segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Vermelhão: Avante, Benfica...!!!


Benfica 4 - 1 Corruptos


Não me recordo de um resultado destes contra os Corruptos...!!! Tal a raridade!!! Com culpa no cartório em alguns momentos, mas com muitas inclinações exteriores, não tem sido permitido ao Benfica golear os Corruptos... mas hoje, nem com o golo anulado, nem com as expulsões perdoadas aos Corruptos, o Benfica deixou de golear...!!!

Os Anti´s vão usar as 24h a menos que os Corruptos tiveram para preparar esta partida, mas muito antes das pernas terem ido abaixo, o Benfica já estava a dominar o jogo. E só não chegámos ao golo mais cedo, porque os jogadores do Benfica perdiam a bola 'sozinhos', com passes errados e decisões erradas... Mas a 'vantagem' posicional em campo, estava lá... o espaço existia, era só o Benfica aproveitar!

Em sentido contrário, todos os ataques mais perigosos dos Corruptos, surgiram de desconcentrações momentâneas nossas! Em jogo jogado, sem ressaltos, nem apitos, o Trubin teria um jogo descansado...

Bloqueámos bem as saídas apoiadas dos Corruptos, 'isolámos' o Samu, e tivemos dois jogadores a jogarem por dois: Tino e Aursnes, estavam em vários locais, praticamente ao mesmo tempo, o que permitiu aos outros jogadores evidenciarem-se!

Com o golo do Carreras, nada mudou... bem pelo contrário, o Benfica esteve sempre por cima, pareceu sempre mais perto do golo, mas antes do intervalo, a interrupção da partida, devido aos atrasados mentais, que não passam de infiltrados nas bancadas da Luz, pois não representam ninguém, muito menos a história dos grupos de apoio do Benfica, a equipa desconcentrou-se e num erro parvo do Otamendi, os Corruptos marcaram e sem saber ler nem escrever empataram o jogo!

O intervalo levou tempo a passar, pois o empate foi duro de encaixar... Mas os primeiros minutos da 2.ª parte, descansaram-me, pois os jogadores também me pareceram zangados com o resultado! E não levou muito tempo a retificar o resultado...

Aliás, foram dois golos praticamente de seguida, e o vencedor ficou decidido aos 61 minutos! Nem o Benfica recuou, nem os Corruptos tinham pernas para dar a volta (aqui sim, o cansaço do jogo de Quinta, pode ter afectado as pernas...)!

O Lage levou algum tempo a fazer as substituições, acredito que com mais minutos vindos do banco, teríamos marcado mais alguns...

O Di Maria levou o troféu de MVP, mas o Carreras, o Tino (mesmo com dois passes falhados...), o Aursnes (mesmo com aquele passe suicida...), também fizeram grandes jogos! O Di Maria aproveitou o 'descanso' em Munique, e surgiu com muita energia...

Outra grande exibição: Tomás Araújo! A Liga retirou o golo ao Pavlidis, mas o grego esteve muito bem, na pressão, e nos passes...


Em relação ao Otamendi, continua na minha: o António tem que ser titular. Admito que o nosso jovem também tem cometido alguns erros quando joga, mas não faz qualquer sentido, neste momento, não ser titular ao lado do Tomás... e julgo que a liderança em campo do Nico, não pode ser l0ĺjustificação suficiente para a titularidade!

O Akturkoglu esteve bem na pressão, e acabou por recuperar algumas bolas decisivas, por exemplo no 2.º golo, mas hoje não esteve bem, muito trapalhão com bola, com várias decisões erradas. Para mim, quando joga mais longe da área, perde influência...


Como não podia de ser, o Pinheiro voltou a ajudar o Clube que lhe garante a carreira! Inacreditável, como em jogos dos Corruptos, contra o Benfica e mesmo contra o Sporting, comete sempre erros favoráveis aos Corruptos! Deve ser azar!!! E nem me vou alongar muito no golo mal anulado ao Pavlidis, o critério disciplinar foi inacreditável: pelo menos duas expulsões perdoadas: Varela e Nico... e mesmo com o resultado feito, andava numa ânsia para Amarelar jogadores do Benfica!!!

Uma nota extra para os Corruptos: esta foi a pior equipa dos Corruptos que eu vi na Luz! A classificação na Liga é uma mentira completa. Se não fossem as arbitragens estariam a meio da tabela, mas no Tugão, até agora só perderam pontos com o Benfica e o Sporting!!!


Uma nota pelo rescaldo do jogo na Antena1: a caminho de casa, durante quase 40 minutos, ouvi a análise ao jogo, da rádio pública! Durante a maior parte do tempo, parecia que o Benfica não tinha jogado!!! Foi um ataque constante às decisões do treinador dos Corruptos...!!! E quando finalmente, resolveram falar da exibição do Benfica, não foi para elogiar... Foi para criticar, ainda mais, a exibição de Munique!!! Falaram praticamente em exclusivo da Champions, para criticarem o Lage, que em vez de receber os parabéns pela vitória, parecia que tinha que pedir desculpa pela derrota com o Bayern!!! E é assim que se manipula os adeptos...


Depois dum jogo destes, esta paragem para as Seleções, só vem estragar a embalagem...! E com o Benfica, quase sempre com 'azar' nestas paragens, vamos esperar para ver como serâ o regresso...



Mais uma vitória...


Benfica 2 - 1 Alverca


Aquilo que Wynder tira, Wynder dá!!! O nosso jovem Americano errou no golo sofrido, mas acabou por marcar o golo decisivo!

Fomos superiores, contra uma equipa muito experiente, que deu muito pau, e mesmo sem criar muitas oportunidades de perigo, fomos uns justos vencedores!

Os bons resultados da equipa, acabam por 'intimidar' os nossos adversários, que acabam por se fechar mais, e arriscar menos... o que 'bloqueia' o fluxo normal dos jogos. Mas os nossos jovens, têm mostrado maturidade para ultrapassar os obstáculos...

Para história ficou o confronto direto, dum Pai, contra o Filho, ainda por cima um Central, contra um Ponta de lança e se a equipa do filho ganhou, o Pai não deixou o filho marcar!!!

Empate...


Portimonense 1 - 1 Benfica
Cruz


Mais um empate, num jogo onde não conseguimos gerir a vantagem mínima, e agora estamos numa situação perigosa... a próxima jornada em Faro, pode ser decisiva!

Passo em falso de Bruno Lage no Benfica


"Exibição de Munique criou ambiente indesejável em véspera de clássico

Uma estratégia só é boa quando resulta e aquela que Bruno Lage escolheu para defrontar o Bayern em Munique, na Champions, falhou.
A ideia não seria má, montar uma equipa para jogar num 3x5x2, mas que se viu o jogo inteiro remetida a um 5x3x2, com um ataque completamente inoperante. O Benfica perdeu por 0-1, mas o que marcou verdadeiramente foi a forma como perdeu.
Quando os adeptos tinham esperança que a equipa pudesse agigantar-se contra um adversário poderoso e em palco execional, o que aconteceu foi que ela se diminuiu até ao ponto de ficar irreconhecível quando comparada com o vinha fazendo com Lage no comando.
E o problema de fundo, agora, não está no Bayern, nos jogadores, na estratégia ou na incapacidade para ter bola, ou na derrota; estará, sim, na mensagem do treinador e nas suas consequências.
Claro que o objetivo era vencer o jogo na Alemanha, sabendo-se que frente ao Bayern isso provavelmente só seria possível arriscando pouco não o perder, mas houve respeito a mais pelo adversário, descaraterização demasiada da equipa encarnada. É verdade que com jogos de três em três dias fica muito difícil preparar uma estratégia diferente, mas então a solução estará em manter a ideia de jogo e potenciar a consistência.
A exibição em Munique feriu a autoestima dos adeptos, e provavelmente também a dos jogadores, criando problema indesejado em véspera de clássico, já este domingo, na Luz, frente ao FC Porto. Desta vez, Bruno Lage vai ter mesmo de passar a mensagem certa."

Neemias e o grande Atlético CP


"1
Trinta e cinco anos após a queda do Muro de Berlim, celebrados ontem, 9 de novembro, ponto final na história da Guerra Fria, apesar de outras de variadíssimas temperaturas continuarem a escurecer os nossos dias, vivi uma semana que me fez recuar a esses inesquecíveis anos 80 do já distante século XX. E a culpa desta viagem no tempo é do grande — muito maior que os 213 centímetros que o ajudam a aproximar-se do topo da NBA — Neemias Queta!
Por essa altura, entre 1987 e 1990, vesti a camisola do enorme Atlético Clube de Portugal — ajudei o histórico de Alcântara, juntamente com um grupo de amigos para a vida, a conquistar um título nacional de juvenis e mais um de juniores — quando a liga profissional norte-americana era um destino longínquo e inacessível.
Os primeiros contactos com o fantástico mundo de Bird, Magic e Jordan surgiram através da Gigantes, uma revista espanhola que por artes mágicas passava de mãos em mãos antes dos treinos com fotografias daqueles super-homens que honravam a ideia original e genial de James Naismith algures em 1891, na cidade de Springfield, nos Estados Unidos da América.
Depois, em cassetes VHS e Beta — formatos de vídeo que hoje parecem contemporâneos das gravuras de Foz Côa — começou a ser possível assistir a alguns jogos e resumos, privilégios obtidos através de uns felizardos com antenas parabólicas ou amigos que viviam em zonas raianas com acesso à TVE.
E por fim lá se iniciaram transmissões em diferido na RTP com os comentários do professor João Coutinho. «Sejam bem-vindos ao jogo NBA da semana! Equipas em presença...», assim anunciava as partidas naquele tom de voz que toda uma geração é capaz de recordar.
Noite dentro, na madrugada de quinta-feira, na receção dos Boston Celtics aos Golden State Warriors, duelo que assinalou a segunda titularidade consecutiva de Neemias na equipa que lhe permite ostentar um anel de campeão da NBA — sim, da NBA! —, testemunhei aquele que para mim foi o momento mais alto do basquetebol nacional.
Em pleno TD Garden, o poste de 25 anos — 28.09 minutos, 14 pontos, oito ressaltos e dois abafos, um deles a Stephen Curry, o maior lançador de sempre — transformou (mais uma vez) em realidade o que na Tapadinha nos idos 80 era utopia digna de argumento de uma série de ficção científica. Um português na NBA? (Im)possível.
Em meu nome, mas também do Manso, Caeiro, Avelãs, Osório, Miguel, Zé Augusto, Galla, Zé João, Artur, Nuno e do saudoso Rui Barros, obrigado Neemias Queta.

2
Campeão ao leme do Mónaco em 2016/17, trabalho de autor numa Ligue 1 que costuma ser o recreio do PSG, Leonardo Jardim é o novo treinador do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos. O técnico de 50 anos não trabalha na Europa desde que saiu dos monegascos, em dezembro de 2019, opção naturalmente respeitável. Mas lá que estou curioso para ver o que poderá fazer em Portugal ou noutra liga do velho continente, lá isso estou...

3
Na convocatória da Seleção para os jogos da Liga das Nações com Polónia e Croácia, apenas Cristiano Ronaldo preenche o espaço destinado a pontas de lança. Roberto Martínez aludiu à falta de matadores e admitiu estar a gostar do percurso de Fábio Silva e Tiago Tomás. No México, aos 32 anos, comemorados ontem, Paulinho, sete anos mais novo que CR7, soma 13 golos e sete assistências em 19 encontros. Não é suficiente?"