quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Vermelhão: 1.º passo... faltam mais 3 !!!

Spartak Moscovo 0 - 2 Benfica


É sempre complicado, ter no primeiro jogo oficial da época, uma autêntica final. Na última época, o jogo em Salónica correu mal, muito mal... e este ano, temia-se a repetição do 'azar', mas acabámos por fazer uma excelente partida... Desta vez, o treinador 'conhecia' a equipa, e o esquema usado no relvado, acabou por ser praticamente o mesmo da última época, sendo o João Mário a única 'novidade' no 11... De resto, praticamente o mesmo posicionamento... E isso, ajudou na consistência de jogo que a equipa demonstrou! Não foi perfeito, na 1.ª parte, o Spartak ainda assustou o Ody em 2 ou 3 ocasiões, mas o Benfica foi sempre superior... e o resultado final, acaba por ser escasso! Então depois do 0-1, os russos ficaram desorientados, o Benfica podia e devia ter aproveitado, para dilatar a vantagem...

Como já tinha demonstrado na pré-época, o João Mário veio dar muito critério ao nosso jogo! Praticamente sem perdas de bola, sem complicar, com algumas variações de flanco, mas na maior parte das vezes a jogar simples, curto, com poucos toques na bola...
Mesmo assim, o MVP do jogo, foi o Lucão! O Veríssimo, além das saídas de bola, além dos desarmes, além da qualidade técnica, dá à equipa capacidade de choque, garra, agressividade... por exemplo o Vertonghen, também faz quase tudo bem, mas às vezes parece que não está 'em jogo', com o Brasileiro isso nunca acontece!!!
O Rafa foi a outra boa exibição... desequilibrador, e desta vez, até não se precipitou no momento do passe...
Destaque ainda para o Weigl, que com o João Mário, acabou por 'combinar' quase sempre bem, na marcação defensiva...
Uma nota ainda sobre a 'construção' ofensiva do Benfica: o Spartak deu os nossos laterais de 'barato' e a bola 'saíu' quase sempre pelos Laterais, principalmente o Digi. Contra outros adversários, não vamos ter as mesmas facilidades, é importante ter opções... e é aí, que o João Mário, poderá ter um papel decisivo!
No lado oposto exibicional, coloco o Pizzi: se defensivamente já dá pouco à equipa, as perdas de bola em processo ofensivo, já chateiam... com o Gedson no banco, com o Everton a fazer os primeiros minutos, e com o Meité a ganhar ritmo para entrar, espero que o sacrificado seja o Pizzi...

Neste momento o jogo mais importante, será a partida em Moreira de Cónegos, ainda por cima sem o João Mário... mas se calhar com o Meité, e até com o Yaremchuk... A 2.ª mão desta eliminatória pode esperar... Mesmo assim, posso antever grandes dificuldades, no eventual Play-off com o PSV, que está em maré de goleadas!

Uma nota final para a UEFA, que achou não ser importante ter VAR nestas eliminatórias! Hoje, houve momentos onde pensei estar a assistir a um jogo de Andebol (o Jesus 'inspirou-se' nas minhas palavras durante o jogo!!!), tantas foram as vezes que os jogadores do Spartak tocaram com os braços na bola...!!!

Ambição: vencer


"Fernando Pimenta, brilhante medalhado olímpico em Tóquio, deixou esta manhã, em declarações à BTV, palavras importantes de apoio e incentivo à nossa equipa de futebol para o desafio desta tarde ante o Spartak Moscovo.
E partilhou a sua visão, que subscrevemos, quanto ao espírito que deve nortear todos os que têm a honra e a responsabilidade de representar o nosso querido Clube: "Orgulhem-se da camisola que vestem, representem-na com alma e paixão. Se estão num clube como o Sport Lisboa e Benfica, têm de estar agradecidos. (…) Que deem sempre o seu melhor, com grandes espetáculos desportivos, e de preferência que o Benfica ganhe."
Será imbuída destes valores que a nossa equipa se apresentará hoje em campo na Rússia. "Muita ambição, muita confiança e uma vontade muito forte de querer passar esta eliminatória", é o que todos esperamos, conforme reiterado, ontem, por Jorge Jesus, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo da primeira mão da 3.ª eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Na estreia oficial benfiquista nesta temporada, naquela que será a primeira parte de um jogo de 180 minutos, teremos um oponente que já disputou dois jogos de competições oficiais e que luta pelo mesmo objetivo.
Não se esperam, portanto, facilidades nesta contenda, o que já era expectável uma vez que se trata do acesso à mais competitiva das competições europeias. Ainda assim, Jorge Jesus e João Mário não se inibiram de assumir que a passagem à ronda seguinte é o que todos temos em mente.
O nosso treinador asseverou que a equipa técnica tem "muita confiança na equipa, muita confiança no trabalho que se está a desenvolver" e considerou que o Benfica, hoje, terá a capacidade de apresentar um jogo ao nível do que tem treinado e jogado nestas cinco semanas de preparação.
À partida para Moscovo, o Presidente Rui Costa, que já dera o mote na entrevista concedida na semana passada e definira, como objetivo imediato, a presença na fase de grupos da prova, declarou-se "muito otimista".
A contribuir para este sentimento estão a valia da equipa técnica liderada por Jorge Jesus, a competência do plantel e as condições de excelência proporcionadas ao grupo de trabalho, mesmo sabendo-se que o Spartak apresenta uma equipa com muita qualidade.
Os dados estão lançados, restando-nos desejar que a nossa equipa possa dar hoje o primeiro passo para chegar à eliminatória seguinte.
Força, Benfica!"