quarta-feira, 10 de março de 2010

Proposta de Novos Estatutos para o Sport Lisboa e Benfica

"...

Principais alterações propostas aos Estatutos do Benfica

*Os atletas do Benfica terão obrigatoriamente de ser sócios, criando-se a categoria de sócios atletas.

*Nos direitos e deveres dos sócios criou-se a necessidade de ser sócio efectivo há pelo menos dez anos para poder integrar os órgãos sociais, período que começará a contar a partir do momento em que assuma a qualidade de sócio efectivo (a partir dos 18 anos). Os candidatos a presidentes dos órgãos sociais (AG, CF e Direcção) terão de perfazer 15 anos de sócio efectivo e nos últimos dez anos, antes dos actos eleitorais, tenham essa categoria de forma ininterrupta.

*A renumeração de sócios será feita nos anos terminados em cinco, excepto se calhar em ano de eleições, passando aí para o ano seguinte. A numeração dos sócios de 1 a 50 será automática, desde que se dê a respectiva vacatura.

*O mandato dos órgãos sociais passa para quatro anos (actualmente é de três).

*Aos sócios efectivos com mais de 25 anos são atribuídos 50 votos (actualmente o número máximo de votos é de 20 para sócios com mais de dez anos de filiação).

*Além da AG, CF, Direcção e Plenário dos Órgãos Sociais é instituído o Conselho Estratégico, que será criado e extinto por iniciativa do presidente da Direcção. Podem integrar este Conselho quaisquer membros dos órgãos sociais bem como membros das sociedades participadas.

*Exige-se que os presidentes das Casas do Benfica sejam sócios do clube.

*A revisão estatutária só será possível de quatro em quatro anos, sendo exigidas duas assembleias gerais para o efeito, sendo que as alterações apenas entrarão em vigor dois anos após a respectiva aprovação.

*Permanece a obrigatoriedade de os elementos dos órgãos sociais não serem remunerados."

Fonte: A Bola

Podem ler aqui a proposta na sua totalidade, e a metodologia aplicada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!