domingo, 18 de maio de 2025

Vermelhão: Marquês cheio de apitos!

Braga 1 - 1 Benfica


Empate na despedida do campeonato, numa partida onde até entrámos bem, mas com o penalty inventado contra o Benfica, perdemos um pouco a cabeça, e acabámos por permitir muitos ataques rápidos ao Braga, com o Trubin a ser claramente o melhor em campo...

Chegámos ao empate, logo após as substituições, e com a expulsão do Moutinho tivemos praticamente 30 minutos em superioridade numérica, que não conseguimos aproveitar... Mais uma vez, a equipa acabou por jogar mais com o coração do que com a cabeça, em vários momentos... E quando o Lage resolveu apostar no Chuveirinho, voltámos a não saber o que fazer!

Mais um jogo marcado por arbitragem nojenta, com influência no resultado final, com bastante influência na exibição e na forma como o jogo foi decorrendo! Intimidou o Benfica, principalmente na 1.ª parte, e deu licença ao nosso adversário para jogar duro, arriscar tudo nas entradas de carrinho, sem qualquer consequências... Curiosamente, ou não, com o golo do Sporting, contra o Guimarães, o critério em Braga mudou ligeiramente, e até deu para expulsar o adversário do Benfica!

Penalty inventado contra o Benfica; penalty sobre o Barreiro não assinalado, e uma série de Amarelos perdoados a vários jogadores do Braga (Chissumba, Zalazar, Oliveira...), alguns disfarçados com a Lei da Vantagem... e para mim, no lance com o Otamendi, ficou um Vermelho direto por mostrar, e ainda foi o Nico que levou Amarelo!

Trubin MVP, só tem que ter mais calma nas reposições de bola: já com o Sporting tomou algumas decisões absurdas... Pavlidis, muito sozinho, mas mais uma grande exibição, que podia ter sido melhor, se não tivesse tomado algumas decisões erradas em frente da baliza...

O Campeonato não foi perdido hoje, a época foi longa, com altos e baixos, mas após a saída do Amorim dos Lagartos, o Benfica não foi inferior a ninguém! Simplesmente não conseguimos ultrapassar o handicap que somos obrigados a jogar, todas as semanas, com os apitadeiros a decidirem jogos, atrás de jogos...

A postura da Direção, é totalmente incompreensível. Aceitar com naturalidade tudo o que se tem passado, inclusiva hoje, não faz qualquer sentido. O Benfica devia no mínimo dos mínimos exigir árbitros estrangeiros em todos os nossos jogos, só poderia resolver 'metade' dos problemas (os nossos jogos), mas era um sinal... Enquanto os ladrões acharem que prejudicar o Benfica é bom para as suas carreiras e que prejudicar os Corruptos ou os Lagartos é fatal, o Benfica irá continuar a ganhar um título de 5 em 5 anos, na melhor das hipóteses! Independentemente dos treinadores ou dos jogadores... e independentemente da Direção!

Para a semana, temos a Final da Taça no Jamor. Nestas situações, a equipa que ganha o Campeonato tem sempre vantagem, porque está moralizada. Os efeitos da 'festa' Lagarta vão passar rapidamente! O Benfica estará mais pressionado, e as Osgas vão estar mais confiantes, e os apitadeiros vão continuar a inquinar os resultados e as exibições.

Prevejo um defeso extremamente complicado para o Benfica. Uma derrota na Taça, fará do Lage o anti-cristo para muitos Benfiquistas. As eleições já estão a mover muitas opiniões escritas nos jornais, e ditas nas televisões, e a política de terra queimada será a estratégia de muitos, mesmo se o Rui Costa não se recandidatar... E este Campeonato do Mundo de Clubes, desportivamente, tem tudo para ser uma catástrofe, na preparação da próxima época, incluindo a preparação para a Supertaça e para o Play-off da Champions!!! Além de potenciais consequências na condição física da equipa durante a próxima época... Este calendário é simplesmente criminoso!

11.ª Taça de Portugal


Benfica 2 - 1 Sanjoanense

Mais um Caneco para a seção, mas nova vitória apertada, apesar do golo sofrido ter sido de Livre Direto, na 10.ª falta, mesmo a acabar...

Assim, também conta!

Benfica 4 - 2 Tomar

Jogo marcado pelos golos de bola parada! Foram todos! Os 6 golos foram todos marcados na sequência de Livros Diretos, ou de penalty's!!!

Na 1.ª parte do Pedrão salvou o Benfica, várias vezes, no 2.º tempo o adversário até jogou melhor, mas continuou a ser o Benfica a criar mais perigo, mas a desperdiçar muitos golos...

Nota ainda para horrível arbitragem, mais uma...

Uma vitória em Tomar no próximo jogo, qualifica o Benfica para as Meias-finais...

Grandes golos...

Corruptos 1 - 4 Benfica
Prioste, Rego, Varela(2)


Mais uma cabazada apetitosa, contra um adversário que só se safou da descida de divisão, com algumas ajudas dos apitos, e de alguns Clubes amigos!!!


Foi mesmo, uma manhã de grandes golos, na despedida da época, duma equipa que fez um Campeonato tranquilo, e até houve alguns momentos que parecia existir qualidade para lutar pelo título de Campeão!
Excelente trabalho do Veríssimo, com um 4.º lugar...


Prevejo muitas mudanças para próxima época: Gustavo, Leandro, Prioste, Nuno Félix, H. Félix, Rego, Kiko, pelo menos estes não devem continuar... e ainda existem dúvidas, nos casos do Gomes, do Wynder, do Spencer... Muito trabalho para o Veríssimo!

Derrota nos descontos!!!

Torrense 2 - 1 Benfica
Prieto


Muito mau, mas infelizmente esperado, após uma reta final de temporada, muito abaixo do normal! Após a vitória contra o Sporting, as exibições têm sido muito más...
As lesões acabaram por ter algum impacto, porque a Lúcia e a Amado são provavelmente as nossas jogadoras mais agressivas, mas contra um adversário bastante limitado, com avançadas rápidas e fortes fisicamente, mas só isso, começamos a gerir demasiado cedo a vantagem mínima, e no prolongamento parece que queríamos os penalty's!!!

Apesar do Campeonato e da Taça da Liga, as derrotas na Supertaça e na Taça de Portugal, e má prestação na Champions, marcam uma época, que soube a pouco!

Vencer


"O Benfica joga em Braga (18h00) na última jornada da Liga Betclic. E, no feminino, disputa a final da Taça de Portugal com o Torreense às 15h00 no Estádio Nacional. Estes são os temas em destaque na BNews.

1. Foco na vitória
O treinador do Benfica, Bruno Lage, afirma: "Durante a semana o pensamento de todos foi de estarmos concentrados e motivados em vencer o último jogo." E acrescenta: "Estamos muito confiantes que podemos vencer, que podemos ainda ser campeões, mas com a consciência de que não dependemos só de nós."

2. Em busca do triplete
Filipa Patão espera um embate difícil com o Torreense no Jamor: "Quem faz uma caminhada destas tem de perceber que vai ter de lutar ainda mais a seguir para poder vencer a Taça, porque não vai ser nada dado. Tudo o que temos até agora tem sido conquistado com muito pulso."

3. Últimas das Inspiradoras
Catarina Amado prolongou a ligação ao Clube. Cristina Prieto recebeu o prémio de melhor marcadora da Liga BPI. E o W7F, torneio de futebol de sete que reúne alguns dos melhores emblemas do mundo e no qual o Benfica é o único representante português, acontece de 21 a 23 de maio no Estoril.

4. Na final
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica tem a final da Taça de Portugal, hoje às 20h00, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão. O adversário é a Sanjoanense.

5. Últimos resultados
Em futsal, o Benfica ganhou o primeiro jogo dos quartos de final do play-off, por 3-4, no reduto do Eléctrico. Os Sub-23 de futebol apuraram-se para as meias-finais da Taça Revelação ao baterem o Estrela da Amadora por 7-0.
Nesta manhã, a equipa B do Benfica visitou a equipa B do FC Porto e ganhou por 1-4.

6. Outros jogos do dia
A equipa masculina de hóquei em patins tem o primeiro jogo dos quartos de final do play-off com o SC Tomar (na Luz às 15h00). As já tetracampeãs nacionais de andebol fecham o Campeonato Nacional no reduto da Academia São Pedro do Sul (18h00).

7. Distinção
José Melro foi eleito Melhor Jovem da Liga 2 em abril na votação promovida pelo Sindicato dos Jogadores.

8. Convocatória internacional
A Seleção Nacional de futebol Sub-17 chamou nove atletas do Benfica.

9. Encontro Nacional das Benfica Escolas de futebol
Acompanhe, nos meios do Benfica, o evento que reúne 46 escolas e cerca de 7 mil alunos.

10. Bom desempenho
Vasco Vilaça obteve a medalha de prata na 2.ª etapa do Mundial de Triatlo, sendo agora o 2.º classificado na geral do Mundial.

11. História
Veja a rubrica habitual das manhãs de quinta-feira da BTV.

12. Casa Benfica Alcains
Esta embaixada do benfiquismo celebrou o seu 20.º aniversário."

Carlo Ancelotti, um camaleão no Brasil


"O Brasil é o país com a maior fauna do mundo: são 130 mil espécies, cerca de 20% de toda a diversidade biológica do planeta, muitas delas de répteis. E, no entanto, entre os 430 tipos de serpentes, 292 de lagartos terrestres, 82 de lagartos subterrâneos, 38 tipos de tartaruga e seis formas de jacaré espalhados pelas selvas do país não vive nenhum camaleão. Não vivia.
A partir de dia 26, morará um, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro: Carlo Ancelotti, o maior camaleão, ou camaleonte, como se diz em Itália, do futebol mundial vai treinar a seleção do Brasil, o sexto país da carreira, o primeiro fora da Europa.
No último 20 de abril, após vitória do Real Madrid por 1-0 sobre o Athletic Bilbao, o treinador disse que o 4x4x2 é o seu sistema preferido. E Carletto foi, de facto, escravo do esquema que aprendeu com o mentor Arrigo Sacchi no Milan até, como conta em Quiet Leadership [Liderança Tranquila, de 2016], vetar a contratação de Roberto Baggio pelo Parma, em 1998, porque um 10 lhe baralhava o arranjo tático, e perceber que ideias demasiado fixas talvez não o levassem longe. Nascia ali o camaleão.
Em 2001/02, no Milan, já sem preconceito contra os 10, recuou um deles, Pirlo, para acomodar outros dois, Rui Costa ou Rivaldo, atrás dos atacantes. No mesmo clube, mas em 2006/07, inventou o sistema árvore de natal para caberem no onze o regista Pirlo e os incansáveis Gattuso e Ambrosini, numa primeira linha, e os criativos Seedorf e Kaká, numa segunda.
Em 2009/10 ouviu de Roman Abramovich que queria um Chelsea de ataque e como um Zelig, a personagem-título do filme de Woody Allen de 1983 que se adaptava à linguagem consoante o interlocutor, deixou a cautela italiana na gaveta e inventou um losango que ganhou, além da FA Cup, a Premier League com 103 golos marcados.
No PSG, nova adaptação e novo título, em 4x4x2, mas com Beckham a fazer de Pirlo na segunda metade da temporada. Em 2013/14, num 4x3x3 que potenciava CR7, quase lado a lado com Benzema, optou pelo canhoto Bale à direita e Di María como vértice interior no triângulo do meio-campo do Real Madrid vencedor da Champions. Em 2016/17, herdou um Bayern, de Pep Guardiola, com dois extremos brilhantes, Ribéry e Robben, e um ponta de lança letal, Lewandowski, por isso adequou-se outra vez e optou por um 4x3x3 com um trio composto por Xabi, Vidal e Thiago Alcântara no meio.
Esse trio precedeu outro, ainda mais histórico, composto por Casemiro, Modric e Kroos, que ganhou a Champions de 2021/22 com Valverde, mais fechado, e Vinícius, mais aberto, nas alas, e Benzema a 9. Com Bellingham no plantel, em 2023/24, o regresso de uma espécie de losango com o craque inglês no vértice mais ofensivo e uma dupla de ataque que pode agora reencontrar, Rodrygo e Vinícius, para ganhar nova Champions.
O que o Brasil pode esperar de Ancelotti? Os melhores em campo. Como? O camaleão saberá."