinador, em casa, assistindo a debates televisivos também somos 'treinadores de sofá', questionando as respostas, ou as 'não respostas' aos nossos representantes... mas friamente sou obrigado a admitir que se eu tivesse no lugar do APV (agora do Júlio Machado Vaz), ou do Gomes da Silva, ou do Seara, ou até da Leonor, provavelmente não aguentaria um programa inteiro já que a minha paciência para aturar os Porcos é muito reduzida, admito mesmo que o mais provável seria acabar o programa com uma sessão de pugilato!!!!


Ainda ontem, assistindo à despedida do APV, foram vários os momentos onde os impropérios saíram da minha boca!!! Alto e bom som:

-O gozo parvo do Lagarto (agora de peito feito, felizmente será sol de pouca dura...), com os elogios do APV a Jesus.

-Após APV realçar a apatia Academista com os Corruptos, que ainda não tinham sofrido golos em casa, o Huginho não se conteve, e relembrou (como não quer a coisa...) que a Académica também tinha sofrido golos na Luz!!! Insinuando, que a atitude da Académica foi igual nos dois jogos, quando não foi... Esta foi só mais uma das muitas observações parciais (Corruptas) que o mediador deste programa está habituado a fazer...

-No golo mal anulado ao Cardozo, a Santa Aliança voltou a manifestar-se: jurando os dois, a pés juntos, que o Cardozo estava em fora-de-jogo no momento do cruzamento do Matic, e portanto o erro ao marcar um fora-de-jogo inexistente após o remate do Bruno César, não era importante!!! O problema é que a imagem no momento do passe do Matic, nunca apareceu, nunca foi mostrada em nenhuma televisão!!! Portanto os dois estarolas, devem ter tido uma visão divina!!! Estilo 'pastorinhos'!!!

-Como é que a direcção editorial de um programa deste estilo, resolve não mostrar nos casos do jogo, Benfica-Paços, o penalty não assinalado sobre o Aimar?!!!

-Admito: se o Eddie da Foz, tivesse ontem à minha frente, tinha-lhe partido a fronha!!! Então, para evitar a óbvia constatação que o Benfica foi prejudicado pelo Bruno Esteves, inventou um suposto jogo da época passada, onde Bruno Esteves tinha escandalosamente beneficiado o Benfica, em várias situações: o Coentrão simulou um penalty, muito bem simulado, mas foi só isso. Não houve nenhum penalty sobre o Leonel Olímpio, nem houve expulsões perdoadas ao Benfica. Além disso o jogo acabou 2-0, e não 2-1. E o penalty mal assinalado, foi o 2-0, marcado pelo Kardec...

A lenta agonia do hóquei

"Terminou mais um Mundial de hóquei, cada vez mais espanhol. Já aqui escrevi sobre a lenta agonia deste desporto que fez as delícias de outrora. Empolgante, bonito, emotivo, mas que foi perdendo espaço, hoje limitado a uns míseros rodapés na informação desportiva.

Cada ano que passa o hóquei definha. É cada vez mais um desporto que não se dá o respeito. Sorteios manipulados, regras constantemente alteradas, protagonismo exagerado dos árbitros que, de facto, podem fazer um resultado a seu bel-prazer. O que se passou nas meias-finais entre Portugal e Argentina foi um vergonhoso exemplo para malfeitoria da arbitragem, pela mudança súbita de horário de jogo e pela indicação de juízes que eram parte interessada no desfecho final. Por fim, a mudança do esquema dos Campeonatos leva ao absurdo de, recorrentemente, por exemplo, Portugal estar num Mundial e nem sequer defrontar a Espanha e a Itália, e se entreter em fases pró-forma goleando uns ceguinhos.

Desfeito o sonho de ser uma modalidade olímpica, o hóquei limita-se hoje a Espanha (melhor dizendo, Catalunha), Portugal e Argentina. A Itália teve que levar ao Campeonato quarentões, a Inglaterra, a Holanda, a Alemanha, a Bélgica ou os EUA levam equipas excursionistas ou vão desaparecendo do cenário.

O hóquei foi incapaz de responder ao desafio da globalização desportiva. Em vez de se universalizar, virou-se para dentro num processo de autofagia sem a capacidade de atrair patrocínios que o pudessem desenvolver e espalhar.

A bolinha também não ajuda. Quase não se vê e, às vezes, só damos pelo golo porque os jogadores festejam o que supomos sê-lo...

Tenho pena deste caminho. Inexorável? Receio que sim."


Bagão Félix, in A Bola

Um amigo de sempre

"Pela primeira vez vou pronunciar-me publicamente sobre um convidado que tive oportunidade de entrevistar no meu programa, na Benfica TV. Do seu nome António Oliveira, conhecido na gíria futebolística por Toni, amigo há mais de 30 anos, dos tempos do restaurante 'A Nave',local onde se faziam almoços e tertúlias com jogadores do Benfica e também do Sporting. Estávamos no final dos anos setenta e foi com Toni que comecei a ganhar o 'bichinho' pelo Futebol. Para mim era um enorme ídolo, tal como o eram muitos outros jogadores da altura. Era uma salutar convivência aquela a que tive o privilégio de assistir com regularidade, pois muitos deles eram clientes assíduos de tal restaurante propriedade do meu pai. Neste local, e de forma genuína, muitos destes jogadores trocavam impressões sobre a vida, falavam abertamente sobre os problemas do dia-a-dia, trocavam galhardetes e piadas clubistas, coisas que, naturalmente, faziam as delícias de um menino com apenas 6 ou 7 anos de idade que tinha a sorte de as poder testemunhar.

Foi este amigo que entrevistei esta semana e, deixem-me dizer, que foi uma conversa franca, aberta e divertida. Toni revelou-nos o seu carácter de profundo humanista. Homem bom, genuíno e simples. Sem subterfúgios para dizer que Deus esteve com ele no dia dos 6-3 em Alvalade, mas corajoso para lembrar que não esquecia o jogo dos 7-1, quando muitos dos nossos adeptos, na chegada à Luz, o acusaram de ser o 'cancro' do Benfica. A perna partida a Marco Aurélio (jogador do FC Porto) foi outro momento ímpar desta conversa. Conhecedor do Futebol como poucos, fez uma retrospectiva da sua vida de futebolista e elegeu Mário Wilson como um treinador de excelência, não esquecendo o senhor Ericksson.

Foi uma hora de encantamento e de boas recordações com um amigo de sempre."


Luís Lemos, in O Benfica