domingo, 15 de setembro de 2024

Vermelhão: Nova esperança...

Benfica 4 - 1 Santa Clara


Mais do que as questões técnico-táticas, esta mudança no banco, por muitas dúvidas que existam sobre a capacidade do Lage, limparam as almas Benfiquistas! Pelo menos, durante algum tempo, o momento de 'guerra civil' passou para segundo plano! E enquanto a equipa ganhar... e se jogar 'bonito' ainda melhor, a esperança vai regressar!

Foi quase um dejá vù, aos 20 e poucos segundos o Benfica já estava a perder, na estreia do Lage no banco... e no final, marcámos 4 golos, e até sofremos menos 1, do que com o Rio Ave!!!


Apesar da remontada, a vitória decidiu-se 'cedo', o desnível foi tal, que a questão que pairou no ar foi: por quantos vamos ganhar?!!!! O Santa Clara que até começou a época com bons resultados, que marcou no primeiro ataque e até enviou uma bola ao poste, jogou na Luz, sem plano ofensivo, com Turbin a ser um espectador privilegiado!!!

Se taticamente, a equipa nem mudou assim tanto, os nomes e as dinâmicas mudaram! Mesmo com pouco tempo de trabalho, com praticamente toda a equipa titular a regressar tarde das Seleções, as mudanças até foram superiores, ao que eu esperava... Nas bolas paradas!!! E na pressão notou-se diferenças... uma pressão mais organizada, mais coletiva!

A 'grande revolução' foi o 'regresso' do Kokçu à posição '8'! Praticamente todos consideram o nosso 10, o MVP! Pessoalmente, vou um bocado contra-a-corrente!!! Jogou bem, fez assistências, melhorámos, mas esta solução Tino/Kokçu não me parece que tenha sucesso em jogos mais competitivos!!! Quando saiu o 11 inicial, a minha dúvida estava na posição do Kokçu e do Rollheiser....! Posso estar enganado, ser treinador de bancada é mais fácil, mas gostava de ver o Rollheiser a '8' e o Kokçu a '10'!!! Acho que o Turco tem melhor 1.º toque entre-linhas, tem melhor noção daquilo que se está a passar nas suas costas... E o Rollheiser, ainda hoje, na maioria das vezes que recebeu a bola, rodou quase sempre, para ficar de frente para a baliza, e com a bola no pé esquerdo...

Por outro lado, a presença do Rollheiser a 10, foi uma 'ajuda' gigante ao Di Maria, nas compensações defensivas, e devido à excelente resposta ao Rollheiser à perda de bola, o próprio Kokçu não ficou tantas vezes exposto defensivamente!

Akturkoglu é craque! Simples! Não é preciso ver muitos jogos! Agora tem características especiais, que nos podem ser muito úteis! Não é um extremo de linha, de drible. Joga simples, ajuda defensivamente, e tem uma excelente ligação com a baliza, é basicamente um Ponta-de-lança disfarçado de Extremo!!! Com o Benfica em posse de bola, o novo Turco, coloca-se instintivamente ao lado do Pavlidis, e deixa o corredor para o Carreras... Não me pareceu ter sido indicação do Lage, pareceu-me ser uma questão de hábito!!!

O Tino continua a ser o patinho feio de muitos. Hoje, até começou mal, fez um passe absurdo, mas com o tempo melhorou... Acho que estas novas dinâmicas, ajudam-no! Ele gosta de jogar 'sozinho' na recuperação, mas já não estava habituado! Também gostei das faltas úteis que ele fez, algo que muitas vezes não faz... Um jogador daquela posição, tem que saber fazer este tipo de faltas, sem muito espalhafato, sem levar Amarelos, e hoje conseguiu...


Para mim, o MVP foi o Carreras. Evolução brutal... Parece-me que com o Lage, os Laterais vão subir com mais critério, algo que vai beneficiar os dois, sendo que o Carreras também sabe jogar por dentro... Nota também para as melhorias significativas do António. Já na Seleção tinha estado muito bem, e hoje até marcou...


Posso estar enganado, mas esta nova Era Lage no Benfica, vai ser curta ou longa, dependendo da utilização dos nossos veteranos Argentinos!!! Neste momento, nenhum na minha opinião deveria ser titular! O Tomás Araújo é melhor que o Nico, e o Di Maria, não tem condições físicas, para ser titular... com o regresso do Aursnes, a minha opção seria colocar o polivalente Norueguês na Ala Direita!


Suspeito que muito se vai falar da arbitragem nas televisões esta semana! Admito que o Otamendi poderá ter feito falta (apesar de também ter tocado na bola), mas o VAR nunca podia atuar, pois os jogadores do Santa Clara cortaram o ataque do Benfica, e o golo surge na 2.ª vaga... Agora, no resto do jogo o normal: impunidade disciplinar para os Açorianos, falta e faltinhas constantes, a travar a pressão do Benfica... e para se marcar um Livre perigoso em zona frontal a favor do Benfica, só quando já não contava para nada!!!


Quinta-feira em Belgrado, novo teste. Mais complicado, com um ambiente difícil, contra uma equipa motivada, mas dum nível bem inferior! Noutras circunstâncias, a vitória seria quase obrigatória... O Lage vai ter mais alguns dias de treino, pode melhorar mais algumas coisas, a consistência do meio-campo é essencial, mas mais tarde ou mais cedo, as decisões mais complicadas vão ter que ser feitas!

 

9.ª Supertaça

Benfica 4 - 0 Torrense

Nova época, novo troféu...
Algumas alterações no plantel, mas o nível parece que se vai manter...

PS: Pichardo, conquistou a Final da Liga de Diamante, em Bruxelas, no Triplo...

Mais um penalti inventado!

Benfica 0 - 1 Farense


Derrota, com um penalti absurdo, numa partida onde fomos superiores, jogando com uma equipa quase 4 anos mais nova, em média, do que o adversário!!!

✅ Missão Cumprida!

Unidos pelo Benfica


"O Benfica recebe o Santa Clara, hoje, às 20h30, no Estádio da Luz. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Ganhar com os adeptos
Bruno Lage sente que a equipa "está unida, tem bom ambiente e está com uma vontade enorme de oferecer vitórias aos nossos adeptos". O treinador do Benfica conta com os Benfiquistas: "O nosso coração vai estar na bancada e vai ajudar a bombear, porque o nosso pulmão vai estar no campo e vai ajudar-nos a vencer os jogos. Temos de correr, trabalhar, jogar bem e meter o nosso coração a bater por nós."

2. O último adeus a uma glória do Benfica
O presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Sport Lisboa e Benfica, Fernando Seara, e o antigo jogador e treinador Toni, representaram a Nação Benfiquista nas cerimónias fúnebres de Sven-Göran Eriksson.

3. Vitória justa
A equipa feminina de futebol do Benfica venceu, por 1-4, na deslocação ao reduto do Estoril Praia.

4. Lutar por todos os títulos
Edu Castro, treinador da equipa de hóquei em patins do Benfica, faz o ponto de situação da pré-temporada.

5. Troféu em disputa
No futsal feminino, Benfica e Torreense lutam pela Supertaça, hoje, às 13h00, em Torres Novas.

6. Apresentação aos sócios
Hoje há jogo de apresentação da equipa masculina de voleibol do Benfica. No pavilhão n.º 2, com início às 17h00, os encarnados defrontam o Vitória de Guimarães.

7. Outros jogos e resultados
Na apresentação aos sócios, a equipa feminina de voleibol recebeu e venceu, por 3-1, frente ao CAV Esquimo.
Hoje, às 15h00, os Sub-23 são anfitriões do Farense. Em andebol, a equipa masculina joga em Guimarães (16h00) e a equipa feminina atua no pavilhão do Alavarium (18h00). A equipa feminina de hóquei em patins inicia a participação na Taça Professor João Campelo no rinque do Stuart Massamá (20h00).
Amanhã, a equipa B recebe a Oliveirense (15h30); os Sub-19 visitam o Mafra (15h00); e os Sub-15 defrontam o Vitória de Setúbal no Benfica Campus.
Esteja a par das datas e horários das partidas das várias equipas do Benfica no Calendário Digital.

8. Distinção
Lúcio Rocha foi eleito o Melhor Jogador Jovem de futsal do mundo pelo site Futsal Planet.

9. Evento de referência
Veja a reportagem da BTV sobre o Congresso na área de Health & Performance, organizado pelo Sport Lisboa e Benfica."

Luís Filipe Vieira e a fina ironia


"Antigo presidente do Benfica preparou um ataque como nunca

Luís Filipe Vieira não ganhou com a entrevista que concedeu à CMTV. Nem sei se o antigo presidente do Benfica queria ganhar, para ser sincero. Sei, isso sim, que queria que algumas pessoas perdessem. Isso Vieira conseguiu.
LFV sempre foi um dirigente com contradições. A sua entrevista, nesse aspeto, não foi novidade. Mas teve momentos diferentes, surpreendentes até. Desde logo, a preparação. Vieira ‘sabia’ o que lhe iam perguntar. E até uma cábula levou. Parece pormenor supérfluo perante tudo o que o antigo líder disse. Mas não é. Porque desde logo denota a intencionalidade do ataque.
Surpreendente, também, o momento em que disse que no Benfica «só querem gente do PSD». Vieira, preparado, não disse coisas à toa, mas queria chegar onde com tal afirmação?
Ao mesmo tempo que quis magoar Rui Costa – e Nuno Costa de forma muito clara – Vieira quis ainda mostrar o seu lado de «salvador da pátria», em mais uma aparição de Messias.
É verdade que LFV fez obra no Benfica. A transformação do clube e SAD desde a sua entrada é inegável. O Benfica pensou e executou vários projetos com Vieira. Mas achar que só ele saberá negociar um contrato de direitos televisivos é por demais egocêntrico. Aliás, até diz muito do que foi a gestão de LFV no Benfica. Com tanta gente a transitar do seu tempo para agora, Vieira não «ensinou» ninguém? A conversa de sucessão e do sucessor teve alguma ação interna? Percebemos que não. Pois Vieira nunca teve a intenção de ter de abdicar de nada, apenas foi gerindo situações consoante o rumo das coisas, aproximando e afastando pessoas, elogiando ou criticando conforme lhe convinha, Rui Costa incluído.
Não percebi uma coisa, confesso. Se Vieira ainda tem influência suficiente para «colocar» Stock da Cunha na SAD – Nuno Catarino vem da McKinsey com quem o Benfica já trabalhara no passado - ou se disse que Rui Costa acertou nas escolhas.
Vieira, insisto, não ganhou nada até porque facilmente se recuperam vídeos e declarações em que o antigo presidente criticou quem fez o que ele acabara de fazer.
Vieira disse que não venderia João Neves. Quando o seu currículo nesta matéria nos indica o contrário. Vieira também gosta de usar o argumento de Rúben Amorim quando, na realidade, foi o único presidente do Benfica que teve oportunidade de o contratar como treinador.
Vieira não ganhou com a entrevista, mas fez Rui Costa perder pela natureza do ataque. O momento é político e da Luz não há reação. Não se antecipou o ataque e, depois deste, talvez ninguém estivesse preparado para o que se ouviu. Pode ser também que o terramoto seja tão grande que os alicerces da Luz ainda estão a abanar, sem esquecer que Rui Costa vai ter de estar na tribuna presidencial já hoje, perante o universo encarnado.
Houve reação, porém, vinda do Seixal. Numa «fina ironia» de Lage, a lembrar a Vieira que agora já o acha um bom treinador. Disse mais o técnico. «Temos de estar todos juntos, até dito por ele.» Fina ironia, pois claro…"

«Quem é esse Bruno Magalhães?»


"Torcedores canarinhos perderam a conexão afetiva com a maioria dos jogadores da seleção do Brasil, mesmo os já consagrados, como Bruno Guimarães ou Gabriel Magalhães.

Quem assistir num boteco a um jogo da seleção do Brasil ao lado do torcedor canarinho comum, aquele sem conhecimento excecional do longínquo futebol europeu, arrisca-se a ouvir perguntas do tipo: «Onde joga esse Bruno Magalhães?», «de onde apareceu esse Gabriel Guimarães?», confundindo um capitão do Newcastle com um pilar do Arsenal, por exemplo.
Mudando de assunto, ou talvez não, após meros 20 jogos e três golos no Brasileirão pelo Grêmio, o atacante Gustavo Nunes trocou, por estes dias, o tricolor pelo Brentford por 12 milhões de euros.
Nunes, 18 anos, foi apenas o último: antes dele, Endrick, Estêvão e Pedro Lima cruzaram (ou cruzarão) o oceano: o primeiro foi contratado pelo Real Madrid ao Palmeiras aos 16 e integrado no plantel após completar 18; o segundo, de 17, também do clube de Abel Ferreira, já é do Chelsea mas ainda não está no Chelsea, aonde chegará em 2025; e o terceiro, ex-Sport Recife, de Pepa, desembarcou em Wolverhampton apelidado de novo Cafu.
Lucas Beraldo, 19, e Gabriel Moscardo, 18, um ex-São Paulo e outro ex-timão, já são dos quadros do Paris Saint-Germain, e Luís Guilherme, de 18 anos, trocou o verdão pelo West Ham.
Uns anos antes, o Real Madrid levou Vinícius Júnior e Rodrygo aos 18 para Valdebebas. E há muitos outros casos de emigrantes teen, como Marcos Leonardo e Vitor Roque, só para citar dois que agitaram o mercado de verão português.
A moda, entretanto, é recente: Romário já era ídolo do Vasco quando foi, aos 22, para o PSV Eindhoven, Rivaldo já era craque do Palmeiras quando, aos 24, saiu para o Deportivo da Corunha, Ronaldinho Gaúcho já era estrela do Grêmio e Kaká, um ícone do São Paulo, quando, aos 21, rumaram ao PSG e Milan, respetivamente.
Thiago Freitas, que é o COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa que gere as carreiras de atletas como Endrick, Vinícius Júnior e Lucas Paquetá, explica que «os europeus hoje negoceiam com atletas antes dos 18 para integrá-los às suas estruturas assim que atingem a idade legal porque o futebol na América do Sul ainda está muito abaixo do europeu em treino e exigências».
«E para um jogador de elite limitar o seu desenvolvimento ao cenário sul-americano já não é vantajoso», completa.
Mas Fábio Wolff, especialista em marketing desportivo e sócio-diretor da Wolff Sports, adverte sobre a falta de conexão dos jogadores com o país — e do país com eles: «Esse fenómeno das transferências cada vez mais precoces impede que os atletas alcancem o status de ídolos e o reconhecimento pleno dos torcedores nos seus países de origem...»
Ou seja, daqui a um ano ou dois o torcedor canarinho comum vai perguntar, entre duas geladas no boteco durante o jogo da seleção, «afinal, quem é esse tal de Gustavo Nunes?»."