sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vermelhão: Fim de época!

Marselha 1 (4) - (2) 0 Benfica


O último objetivo da época, deitado fora, contra um adversário muito acessível! Mais do que jogar pouco (eles ainda jogam menos...), faltou ambição, hoje e na 1.ª mão... os assobios no final do jogo da semana passada, eram a premunição dos adeptos sobre aquilo que poderia se passar no 2.º jogo! Os benfiquistas também têm muitos anos 'disto'!!! O Benfica não é diferente dos outros, até podemos jogar mal, mas se ganharmos os adeptos vão ficando satisfeitos, agora jogar feio e não atingir os objetivos, é muito difícil de gerir...! No aniversário do ombro do Vata, 'vingança' marselhesa, contra um Marselha mil vezes inferior ao do 1990, e até inferior ao Benfica de 2024!!!

Perder nos penalty's é uma lotaria, mas a eliminatória nunca devia ter chegado aos penalty's! E a dor só não é maior, porque com qualquer outro adversário que ainda está na Liga Europa, a probabilidade de derrota, seria enorme, com o Benfica a jogar a este nível!!! Mas mesmo assim ficam para a história, nova eliminação nos Quartos-de-final na Europa, algo que se está a transformar numa 'tradição'!!!

O futebol dentro de todas as complicações, é simples: ganha quem marca mais golos! E o Benfica insiste em jogar sem jogadores que marquem golos! Este 11 que o Roger ultimamente encontrou, é mais equilibrado do que outros que fomos jogando durante a época, mas não tem 'golo'!!! Deixar a decisão dos golos, para jogadores criativos, que normalmente são destaque nos desequilíbrios e nas assistências, e não nas finalizações, só podia ter dado mau resultado!

Hoje, voltámos a criar algum perigo, e apesar do maior volume ofensivo do adversário, os guarda-redes tiveram trabalho idêntico, mas não marcámos! Em duas épocas, é a terceira competição que o  Benfica de Roger Schmidt perde nos penalty's, é um 0-3 'perfeito'!!!

Dos cinco jogos do campeonato que faltam, temos que vencer 2 - provavelmente até uma vitória é suficiente... porque os Corruptos ainda vão perder pontos! -, para garantir o 2.º lugar, e temos que 'rezar' a todos os santinhos para o Leverkusen ganhar a Liga Europa! É que com a turbulência que se avizinha nos próximos tempos, com um Verão com muitos compromissos das Seleções, com uma muito provável mini-revolução no plantel, começar a época cedo, com pré-eliminatórias da Champions, será muito perigoso!
ADENDA: Afinal, a nossa qualificação direta para a Champions, não depende somente da vitória do Bayer na Liga Europa! O 5.º classificado da Liga Italiana também entrará diretamente na Champions, e neste momento a Roma está em 5.º, e o Atalanta em 6.º!!! Sendo que o Bolonha em 4.º tem perdido algum gás, portanto, só a vitória do Marselha na Liga será sentença definitiva...!!!

Pessoalmente, acho que o Roger não tem condições para continuar... só espero que ele próprio tenha consciência disso! Se o ano passado, mesmo com o título de Campeão, desde da pré-época o 'ambiente' foi pesado em cima do treinador, começar a próxima com o Roger é meter as mãos no fogo, tal como o Vieira fez com o Fernando Santos, para o despedir na 2.ª jornada da época seguinte!!! Mais ainda mais importante, é a Direção não deixar este assunto transformar-se numa novela de Verão, a decisão tem que ser cedo, na pior das hipóteses, na semana seguinte, à última jornada da Liga, pois temos que começar a preparar a próxima época, sem distrações!

Mas agora, temos jogo em Faro, já na Segunda! O Farense é das equipas mais manhosas da Liga, com os grandes tem criado muitos problemas, joga com autocarro, dão porrada, são cínicos no contra-ataque... se tiveram muita 'sorte' no empate na Luz, na 1.ª volta, isso não os vai impedir de tentarem a mesma receita! Com o Benfica cansado e 'desmotivado', este jogo ainda será mais perigoso...

Chegar às meias-finais


"O Benfica tem hoje a oportunidade, em Marselha (20h00), de regressar a uma meia-final de uma competição europeia. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Objetivo: apuramento
Roger Schmidt salienta o que a equipa necessita de fazer, nesta noite em Marselha, para atingir as meias-finais da Liga Europa: "Precisamos de fazer um jogo corajoso, acreditar em nós, respeitar a qualidade do Marselha e, se estivermos bem, acreditamos que temos boas chances de alcançar a semifinal. O nosso objetivo, sempre que entramos em campo, é marcar golos e ter um bom equilíbrio entre futebol atacante e sermos compactos. O desafio também é mostrar qualidade e mentalidade."

2. Confiança e motivação
Neres partilha o estado de espírito do plantel para o embate com o Marselha: "Sinto a equipa muito tranquila. Temos na cabeça o que tem de ser feito. Sabemos que será um jogo difícil, com os adeptos deles, mas estamos muito confiantes. Viemos para jogar o nosso futebol e para sair daqui com a qualificação."

3. Ambição
Veja, em exclusivo na nova App Benfica, a entrevista da UEFA a João Neves.

4. A importância dos adeptos
Fernando Seara, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, enaltece a ação em prol da presença de Benfiquistas em Marselha e apela ao apoio à equipa: "Em primeiro lugar, acentuar, relevar e sublinhar o papel que Rui Costa e outras pessoas do Benfica tiveram para que tivéssemos adeptos hoje aqui no Vélodrome. É fundamental que tenhamos consciência de que o Benfica com adeptos vale mais. Quero continuar a ter os adeptos ao pé, a cantarem, a sentirem o 1904, com a capacidade de fazer sofrer os outros com os nossos cânticos. Aqui e onde quer que seja."


5. Informação aos adeptos
Aos Benfiquistas que marcam presença hoje em Marselha, tenham em atenção as regras definidas pelas autoridades francesas.

6. Benfica sempre pela liberdade
A tertúlia realizada no auditório do Museu Benfica – Cosme Damião, subordinada ao tema "Benfica Sempre pela Liberdade", contou com a participação de Alberto Martins, António Victorino d'Almeida e João Malheiro, tendo este último também apresentado o seu novo livro, "A Cartilha da Benficofobia". Houve ainda atuações musicais de Bonga, Fernando Tordo e Paulo de Carvalho.

7. Para ver e rever
Agora também disponível no Site Oficial a reportagem "Bem-vindo a casa, míster", sobre a homenagem prestada a Sven-Göran Eriksson.

8. Fórum de Jogadores
João Tomé e Gerson Sousa, da equipa B, estiveram à conversa com jovens futebolistas dos Sub-16 e Sub-17 sobre experiências enquanto futebolistas com longo percurso na formação do Sport Lisboa e Benfica.

9. Protagonista
Leia a entrevista completa de Janice Silva, futsalista do Benfica.

10. Fim de carreira
Rui Bragança, medalhado europeu e mundial, atleta olímpico, pôs ponto final numa notável carreira no taekwondo.

11. Casa Benfica Portimão
Esta embaixada do Benfica comemorou o 30.º aniversário."

Verdíssimo e Macron, verdadeiros Campeões!

Olhos Lagartos!

Sentimento...