segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Vermelhão: Péssimo arranque...

Famalicão 2 - 0 Benfica


Mau arranque, exatamente igual ao fim da época anterior, no mesmo Estádio, contra o mesmo adversário, num jogo que pareceu uma fotocópia!

Não é falta de atitude, mas os jogadores quando fazem pressão alta, facilmente ficam fora de posição, os adversários já sabem onde os buracos vão abrir, e levamos transições rápidas, com a defesa desamparada... E com um adversário a marcar no 2.º remate, em desvantagem, a nossa falta de criatividade ofensiva, é realçada, sem Alas (e quando jogamos com extremos, normalmente jogam com o pé trocado!), afunilamos o jogo, e facilitamos o trabalho ao adversário...

Escrevi no final do jogo do Fulham, que com os percalços da pré-época, ainda não tínhamos um 11 titular. Não acredito que o 11 que começou hoje, vá ser o 11 mais usado, o plantel ainda não está definido e os jogadores das Seleções que chegaram mais tarde, ainda vão provavelmente entrar, além dos lesionados, mas as dinâmicas estão 'complicadas'! Acho que temos melhor plantel, as contratações acrescentam, mas sem o verdadeiro '8' (muita esperança no Rollheiser), e sem Alas que criem desequilíbrios (a venda do Neres, sem substituto, não faz sentido...), ficamos muito previsíveis!

E com o barril de pólvora na contestação ao treinador e à Direção, podemos ter um 'fim' de temporada tragicamente prematuro! Também escrevi que a continuidade do Roger era muito perigosa, porque um mau início de temporada, seria fatal! E infelizmente, este prognóstico vai ser testado...

Jogar com o Tino e Barreiro não dá! Digo-o desde do primeiro teste na pré-época! Sem Alas dribladores é dar o ouro ao bandido! Montar uma equipa aparentemente para fazer pressão alta, e ganhar a bola rapidamente, e depois perder quase todos os duelos, é suicida!

Além de todas as nossas culpas, uma nota sobre o Verdíssimo: já o Benfica tinha dois Amarelos, quando foi assinalada a primeira falta a favor do Benfica!!! 'Exemplar' a forma como dá a lei da vantagem em lances de Cartão para os nossos adversários, sem que o Benfica tenha qualquer vantagem!!!
Penalty descarado sobre o Pavlidis, quando estava 1-0: toque na perna direita, do Grego - quando este tentava dominar a bola -, por trás... Inacreditável como o Malheiro no VAR ficou calado! Criminosa a forma como os expert's justificam a decisão, com a falta de intensidade! Na melhor das hipóteses, são todos intelectualmente corruptos...

As duas próximas duas jornadas na Luz, serão fundamentais para trazer alguma 'paz'... nem que seja temporária! Reintegração dos internacionais que chegaram tarde, recuperação dos lesionados, principalmente do Rollheiser... perceber a condição do Renato, e a definição do plantel, nas Saídas e nas Entradas!

Durante muitas épocas, o Benfica não conseguia ganhar na 1.ª jornada, até houve uma falsa superstição, que defendia ser necessário um mau início de época, para o Benfica ser Campeão. Mas nos dias de hoje, os Campeões, praticamente não perdem pontos, com equipas pequenas... e o Benfica não vai ter penalty's como os Corruptos tiveram ontem, nem vai ter ofertas como a Lagartada teve na Sexta, existem mesmo razões para os Benfiquistas estarem preocupados...

Competitividade à portuguesa, meus amigos, é isto


"A diferença entre os grandes e os outros é exatamente a mesma, como se viu em Alvalade e no Dragão. É cada vez mais difícil desafiar a lógica

O futebol português é previsível. É, obviamente, caricatura, mas esperar mais do que triunfos tranquilos de leões e dragões, construídos cedo, diante de Rio Ave e Gil Vicente, seria colocar a lógica de parte.
As ideias dos vila-condenses, que têm um treinador competente e que devemos elogiar por querer sempre lutar pelo resultado, iriam naturalmente encaixar no processo dos homens de Alvalade, habituados a atrair os rivais à sua teia, antes de serem letais. Não é uma crítica a Luís Freire, apenas a constatação de que havia fortes probabilidades de correr mal.
Um erro, num mau passe ou abordagem, seria sempre capitalizado como antes pelo Sporting, que monta um bloco médio precisamente para poder aproveitar o espaço nas costas da primeira fase de construção dos rivais, com ataques velozes dos três da frente: Gyokeres, Pedro Gonçalves ou Trincão.
O Sporting não precisa de muitas oportunidades para marcar, como se viu também na Supertaça, e se marca primeiro, aí ao contrário do que aconteceu em Aveiro, e também porque do outro lado estava quem estava, um clube que respira uma eterna atitude never say die, dificilmente perde coesão.
Para os leões, nada melhor do que acabar rapidamente com as dúvidas que ficaram do clássico. Tocar a reunir. E tudo se precipitou para essa conclusão. Um golo cedo nessa triangulação Quenda-Gyokeres-Pedro Gonçalves e outro, pouco depois, no tal erro que aparece quase sempre. Jonathan assistiu e deixou o espaço necessário para um chapéu que valeu o bis de Pote. A partir daí, mesmo que nunca se tenha perdido de visto a baliza dos visitantes, era mais fácil gerir.
No Dragão, 24 horas depois, o Gil Vicente não se quis expor e preferiu suster o FC Porto. A linha defensiva muitas vezes englobou seis elementos, porém, nunca é só uma questão de número. Um erro de abordagem quase infantil de Jonathan Buatu arrumou com a estratégia à meia-hora. Depois, mesmo com uma ou duas iniciativas desenhadas, o espaço acabaria por destroçar de vez com as expetativas dos visitantes, que acabaram com dez.
Quando se fala de os pontos conquistados na Liga dos Campeões e na Liga Conferência serem os mesmos quando se analisa a questão da competitividade ou se acha que se podem tirar conclusões sobre esta na distância entre o primeiro e o quinto classificado de um campeonato, percebe-se o quão longe se está a atirar do problema. Porque competitividade à maneira lusa, meus amigos, é isto!"

Sentidas condolências por José Manuel Constantino


"Faleceu o presidente do Comité Olímpico de Portugal.

O Sport Lisboa e Benfica expressa sentidas condolências pela morte de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal.
A sua dedicação e paixão pelo movimento olímpico português serão um legado que perdurará para sempre na memória de todos os que com ele tiveram o privilégio de conviver.
Nascido em 21 de maio de 1950, José Manuel Constantino era sócio número 24 197 do Sport Lisboa e Benfica, desde março de 1994.
Neste momento de tristeza, o Clube endereça a amigos e família sentidos pêsames."

Entrar a ganhar


"O Benfica dá o pontapé de saída no Campeonato Nacional em Famalicão com o objetivo de voltar a ser campeão. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Preparados e focados
Roger Schmidt considera a equipa preparada para entrar no Campeonato da melhor forma: "Os jogadores trabalharam arduamente nesta pré-época. A mentalidade e o foco no treino e nos jogos particulares foram muito bons. Cabe-nos transferir o que fizemos na pré-época, no treino e nos jogos de teste, para o campo em Famalicão."
O treinador do Benfica revela confiança no trabalho desenvolvido pela equipa: "Sentimo-nos preparados para uma época difícil. Vejo energia positiva, qualidade no treino e compromisso com o nosso estilo de jogo. Queremos jogar um futebol ofensivo com muita intensidade. Queremos ganhar o título."

2. Jogos Olímpicos
Está a terminar a presente edição dos Jogos Olímpicos, na qual participam 32 atletas do Benfica.
No penúltimo dia, o canoísta Fernando Pimenta terminou a final de K1 1000 metros na 6.ª posição. Teresa Portela foi 10.ª em K1 500 metros. Samuel Barata estreou-se na maratona (48.º classificado). Já neste domingo, Miguel Sánchez contribuiu para o bronze de Espanha no andebol.

3. Torneio conquistado
A equipa feminina de futebol do Benfica ganhou o Troféu do Algarve ao vencer os dois jogos realizados (Sevilha e Sporting).

4. Ambição
Rute Costa, em entrevista ao jornal O Benfica, revela que o objetivo do grupo de trabalho é "continuar a fazer história".

5. Resultados da formação
A equipa B perdeu, por 2-1, na visita ao Leixões. Os Juniores ganharam, por 0-1, na deslocação ao reduto do Farense. Os Juvenis venceram, por 3-2, na receção ao Sporting.

6. Pré-época do andebol
A equipa do Benfica participou no Gaia Handball Week. No primeiro encontro, frente ao Ángel Ximénez Puente Genil, empatou 32-32. Na segunda partida, obteve uma vitória, por 40-33, ante o CB Cangas.

7. Reforço
O zona 4 Nivaldo Gomez, voleibolista de nacionalidade cubana, integra o plantel às ordens de Marcel Matz.

8. Contrato renovado
A futsalista Janice Silva continua de águia ao peito

9. Andebol feminino
Rita Campos renova contrato, Patrícia Rodrigues e Audília Carlos regressam ao Clube e Sofia Ferreira também é reforço.

10. Bom desempenho
Mariana Vargem é vice-campeã europeia Sub-23 de triatlo."

Os críticos do sofá


"Não sei se andam cá o tempo inteiro mas eles fazem-se notar significativamente de 4 em 4 anos. Aparecem de repente, sem aviso prévio. Não os vemos durante vários anos mas num determinado mês de um determinado ano eles sobressaem. Apelidei-os de "críticos do sofá". Parecem ter um prazer especial com o insucesso e vêm preparados para apontar o dedo. Surgem de mãos dadas com a desgraça, são irrealistas e opinam sem saber. São uma espécie que critica a performance desportiva no conforto do seu sofá. Talvez não seja no sofá mas a analogia à ausência de atividade física fica percetível. Porque quem quer que faça desporto, a qualquer nível, não tende a ser critico assim. Atualmente uma larga maioria aparece sob o manto confortável do anónimo, sem cara nem identificação nos confins das redes sociais. Mas eles têm uma opinião. Principalmente quando um atleta português falha. Têm opinião porque a liberdade de expressão assim o é e o conforto do seu sofá dá asas à sua imaginação para criticar e incansavelmente rebaixar.
Durante aproximadamente um mês, os Jogos Olímpicos entram pelos nossos ecrãs e ao realizarem que existem mais modalidades desportivas em Portugal, muitos formam opinião sobre um assunto que pouco ou nada sabem. Poucos sabem se a Irina é médica e treina, poucos sabem se a Cátia é enfermeira e treina, poucos sabem se a Salomé não tem clube e treina, poucos sabem se a Rochele teve problemas pessoais e treina, poucos sabem se o Fernando não vê os filhos há meses e treina, poucos sabem o que é um estágio, poucos sabem como funciona um apuramento olímpico, poucos sabem como funciona o financiamento desportivo em Portugal, poucos sabem o valor de uma bolsa de preparação olímpica, poucos sabem como é uma qualquer estrutura federativa em Portugal, poucos sabem quanto do vosso IRS vem para o desporto, poucos sabem qual o orçamento de um clube, poucos sabem quanto ganha um atleta, poucos sabem o que se faz noutros países, poucos ou nenhuns sabem mas muitos opinam. Alguns veem uma informação nas redes sociais e assumem como certa, têm a ousadia de criticar campeões da Europa e do Mundo, acham que sabem de desporto, fazem a simples relação de medalhas/número de habitantes e pensam que é uma ciência exata. Por falar em ciência, se virem um foguetão também opinam sobre engenharia aeroespacial? Provavelmente também devem ter opinião sobre isso.
Se os muitos se juntassem e utilizassem a sua perspicácia para evoluir, acredito que estaríamos claramente num panorama desportivo muito superior. Mas lá está, "só és criticado por quem faz menos e nunca por quem faz mais". Por isso vos digo, a todos os atletas olímpicos que participaram nestes Jogos Olímpicos 2024 e aos que venham a seguir: os críticos do sofá estão à espera que vocês caiam, não lhes deem descanso."