quinta-feira, 9 de junho de 2011

E o Sana?!!!

O jornal O Benfica na sua primeira página, confirmou a presença do Nelson Oliveira, do Miguel Rosa, do David Simão e do Ruben Pinto, na pré-época do Benfica. Isto não quer dizer que eles fiquem no plantel, recordo que o Benfica vai ter provavelmente vários jogadores na Copa América, e portanto é necessário ter jogadores suficientes para 'rodar' a equipa toda, nos primeiros jogos da pré-época...

De todos estes jogadores na minha opinião o Ruben Pinto é aquele que tem mais potencial, mas também é o mais novo!!! O Rosa não me parece ter qualidade para ficar no plantel, infelizmente ser benfiquista fanático não é suficiente...

O Simão, tem que ganhar força e velocidade, não basta fazer passes longos, e marcar bem as 'bolas paradas'. O Nelson tem 'caparro', tem talento, mas parece faltar-lhe em algumas ocasiões 'garra'. Além disso um avançado não pode falhar tantos golos.

O Nelson ainda por cima vai ser convocado para o Mundial de sub-20 (se o treinador fosse competente o Ruben também seria chamado).



O Sana foi emprestado ao Servette da II Divisão Suíça (longe da vista!!!), e ainda por cima passou parte da época lesionado. Quando jogava nos Juniores parecia-me um dos jogadores mais 'seguros' do plantel. A evolução parecia estar 'garantida'. Depois daquilo que vi no Torneio de Toulon, confirmei as minhas suspeitas. Na minha opinião foi claramente o melhor jogador da Selecção, em todos os jogos. Ainda por cima, joga preferencialmente numa posição onde o plantel Sénior está deficitário, é um '8', um jogador à imagem do Ramires. Muito rápido, pressão constante, vai ao contacto, mete o pé, faz as faltas necessárias, e ao mesmo tempo, muito bom no passe, inclusive no passe longo (clara evolução), muito rápido com a bola no pé, um verdadeiro box-to-box, que pode ainda 'tapar buracos' em quase todas posições...

Será muito difícil perceber, a 'não' presença do Sana no início de época do Benfica.

Tem o mesmo problema do Nelson, vai ao Mundial de sub-20 na Colômbia, mas não existe razão nenhuma para não fazer o estágio na Suíça...

Obrigado, Henrique Vieira

O Benfica confirmou hoje aquilo que já se dizia pela 'calada'!!! Confesso que a aparente falta de organização ofensiva 'chateava-me'!!! Com a saída de Henrique Vieira, quem será o novo treinador, Luís Magalhães?!!!

"Obrigado, Henrique Vieira!
O Sport Lisboa e Benfica decidiu encetar um novo ciclo relativamente ao Basquetebol e à direcção técnica da sua equipa. Em consequência, assumiu a decisão de não renovar contrato com o treinador Henrique Vieira. É de total justiça, nesta hora, agradecer-lhe o modo como sempre desempenhou as suas funções na defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica. Foram cinco anos de trabalho sério e dedicado, que foram coroados com a obtenção de vários títulos."

Site do SL Benfica


O plantel começa a ganhar forma: além do Sérgio Ramos, temos o Minhava, o Carreira, o Heshimu, o Elvis, o Ferreirinho, e o provável regresso do António Monteiro. O Gentry (ex-CAB) também está a caminho. Não sei se o Ben vai continuar (na minha opinião deveria ficar), mas tenho alguma dificuldade em acreditar que seja algum conflito pessoal com os colegas, que esteja a dificultar o processo.

A todos os títulos lamentável

"A última coisa que faltava ao Benfica era acabar esta temporada de 2010/2011, a todos os títulos lamentável, com um processo disciplinar a Fábio Coentrão que foi, simplesmente, o único jogador do Benfica que jogou à bola a sério, sem falhas, sem quebrantos, sempre em altíssimo nível durante a época inteira.

Coentrão, de todos os jogadores do Benfica que estiveram no Mundial da África do Sul - e foram muitos, ao serviço de muitas selecções - foi o único que não foi vítima da síndrome do Mundial. Fez as suas feriazinhas, mais curtas do que o habitual, e apresentou-se no Estádio da Luz fresco como uma alface, pronto para mais um ano de trabalho que cumpriu com brio, profissionalismo e talento do principio ao fim.

Parecia até, em comparação com alguns companheiros bem mais experientes do que ele nestas altas andanças, que Coentrão tinha-se limitado a ver pela televisão os jogos do Campeonato do Mundo da África do Sul, confortavelmente sentado no seu sofá em Caxinas, que é a terra onde nasceu.

Fábio Coentrão terminou a época no Estádio da Luz, no jogo com o União de Leiria, e despediu-se dos adeptos do Benfica com uma promessa enganadora, uma promessa que não devia ter feito: «Cá estarei no dia 22 de Junho», disse. Também é verdade que ninguém acreditou que alguma vez viesse a ser verdade a continuidade do lateral-esquerdo no Benfica, pelo que Coentrão jamais passará por mentiroso.

É de presumir que Coentrão, durante largo tempo, esteve em sintonia com o Benfica no que diz respeito à sua transferência para o Real Madrid. E ao despedir-se «até 22 de Junho», o jogador mais não estava do que fazer a sua parte da pressão sobre o Real, demonstrando aos espanhóis que se o queriam levar teriam de abrir os cordões à bolsa e bater os 30 milhões da cláusula da rescisão.

Aparentemente, Coentrão fartou-se de esperar pela conclusão do negócio entre o Benfica e o Real Madrid e, impaciente, mudou de campo um tanto precipitadamente. Passou a fazer parte da pressão do Real Madrid sobre o Benfica ao confidenciar - confidenciar? -ao jornal desportivo madrileno As que era do Real «desde pequenino» e que já estava de corpo e alma em Chamartín.

O Benfica quer o dinheiro todo e Fábio Coentrão quer ver-se rapidamente no Santiago Bernabéu. Neste conflito de interesses provocado pela demora nas negociações ficou estragado o idílio amoroso entre Coentrão e o Benfica. É uma grande pena que uma relação que foi exemplar de paixão mútua e de profissionalismo termine em zaragata nos jornais e em ameaças de processos disciplinares.

É um negócio de milhões e, assim sendo, compreende-se não só a dimensão do conflito como também a intervenção pronta do presidente do Sindicato dos Jogadores que veio provar ao País que um sindicalista que se preze tanto olha pelos casos desesperados dos jogadores que não recebem salários como pelos casos milionários. Joaquim Evangelista correu à praça pública para clamar que Coentrão «tem toda a liberdade para manifestar a sua opinião, desde que não colida com os interesses do Benfica».

Escolheu mal as palavras o presidente do Sindicato dos Jogadores porque a pressa de Coentrão em ver-se em Madrid colide, precisamente, com os interesses do Benfica num valor de 5 milhões de euros, que é a diferença entre o que o Real oferece e o que o Benfica não pretende aceitar.

Os benfiquistas bem gostariam de ser poupados a este episódio final de uma época tão triste. Como se não nos bastasse ter de ver Coentrão ir-se embora, ainda temos de ver Coentrão no absurdo papel de mal-amado.




ARGEL garantiu esta semana que Bruno César, o canhoto que o Benfica já contratou ao Corinthians, «é muito parecido com Moutinho a jogar, é muito bom, forte, vai ajudar o Benfica=, disse o antigo defesa-central do FC Porto e do Benfica.

Era com que Bruno César fosse «parecido» com Moutinho. Aliás, foi uma pena que, no defeso passado, o Benfica, no lugar do FC Porto e, sobretudo, pelo mesmo preço, não se tivesse abalançado a um João Moutinho em rota de colisão com os responsáveis do Sporting. Que jeito teria feito o dínamo Moutinho no depauperado meio-campo do Benfica pela saída do dínamo Ramires.

Mas agora vem aí Bruno César e chega bem credenciado. Se Argel tiver razão e o brasileiro for «muito parecido» com Moutinho, será sem qualquer espécie de dúvida uma boa contratação do Benfica. E pode acontecer ainda melhor.

Imagine-se que Bruno César acumula não só as qualidades de João Moutinho mas também outra gama de talentos de vocação mais virada para a baliza. Vamos esperar para ver, é este o encanto de todos os defesos...




NOLITO visto no youtube é fantástico. Falta vê-lo a sério, na chamada vida real, noventa minutos todos os fins-de-semana ao longo de meses, com sol e som chuva, inspirado e desinspirado, como acontece a todos.

O jogador espanhol tem vindo incessantemente a explicar através dos jornais as razões que o levaram a optar pelo Benfica em detrimento do Barcelona, onde raramente tinha acesso à equipa principal. Nolito, segundo se depreende das suas palavras, vem para o Benfica para «jogar com regularidade», ambição legítima para um profissional com 24 anos de idade.

Nolito parece ser uma pessoas humilde. «Jogarei onde o treinador quiser, procurarei adaptar-me às necessidades da equipa», disse a A BOLA na sua edição de ontem. Ficam-lhe bem estas palavras. Depois acrescentou: «E se for preciso jogar a guarda-redes também o farei.» Pronto, aqui é que estragou tudo.

Porque se Nolito, afinal, também dá para jogar na baliza, então, nesse caso devia ter vindo para a Luz um ano mais cedo.




NO sábado passado a selecção portuguesa não fez nem mais nem menos do que lhe competia. Ganhou à Noruega e saltou para o primeiro lugar do seu grupo de qualificação para o Europeu de 2012.

Apesar de ser um jogo importante, era obrigatório ganhar, o Portugal-Noruega foi vivido nas bancadas da Luz num ambiente de fim de temporada e até de fim de ano escolar. Basta dizer que o único momento de verdadeiro delírio entre o público aconteceu já em tempo de descontos quando um adolescente atrevido invadiu o relvado embrulhado numa bandeira nacional e foi cerimoniosamente cumprimentado por alguns jogadores que não resistiram a embarcar no momento cómico da noite.

A multidão adorou e o nosso streaker imberbe rematou a sua performance com uma frase digna de registo: «Sou o orgulho da Nação!».

Já Cristiano Ronaldo mostrou, uma vez mais, que tem grandes dificuldades em ser o orgulho da Nação sempre que veste a camisola da Selecção Nacional. Não é que Ronaldo tenha jogado mal contra os noruegueses. Mas quando está de quinas ao peito, Ronaldo raramente consegue produzir aquelas fabulosas habilidades que o transformam num ídolo mundial e que o vimos protagonizar em Manchester e, agora, em Madrid.

Há quem justifique esta perpétua crise de Ronaldo na Selecção com o facto, indesmentível, de não ter a seu lado jogadores do mesmo nível galáctico que tem em Madrid.

E como o futebol é um desporto colectivo, estes pormenores acabam por ter a sua importância em termos práticos. Ronaldo joga melhor no Real de que na Selecção porque está inserido num elenco de bastante melhor qualidade.

É, por exemplo, o que acontece precisamente a Hélder Postiga que joga muito melhor na Selecção do que no Sporting pelas mesmíssimas razões. E que bom golo marcou Postiga aos noruegueses, a passe de Nani, pois claro!




VAI começar a Copa América e o Benfica, com Luisão, e o FC Porto com Guarín e Falcao, vão estar representados na mais importante competição sul-americana entre selecções. Hulk, no entanto, não foi convocado ainda que seja ele, entre todos os avançados brasileiros a jogar por esse mundo fora, o único a ter um contrato com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Vê-se logo que o seu empresário não se chama Jorge Gomes..."


Leonor Pinhão, in A Bola

Ainda o defeso: no Benfica(II)

"Estou consciente das dificuldades que uma Direcção sempre tem na construção de um plantel. Por isso, o que para hoje (e ontem) escrevi deve ser lido, não como uma crítica, mas como um desabafo solidário de quem, fora do vulcão das transacções do defeso, ainda quer acreditar que é possível conciliar razão com emoção. Ora, acontece que, nestas semanas, a minha memória já não é capaz de abarcar a pletora de putativos candidatos a jogadores do Benfica. Todos os dias surgem como cogumelos, numa volúpia inflacionista de quem se serve do nome e prestígio do Benfica, não para 'memória futura', mas para 'comissões futuras'. Os casos de pura imaginação ou boataria - e são muitos - deveriam ser liminarmente desmentidos e repudiados.

Depois, todos os dias há notícias(?) sobre o plantel: ou é Saviola com proposta das arábias, ou Aimar em reflexão, ou Cardozo hesitante entre a Rússia e a Luz, ou Luisão com vontade de sair, ou Maxi que pode ser assediado pelo rival, ou Roberto que fica-e-não-fica, etc.

E, finalmente, o que se passa com Coentrão. Não faz qualquer sentido que o ainda empregado pago pelo Benfica fale como se já fosse do Real Madrid. «Tentaram que eu ficasse mas, claro, a minha decisão está tomada», disse a jornal espanhol. Há limites para tudo, mesmo para Coentrão. Por isso, apoio inteiramente a decisão disciplinar da SAD. E a firmeza para com o Real Madrid que, se o quiser ter, deverá bater a cláusula dos 30 milhões (e que até é pouco para a sua valia) sem jogadores em troca. Aliás, estou cansado do argumento (generalizado entre futebolistas) de que, coitados! «não podem ficar contrariados». Como se cumprimento de contrato assinado de livre vontade fosse punição!"


Bagão Félix, in A Bola

Nunca mais

Não tenho muita vontade em escrever sobre o tema do momento, por isso vou tentar ser curto:

O comportamento do Real, e do seu actual comparsa não é novidade para ninguém, bem pelo contrário... As roubalheiras arbitrais, a corrupção ao mais alto nível no dirigismo são cancros que ameaçam o Futebol, mas os efeitos nefastos causados pela acção dos ditos empresários, não ficam atrás. Estes oportunistas nada trazem ao Futebol, enchem os bolsos, vão distribuindo as comissões pelos dirigentes dos clubes, das Federações Nacionais, e dos organismos internacionais, garantindo assim, total impunidade. Vão agindo declaradamente contra os interesses da Industria, mas aparentemente ninguém se preocupa!!!

Sendo considerado quase por todos como o actual 'rei' destes filhos-da-puta, Jorge Mendes não deixa a fama por mãos alheias. Neste caso especifico é ele o principal culpado desta situação, o Coentrão é maior e vacinado, devia pensar antes de abrir a boca, mas é o Mendes que está a puxar os cordelinhos... Aliás como já fez com o Ronaldo recentemente, e com o 'nosso' Tiago no passado...

O maior beneficiado com toda esta palhaçada é o Real, tudo isto é uma tentativa clara de baixar o preço, mas não me admirava nada se o Real tivesse prometido uma 'comissão' maior ao Mendes caso o Coentrão ficasse mais barato!!!

Alguns ainda colocaram a possibilidade, desta novela, ser uma forma da Direcção do Benfica passar para cima do Fábio a ónus da 'culpa', mas o curriculum do Mendes deixa poucas dúvidas...

O Benfica, infelizmente pouco pode fazer, até porque o tempo corre 'contra'. Ainda por cima o outro defesa esquerdo do plantel deve ir para o Mundial na Colômbia, portanto não temos defesa canhoto para o primeiro compromisso oficial da época. Atrasar o negócio Coentrão até à 'última' (como aconteceu com o David), poderá comprometer desportivamente a atempada, e desejada construção do plantel...

Os jogadores tem o direito de procurarem o melhor para si, e para as suas famílias, mas existem limites para tudo. Por exemplo o Simão, pelo menos publicamente, nunca teve comportamentos deste tipo... É uma questão de respeito pelo Clube que os projectou e principalmente pelos adeptos, nada mais...

Mantendo a minha coerência, assim como disse: Tiago nunca mais, após uma conferência de imprensa na Selecção, forçando a saída (além obviamente do Miguel, do Manuel Fernandes...), volto a afirmar hoje, independentemente de todos os potenciais prejuízos desportivos: Coentrão no Benfica, nunca mais!!! Por muito que isso possa chocar... o jogador está a ser manipulado, é verdade, mas a culpa não é minha, nem do Benfica...

A corrente 'catastrófica Benfiquista' quer fazer deste caso mais um exemplo do fim dos valores do Benfica. Eu 'por acaso' discordo: no passado isto praticamente não aconteceu, é verdade, mas em muitos casos os jogadores até tinham vontade em sair, mas o Clube tinha o 'queijo e a faca' na mão, bastava accionar a clausula de opção, hoje nenhum Clube pode impedir estes casos, e enquanto não se regular convenientemente, ao nível da FIFA estes casos, isto irá acontecer repetidamente, sempre com os Clubes com mais dinheiro a saírem beneficiados...

PS1: Parece que os Benfiquistas ficaram muito ofendidos com as palavras de um tal Evangelista!!! Recordo que este senhor é mais um daqueles supostamente Benfiquista!!! Se o comentário sobre o Coentrão ainda se pode aceitar, por mais estúpido, e ignorante que seja, as palavras sobre o Nuno Gomes são de uma profunda má-fé...

PS2: Já agora sobre o Nuno Gomes, relembro que nem o Eusébio terminou a carreira no Benfica!!!