segunda-feira, 10 de outubro de 2016

As contas do Benfica Clube

"Na (...) a estrutura do Sport Lisboa e Benfica (clube), vista pela perspectiva de consolidação do Clube, e não da SAD. Ora, isto não tem nada que saber! O Sport Lisboa e Benfica detém 50,01% da Benfica Multimédia, 98% da Benfica Seguros, 99,99% da Benfica SGPS, sendo que a Benfica SGPS possui 23,65% da Benfica SAD, o clube detém ainda 50% da Clínica Benfica, sendo os outros 50% detidos pela Benfica SAD. O clube possui também 100% da Benfica parque e 57,14 da Benfica Rugby.
Por sua vez, a Benfica SAD detém 100% da Benfica Estádio, 100% da Benfica TV, 1,27 da Benfica Seguros e 0,01% da Benfica Multimédia.
Portanto, está aqui tudo. No Sporting, como veremos a seu tempo, não está!
Mas continuemos com o Universo Benfica.
Na pág. 54 do relatório e contas 2015/16 aprovado por maioria no passado dia 20/09/2016, escreveu-se o seguinte:
«Os resultados da actividade isolada do Sport Lisboa e Benfica, isto é, excluindo os efeitos da incorporação dos resultados das participadas do Clube através do Método de Equivalência Patrimonial, registaram pelo sétimo ano consecutivo resultados positivos de 5,6 milhões de euros, sendo também de salientar o facto de os resultados da actividade operacional individual do Clube serem também positivos pelo décimo ano consecutivo».

Ou seja, o Benfica Clube individualmente - o que significa que existe um Benfica Clube consolidado - tanto faz que seja pelo método da incorporação de resultados das participadas, como por outro método qualquer, inclusive um que eu cá sei, que é tudo consolidação, teve lucros!
Toda esta lógica de bons resultados do grupo Benfica é também visível se virarmos a nossa análise para os rendimentos operacionais do Benfica Clube, exactamente como os reproduzimos na (...).

Existe uma fonte de receita fundamental - as quotizações dos sócios, e mais quatro fontes de receitas principais - merchandising, publicidade/patrocínios, inscrições e royalties.
Este artigo vai continuar com a análise do passivo, cujo valor é quase todo contabilístico, como se verá. Explicaremos essa situação de forma detalhada no próximo artigo.
Tomei agora conhecimento do falecimento de Mário Wilson. Como já escrevi em outros artigos, as únicas certezas que existem na vida são a morte e os impostos. A diferença é que a nossa mente e o nosso coração eternizam e guardam o que de melhor acontece na vida. Pessoas existem que ficarão para sempre guardadas num espaço especial, que morre connosco, mas que parece ficar para sempre no Universo. Talvez o facto de ter sido jogador e treinador dos estudantes de Coimbra, num momento em que tudo tinha nível, tenha tornado este homem numa lenda de Velho Capitão, pacato, brincalhão, mas responsável, sem ferir ninguém,
Descansa em paz, Mário Wilson."
(...)"

Pragal Colaço, in O Benfica

PS: Quem quiser conhecer a estrutura do Activo do Benfica (clube), leia este excelente artigo do Benfica Eagle, no NGB... mais um excelente artigo!

Verdadeiras contas consolidadas

" 2 tipos de consolidação de contas - a contabilística e a fiscal. Apenas é obrigatória a consolidação contabilística. A fiscal não é!
Existe obrigatoriedade de consolidação contabilística nos termos previstos no artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 158/2009, de 13 de Julho, que instituiu o Sistema de Normalização Contabilística (SNC), para todas as empresas-mãe que detenham e exerçam controlo sobre uma ou mais subsidiárias, independentemente da titularidade do capital, bastando que possam exercer, ou exerçam efectivamente influência dominante ou controlo ou que exerçam a gestão como se as duas constituíssem uma única entidade.
A consolidação fiscal é facultativa. Mas mesmo sendo facultativa, só pode ser requerida quando a sociedade:
2(*) - Existe um grupo de sociedades quando uma sociedade, dita dominante, detém, directa ou indirectamente, pelo menos, 75% do capital de outra ou outras sociedades ditas dominadas, desde que tal participação lhe confira mais de 50% dos direitos de voto.
3 - A opção pela aplicação do regime especial de tributação dos grupos de sociedades só pode ser formulada quando se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos:
a) As sociedades pertencentes ao grupo têm todas sede e direcção efectiva em território português e a totalidade dos seus rendimentos está sujeita ao regime geral de tributação em IRC, à taxa normal mais elevada.
b) A sociedade dominante detém a participação na sociedade dominada há mais de um ano, com referência à data em que se inicia a aplicação do regime.
c) A sociedade dominante não é considerada dominada de nenhuma outra sociedade residente em território português que reúna os requisitos para ser qualificada como dominante.
d) A sociedade dominante não tenha renunciado à aplicação do regime nos três anos anteriores, com referência à data em que se inicia a aplicação do regime.
Na consolidação contabilística fala-se em empresas e na consolidação fiscal fala-se em sociedades.
O Sport Lisboa e Benfica é um clube (juridicamente chama-se associação de direito provado com utilidade pública) e a Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD é uma sociedade.
Por isso o menino Carlinhos não pode estar a referir-se à consolidação fiscal. Apenas à contabilística. Mas vejamos:
O Sport Lisboa e Benfica clube (associação) incorpora os resultados das suas participadas pelo método da equivalência patrimonial, ou seja, consolida.
Na pág. 11 do relatório e contas do clube (associação) de 2015/16, temos a estrutura do grupo (...).
Tal significa que o Benfica clube (associação) consolida com todas as entidades que estão aí mencionadas (Benfica SAD, Benfica Multimédia, Benfica Seguros, Benfica SGPS, Clínica Benfica, Benfica Parque, Benfica Rugby, Benfica Estádio e BTV), sendo certo que ouso dizer que tenho muita dificuldade sequer em considerar que as associações estejam obrigadas a consolidar contabilisticamente, mas já que o Benfica clube (associação), consolida, nem me vou pronunciar juridicamente sobre essa matéria.
Por sua vez a Sport Lisboa e Benfica SAD também consolida nas suas contas, de acordo com a seguinte estrutura do grupo (Benfica SAD: Benfica Estádio(100%), BTV (100%), Clínica Benfica (50%), Benfica Seguros (2%))
A Benfica Seguros faz parte da estrutura da Benfica SAD e obviamente do Benfica clube (associação), mas não consolida, nem tem de ser consolidada.
Daí que não se percebe onde é que se vai buscar que o Benfica não consolida?! Consolida a meu ver até demais, por opção sua.
Menino Carlinhos, vai ficar de castigo com orelhas de burro durante um dia virado para o quadro! Talvez o mesmo não se passe com deveria ser no lado contrário.
(Sporting Clube de Portugal: Sporting SAD, Sporting SGPS, SPGIS, Construz-Prom.Imo,SA, SCP-Soc.Const.Plan, SA, SOC.Prom,Imob-Lote Dourado, SA, SOC.Prom.Imob-Qtª Alvalade, SA, SOC.Prom.Imob-Qtª Raposeira, SA, Verdiblanc I,SA, Verdiblanc II,SA, Verdiblanc III,SA, Verdiblanc IV, SA, SPM,SA, Sporting Comunicação e Plataformas, Sporting Multimédia, Gisparques, ESLI, Sporting Seguros), retirado do acordo de pagamentos celebrado com os bancos, vê-se a seguinte estrutura do Sporting Clube de Portugal clube (associação).
Será que isto tudo é consolidado do Sporting clube?
É o que iremos ver.
Apenas duas últimas referências. Um para dizer que se tenta simplificar o que é complexo, mas crê-se ter-se dado uma pequena panorâmica. Em segundo, lembram-se da discussão sobre o passivo do Benfica que nos jornais diziam era 600.000.000€? Era exactamente porque somavam o passivo consolidado no Benfica clube e assim somavam-no duas vezes.
Mais um dia de castigo para o menino Carlinhos!
Até para a semana.

O que são contas
Primeiro dia de aulas na 1.ª classe. Um menino com um bibe amarelo, olhos esbugalhados de medo, com o dito entre as pernas, senta-se na carteira de madeira inclinada e quando a professora lhe pergunta o nome diz:
- Eu consolido mais o meu amigo do peito, mas aquele ali não consolida!
A professora estupefacta, pergunta-lhe:
- Como, menino Carlinhos?
- Senhora Doutora, eu consolido mais o meu amigo do peito, mas aquele ali não consolida. Toma! Toma!
- Menino Carlinhos, o que quer dizer com isso?
- Senhora Doutora, então, foi o que meu Papá me ensinou!"

Pragal Colaço, in O Benfica

Benfiquismo (CCXLV)

A caminho da 1.ª Taça dos Clubes Campeões Europeus...