"Foi com o mais profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento do nosso grande capitão Mário Wilson.
Uma figura ímpar do Sport Lisboa e Benfica e do futebol português e uma enorme perda para toda a família benfiquista e para a lusofonia.
Um ser humano com um coração tão grande nunca nos devia deixar. Razão pelo qual permanecerá sempre na nossa memória como um caso raro de entrega e paixão ao fenómeno desportivo. Pela sua humildade e disponibilidade para o próximo será sempre um exemplo.
Neste momento de enorme dor e como presidente do Sport Lisboa e Benfica, quero expressar desde já esta primeira homenagem à sua memória e endereçar as mais sentidas condolências à sua família."
segunda-feira, 3 de outubro de 2016
Lixívia 7
Benfica.......... 19 (-2) = 21
Corruptos...... 16 (-2) = 18
Corruptos...... 16 (-2) = 18
Sporting........ 16 (+3) = 13
E pronto, voltou a intimidação manipuladora, mentirosa, provocatória, terrorista...!!! Bastou a vantagem do Benfica aumentar para 3 pontos e a estratégia dos últimos anos regressou...
Desta vez foi um comunicado oficial dos Lagartos, alegando pressões sobre os árbitros...!!!
Vamos imaginar que os árbitros andavam mesmo a ser pressionados pelas suas entidades patronais, para supostamente beneficiarem o Benfica (reparem bem na paronoia!!!), então em vez de recorrerem às autoridades competentes, à APAF, ao Conselho de Arbitragem da FPF, até ao MP... em vez disso, iam 'reclamar' junto do Sporting!!!!
Será que este 'problema' foi discutido numa reunião de pais na Academia Lagarta, onde o actual Presidente do CA da FPF e o actual presidente da APAF 'costumam-se' juntar?!!!!
O vale tudo voltou... Depois dos elogios 'à nova' arbitragem, depois dos sucessivos benefícios arbitrais, finalmente à 7.ª jornada, um árbitro tomou uma decisão 'contra' o Sporting (uma boa decisão diga-se, o penalty é claro...), numa altura onde o Sporting vencia por 3-0 e só faltava 20 minutos para acabar o jogo...!!!
O problema é que mesmo com toda a intimidação, mesmo com todos os arranjinhos no CA da FPF e na APAF... depois do Benfica ter sido prejudicado em praticamente todos os jogos, depois de todas as lesões... depois de tudo isto, o Benfica é líder... e o Babalu, já está com medo, muito medo...
Aliás, o seu discurso, naquela espécie de Assembleia Geral, foi bastante esclarecedor... já está a prevenir o pior cenário para eles... e como é óbvio a culpa não será dele!!!!!!!!
Em Guimarães, houve dois erros graves:
- O primeiro, foi um penalty que ficou por marcar contra o Sporting... talvez por isso, quando poucos minutos depois, existe outra falta dentro da áerea dos Lagartos, Soares Dias, não teve coragem de 'não marcar'!!!
- O segundo erro, é de uma ironia sublime!!!! Sim, o Soares empurra ligeiramente o defesa do Sporting... e na minha opinião é falta...
Tal como o Slimani empurrou um defesa do Nacional, num Sporting-Nacional, apitado pelo árbitro Manuel Mota, que anulou, bem, o golo ao Sporting; e também recordo o Boavista-Sporting do ano passado, onde Soares Dias, anulou, bem, um golo ao Slimani, num lance idêntico!!!
Nestas situações no passado, o Presidente Lagarto e respectivo rebanho, reclamaram com toda a força, a injustiça das decisões... Pois bem, agora acham que afinal, este tipo de empurrões, são mesmo falta...!!!
Mais vale tarde do que nunca...!!!
Na Choupana, num jogo muito fácil para os Corruptos, com um Nacional a jogar sem 'meio-campo' (opção do treinador)... Rui Costa acabou por ter um jogo descansado...
Mesmo assim, nos últimos minutos, perdoou o Vermelho directo ao Rúben Neves...
Na Luz, assistimos a um espectáculo triste...
Reconheço que o árbitro tentou fazer uma daquelas arbitragens 'à Inglesa', e também não marcou algumas faltas contra o Benfica, mas errou dezenas de vezes a favor do Feirense (contra o Benfica): foram Mãos na Bola, foram Foras-de-jogo, foram cacetadas por trás, foram entradas de pitõns... um espectáculo de agressividade, completamente impune... E só por sorte, nenhum jogador do Benfica, se lesionou gravemente!!!
O maior erro, terá sido o penalty sobre o Carrillo (claro, evidente). No lance sobre o Mitro, após rever o lance na televisão mudei de opinião. Ainda houve uma possível Mão na Bola, mas as imagens não são claras...
Agora, os cartões que ficaram no bolso; as faltas a favor do Benfica junto da aérea do Feirense, que foram sempre marcadas 3 metros atrás do sítio onde a falta foi efectuada...; as faltas por trás... etc... etc...
Resumindo, mau demais...
Repito, a intenção até pode ter sido boa, mas a competência do apitador é nula...
Anexos:
Benfica
1.ª-Tondela(f), V(0-2), Pinheiro, Nada a assinalar
2.ª-Setúbal(c), E(1-1), Oliveira, Prejudicados, (1-0), (-2 pontos)
3.ª-Nacional(f), V(1-3), Soares Dias, Nada a assinalar
4.ª-Arouca(f), V(1-2), Veríssimo, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
5.ª-Braga(c), V(3-1), Sousa, Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), V(0-2), Martins, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
7.ª-Feirense(c), V(4-0), Luís Ferreira, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
Sporting
1.ª-Marítimo(c), V(2-0), Nuno Pereira, Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(c), V(2-1), Martins, Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Almeida, Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
5.ª-Rio Ave(f), D(3-1), Pinheiro, Nada a assinalar
6.ª-Estoril(c), V(4-2), Capela, Beneficiados, (4-3), Sem influência no resultado
7.ª-Guimarães(f), E(3-3), Soares Dias, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
Corruptos
1.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Veríssimo, Nada a assinalar
2.ª-Estoril(c), V(1-0), Luís Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), D(2-1), Martins, Prejudicados, (0-1), (-3 pontos)
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
4.ª-Guimarães(c), V(3-0), Sousa, Nada a assinalar
5.ª-Tondela(f), E(0-0), Hugo Miguel, Beneficiados, (1-0), (+ 1 ponto)
6.ª-Boavista(c), V(3-1), Almeida, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
7.ª-Nacional(f), V(0-4), Rui Costa, Beneficiados, Sem influência no resultado
Jornadas anteriores:
1.ª jornada
2.ª jornada
3.ª jornada
4.ª jornada
5.ª jornada
6.ª jornada
Épocas anteriores:
2015-2016
2015-2016
Rui Bragança & outros Benfiquistas 'melhores do Mundo' !!!
- Rui Bragança (e Nuno Costa) passou a fazer parte do Projecto Olímpico do SL Benfica.
O praticante de Taekondo, tem tido nos últimos anos, excelentes resultados internacionais... falou as Medalhas no Rio por pouco, mesmo com uma preparação feita à custa da família!!!
Toda a sorte do Mundo...
- Noutras latitudes, Marlene Sousa (hoquista) e Fernando Wilhelm (futsalista) foram considerados os melhores atletas do Mundo, nos respectivos Campeonatos do Mundo que se realizaram no Chile e na Colômbia!!!
A Marlene não é surpresa, é de facto uma jogadora espectacular, tem uma habilidade única no Hóquei em Patins femenino...
Em relação ao Fernando é uma enorme surpresa. O facto da Argentina ter-se sagrado Campeã do Mundo, de uma forma pouco vistosa, mostrando essencialmente boas capacidades defensivas e grande espírito colectivo, acabou por ajudar!!! Não deixa de ser engraçado, já que estamos a falar de um dos 'mal-amados' na nossa secção!!!
Já agora, mais dois ex-Benfica em destaque: o Ricardinho foi o goleador máximo do Mundial, e o Brandi também se exibiu a grande nível na Selecção Argentina, marcando inclusive dois golos na Final!!!
Uma nota para o Bebé, um dos melhores da Selecção. Exibiu-se a grande nível...
PS: Espero que a nossa secção de Futsal esteja atenta, e não deixe escapar o André Coelho... jogador com características que encaixam perfeitamente nas nossas necessidades! Além do Tiago Brito...
Alguns desafios colocados a Rui Vitória
"O testemunho da titularidade está a passar de Júlio César para Ederson, que muito em breve estará na selecção brasileira...
A Liga portuguesa meteu férias durante três semanas e o Benfica despediu-se dos adeptos na liderança, com três pontos de avanço sobre os rivais. Sem deslumbrar - e ainda com a questão do número oito mal resolvida - os encarnados encerraram esta fase mostrando como principais atributos a organização e o espírito colectivo. Quando a Liga regressar, Rui Vitória já deverá dispor de jogadores decisivos como Jardel, Samaris, Jiménez, Jonas e Rafa, que darão maior consistência ao quadro encarnado. Por isso, ultrapassar a vaga de lesões com danos mínimos a nível nacional, deve valer, pelo menos, ao treinador do Benfica, um suspeito de alívio.
Rui Vitória precisou de gerir, nesta fase, duas situações particularmente delicadas: Luisão e Júlio César. Pode dizer-se que o defesa mostrou ontem que não é carta fora do baralho, assim continue a aceitar as opções do técnico com espírito de missão. Porque, jogue mais ou jogue menos, a influência de Luisão na cabina terá sempre uma tremenda importância no decorrer da temporada.
Já em relação a Júlio César, a questão é um pouco diferente. O internacional brasileiro continua a ser um óptimo guarda-redes e Rui Vitória andou bem ao mantê-lo vivo depois do jogo infeliz de Nápoles. A época é longa e o Benfica terá muitas situações em que deverá recorrer aos préstimos de Júlio César, um futebolista que merece respeito. Mas a verdade é que Ederson mostra, hoje em dia, mais e melhores recursos...
Avaliando com um pouco de mais de detalhe as qualidades de Ederson percebe-se que está particularmente à vontade no jogo áereo, revela-se muito rápido a sair da baliza (Eriksson dizia muitas vezes que, no futebol, mais importante do que a velocidade com que se corre é a decisão de começar a correr) e é um dos melhores da actualidade a jogar com os pés. Com Ederson na baliza, é mais fácil ao Benfica esticar o jogo nas bolas corridas; e nos pontapés de baliza (onde não há fora-de-jogo) essa circunstância pode ser ainda mais relevante, exportando a acção para 80 metros mais à frente.
Em resumo, o Benfica possui muitos e bons argumentos na baliza e aquilo a que assistimos é a uma passagem geracional de testemunho (que deverá estender-se à selecção brasileira, mais dia, menos dia). É a vida, não é?
ÁS
Éder
O Lille derrotou o Nancy por 1-0, golo de Éder. Pouco importa, pouco se foi de penalty. Pouco importa, pouco importa, se foi o primeiro golo do internacional português desde a final do Stade de France. O que importa é que Portugal deve vibrar com todo e qualquer golo de Éder. Grande Éder. Obrigado Éder...
ÁS
Grimaldo
É bom que aprimore a fase defensiva do seu jogo, que sendo boa não é excelente; porque na fase ofensiva oferece argumentos muito fortes, nos desequilíbrios que consegue, na capacidade para a meia-distância e, last but not least, na execução das bolas paradas, citúrgicas e letais.
DUQUE
Jorge Jesus
Alguma coisa não está bem no Sporting, Madrid e Guimarães assim o dizem (e já não falo de Vila do Conde, um desastre diferente). É Jorge Jesus que tem de dar resposta a este problema, mostrando-se inconformado pelo facto da sua equipa não manter, durante os 90 minutos, a consistência dos campeões.
Não, neste caso a culpa não é de Bruno!
«Existe quem queira saber de quem é a culpa, se da defesa da equipa, do treinador, do árbitro. A culpa é minha...»
Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting
Provavelmente, no cartório de Bruno de Carvalho haverá culpas relativas a Guimarães. Mas, a existirem, não se reportam ao jogo de sábado passado mas sim à forma como reagiu à derrota leonina nos idos de Marco Silva. É louvável que o presidente do Sporting procure aliviar os verdadeiros protagonistas. Mas será que Jorge Jesus conviverá bem com essa desresponsabilização?
Fenómeno Marega
Indiscutivelmente, ao avançado que está em Guimarães emprestado pelo FC Porto, não falta golo. O que falta a Moussa Marega, que joga pelo Mali mas nascer há 25 anos, a dois passos de Marcoussis, nos arredores de Paris, onde Portugal foi tão feliz no Euro 2016, é quem acredite nele. Porque quem tem aquele arcaboiço físico, ostenta uma técnica individual muito acima da média e mete a bola no fundo das redes adversárias com tanta naturalidade, não merece andar emprestado, mesmo que ao Vitória de Guimarães, um clube de excelência.
Já ouviu falar dos 'Western Bulldogs'?
O futebol australiano, que nos deixa indiferentes, arrasta multidões down under. No sábado, os Bulldogs, que não conquistavam o título desde 1954, sagraram-se campeões e os media aussies fizeram dessa conquista o centro do mundo. Apesar da globalização ainda há muito para entender, não é?"
José Manuel Delgado, in A Bola
Benfica é líder com mérito
"O Benfica reforçou a sua presença no primeiro lugar numa altura em que o Campeonato vai ter a segunda paragem por causa dos jogos da Selecção, paragem essa que irá ser aproveitada para assentar ideias, redefinir estratégias e, no caso concreto dos encarnados, para recuperar lesionados. Cumprida a sétima jornada, ainda muito distante da meta nesta longa e exigente corrida de 34 etapas, o campeão nacional soma mais três pontos que os outros dois candidatos ao título, o que, valendo pouco em termos de contabilidade final, convida a uma comparação curiosa em relação ao quadro de há um ano, precisamente à mesma jornada, em que o Porto e Sporting, também lado a lado, então com 17 pontos, coabitavam no topo da classificação, com o Benfica à distância de quatro pontos (13),
Enquanto leão e dragão insistem em continuar de braço dado, a águia manteve a sua identidade e rejeitou aproximações, embora com uma diferença significativa: se há um ano estava quatro pontos atrás, agora situa-se três pontos à frente. Trata-se apenas de uma curiosidade que em nada deverá interferir na maneira serena de Rui Vitória estar no futebol. Se há um ano lutava contra os adversários e contra os desconfiados sobre a sua competência, agora aparece sentado no cadeirão da liderança sem ferir o estilo nem abdicar de princípios. Um líder meritório, em resultado dos pontos e dos constrangimentos...
O Campeonato é interrompido com vitória esclarecedora e oportuna do FC Porto e empate ingrato e mal explicado do Sporting. Apesar de fortemente incomodado por criticas severas, a verdade é que, regulamentarmente, Nuno Espírito Santo está acima de Jorge Jesus."
Fernando Guerra, in A Bola
Encher estádios é encher o título
"Encher estádios é encher o título
Estiveram 58 mil adeptos no Estádio da Luz, ontem à tarde. A hora ajudou, mas o cartaz nem era fenomenal. As grandes casas costumam estar reservadas para os tubarões, ainda que essa tendência contrarie a lógica e aquele que devia ser o interesse dos benfiquistas. Se é verdade que, nos clássicos, as temperaturas são outras, as probabilidades de uma tarde feliz e empanturrada são infinitamente maiores quando a visita é uma equipa posta a jeito.
Cinquenta e oito mil adeptos equivalem a vinte estádios cheios na II Liga, que é de onde o Feirense vem. Ontem, foi como se jogasse toda a primeira volta do campeonato passado em noventa minutos. Acabamos por quase compreender os dois autogolos que abriram a goleada se imaginarmos a tensão criada por um ambiente assim sobre quem, de certeza, nunca o tinha experimentado na carreira.
Definitivamente, não é pelos relatórios e contas (como os revelados anteontem pelo "Expresso", sem surpresas) que se percebe o renascimento do Benfica; e nas avaliações ao futebol também há sempre exageros clubistas: o número que mais deve preocupar os adversários FC Porto e Sporting é o das lotações. Cinquenta e oito mil adeptos (tinham sido 56 mil com o V. Setúbal) ajudam a ganhar, sobretudo porque são também oito ou dez mil em Braga, oito ou dez mil em Guimarães, talvez outros tantos no Bessa, e enchem Tondela, Arouca, Paços de Ferreira, etc., etc.
Há sempre a possibilidade de comprar melhores jogadores e encontrar melhores treinadores, mas pôr quase 60 mil pessoas num estádio em dia de jogo com o Feirense?
Boa sorte."
O coque masculino, a joie de vivre do Grimaldo e o gesto técnico do Luís Aurélio
Sem muito mais que o ocupasse no regresso à titularidade, passou a primeira parte entretido a tentar marcar um golo de baliza à baliza. Os seus pontapés deixariam um rasto de destruição, tendo atingido o drone de um jovem sportinguista que já estava a ter um dia mau, e uma marquise em Telheiras. Rui Vitória surpreendeu ao iniciar a segunda parte com o mesmo guarda-redes, e Ederson não desperdiçou a oportunidade. Aos 60 minutos, anulou um contra-ataque do Feirense a chegar primeiro não a uma, mas a duas bolas que se encontravam em campo. Como se isto não bastasse, ainda fez a defesa da tarde aos 85 minutos. Esperemos que Rui Vitória resista à tentação de o substituir.
Nélson Semedo
Há uns dias apareceu na internet um daqueles vídeos que nos fazem chorar com a felicidade dos outros. Rafa Nadal, prestes a servir, percebe que uma mãe presente nas bancadas perdeu a sua filha de vista. A mãe chora, grita, não percebe como pode ter perdido de vista a sua filha. Os segundos passam, parecem minutos, horas, semanas, até que a menina é avistada e abraçada pela mãe. O público aplaude, o espectador lá em casa chora, Rafa Nadal pede bolas novas. Foi um pouco isso que sentimos com o regresso de Nélson Semedo às grandes exibições. Nunca mais fujas dos pais, meu menino.
Lindelof
Ouviu com muita atenção tudo o que Luisão lhe disse ao longo de 90 minutos e acenou com a cabeça, mesmo quando não percebeu nada. De vez em quando arranca para o ataque com vontade de mudar o mundo, mas as leis da física e algum azar têm-no impedido de ser feliz. Um passe curto para Grimaldo aos 51 minutos devolveu a bola ao Feirense e a coisa quase terminava em golo deles, num lance em que foi muito mais Victor do que Lindelof.
Luisão
O capitão regressou à titularidade e os colegas foram uns bacanos, já que passaram grande parte do jogo a tentar oferecer-lhe um golo, o tipo de brincadeira que talvez fosse melhor guardar para a última jornada - ou para o Zé Gomes. Luisão fez uns excelentes 90 minutos e entendeu-se muito bem com Lindelöf, sinal de que afinal aquele curso de inglês que fez há uns meses não tinha nada a ver com o Wolverhampton.
Grimaldo
Um pai babado diz à BTV que valeu a pena trazer o filho à bola. No longo regresso a casa, partilhará com ele um conjunto de lições que nos deviam fazer, a todos, querer ser um pouco mais Grimaldo. Sim, à sétima jornada já é adjectivo. Ser Grimaldo é a joie de vivre no desempenho das mais elementares tarefas; é concentração em qualquer terço do terreno ou da vida; é a mais abnegada das éticas de trabalho. É ser-se capaz de ultrapassar as adversidades, mesmo quando jogam na nossa equipa (sim, Carrillo). É ser mais alto, é ser maior, ainda que metaforicamente. E acima de tudo dizê-lo, cantando, a toda a gente. REPITAM COMIGO.
Ljubomir Fejsa
1. Para fazer um man bun (ou coque masculino) deverá ter o cabelo limpo e um sentido posicional extremamente apurado. Isso evitará aquela imagem de cabelo seboso e fragilidade defensiva que associa a alguns coques já vistos anteriormente.
2. Aplique um produto para dar brilho e fixação. Aproveite para fazer a dobra aos laterais.
3. Penteie o cabelo para trás, faça um rabo de cavalo e enrole-o até estar sensivelmente ao nível da nuca. Ganhe a segunda bola e mantenha metade do cabelo solto, o que transmitirá uma aparência descontraída, mesmo em momentos de pressão alta.
4. Repetir as instruções ao longo de 90 minutos. No final, o seu coque masculino estará pronto a mostrar ao mundo. Continue a agir normalmente, como se não fosse o maior.
Luís Aurélio
Começou a partida muito ausente das manobras ofensivas, mas acabou por aparecer num momento-chave com um excelente gesto técnico que deu tranquilidade à equipa. Merece mais minutos em campo.
André Carrillo
As suas intervenções no jogo dividem-se em quatro categorias:
a) “eh pá, tenham calma, veio a custo zero e está sem ritmo, vão ver daqui a umas semanas!"
b) “é a terceira vez que ele tenta esta jogada, até um cego já sabe para onde a bola vai"
c) “#$&-se, até o Carcela jogava melhor"
d) “PELO AMOR DE DEUS, TIREM-ME ESTE GAJO DO CAMPO"
Toto Salvio
Esteve nos lances mais ridiculamente mal pensados, nos mais bem desenhados, e nos golos quase todos. E quando assim é, um gajo tem mais é que guardar as críticas para si, vulgo ficar caladinho. Salvio não foi muito feliz durante a primeira parte, mas isso agora pouco interessa. Aproveitou a segunda parte para se redimir, e de que maneira, protagonizando com Nelson Semedo uma ofensiva terrestre que destruiu o pouco que restava do autocarro estacionado pelo Feirense durante a primeira parte. Melhor em campo. É uma montanha russa fabricada na Argentina, país pouco reconhecido pela sua engenharia, mas antes isso que, por exemplo, um carrossel fabricado no Peru.
Pizzi
Os cães ladram e a caravana pissi. Mais uma boa exibição de alguém que lida confortavelmente com o pior dos seres humanos e nos tem habituado, jornada sim jornada não, a boas exibições. Esperem lá: será que isto é mais uma daquelas ideias malucas do Rui Vitória?
Kostas Mitroglou
É do conhecimento popular que os gregos não gostam de viver à mercê do acaso, e Mitroglou cedo percebeu que o destino do jogo seria ditado não pelo seu desempenho, mas pelo bater de asas de uma borboleta em Tóquio, que pouco depois faria um adversário fisicamente apto colocar a bola na própria baliza. Atordoado, o grego ainda tentou oferecer os seus préstimos, mas depois do golo de Salvio percebeu que, às vezes, mais vale deixar a realidade operar à sua maneira.
Gonçalo Guedes
Desisto. Gonçalo Guedes é cada vez mais o André Almeida do ataque benfiquista. Exibe níveis de mediania absolutamente essenciais à equipa, por vezes tem a intensidade de uma aula de crossfit em que jamais quisemos participar, e um dia destes vamos ter saudades dele.
Cervi
Depois de um autogolo e de um corte na direcção da baliza, nada melhor do que um cabeceamento de um anão para confirmar a vitória do Benfica. É inaceitável que o impeçam de usar o nome Chucky na camisola.
Zé Gomes
20 minutos em campo e algumas queimaduras de 1º grau causadas pelo contacto com a bola. Nada que um creme gordo e mais alguns treinos com a equipa sénior não resolvam. É um miúdo e hoje acusou a pressão causada pelos quase 60 mil adeptos presentes na Luz, ansiosos por ver um golo seu e o nascimento de um novo ídolo. Se é isso que querem, não o enervem. Porra, pá. Sempre a mesma coisa.
Zivkovic
Pouco tempo em campo, uma ou duas intervenções ao nível de um flop que é craque no Football Manager. Por enquanto continua a ser mais interessante acompanhá-lo no Instagram do que no relvado.
Stefan Schwarz
Nota final para um dos poucos indivíduos suecos por quem temos carinho: Os comentários de Stefan Schwarz são uma das melhores campanhas de marketing na história recente do futebol português. E os resultados estão à vista: milhares de adeptos fugiram do sofá, assim como dos comentários ininteligíveis de Schwarz, e esgotaram a Luz. É ISTO MESMO. JUNTOS!"
a) “eh pá, tenham calma, veio a custo zero e está sem ritmo, vão ver daqui a umas semanas!"
b) “é a terceira vez que ele tenta esta jogada, até um cego já sabe para onde a bola vai"
c) “#$&-se, até o Carcela jogava melhor"
d) “PELO AMOR DE DEUS, TIREM-ME ESTE GAJO DO CAMPO"
Toto Salvio
Esteve nos lances mais ridiculamente mal pensados, nos mais bem desenhados, e nos golos quase todos. E quando assim é, um gajo tem mais é que guardar as críticas para si, vulgo ficar caladinho. Salvio não foi muito feliz durante a primeira parte, mas isso agora pouco interessa. Aproveitou a segunda parte para se redimir, e de que maneira, protagonizando com Nelson Semedo uma ofensiva terrestre que destruiu o pouco que restava do autocarro estacionado pelo Feirense durante a primeira parte. Melhor em campo. É uma montanha russa fabricada na Argentina, país pouco reconhecido pela sua engenharia, mas antes isso que, por exemplo, um carrossel fabricado no Peru.
Pizzi
Os cães ladram e a caravana pissi. Mais uma boa exibição de alguém que lida confortavelmente com o pior dos seres humanos e nos tem habituado, jornada sim jornada não, a boas exibições. Esperem lá: será que isto é mais uma daquelas ideias malucas do Rui Vitória?
Kostas Mitroglou
É do conhecimento popular que os gregos não gostam de viver à mercê do acaso, e Mitroglou cedo percebeu que o destino do jogo seria ditado não pelo seu desempenho, mas pelo bater de asas de uma borboleta em Tóquio, que pouco depois faria um adversário fisicamente apto colocar a bola na própria baliza. Atordoado, o grego ainda tentou oferecer os seus préstimos, mas depois do golo de Salvio percebeu que, às vezes, mais vale deixar a realidade operar à sua maneira.
Gonçalo Guedes
Desisto. Gonçalo Guedes é cada vez mais o André Almeida do ataque benfiquista. Exibe níveis de mediania absolutamente essenciais à equipa, por vezes tem a intensidade de uma aula de crossfit em que jamais quisemos participar, e um dia destes vamos ter saudades dele.
Cervi
Depois de um autogolo e de um corte na direcção da baliza, nada melhor do que um cabeceamento de um anão para confirmar a vitória do Benfica. É inaceitável que o impeçam de usar o nome Chucky na camisola.
Zé Gomes
20 minutos em campo e algumas queimaduras de 1º grau causadas pelo contacto com a bola. Nada que um creme gordo e mais alguns treinos com a equipa sénior não resolvam. É um miúdo e hoje acusou a pressão causada pelos quase 60 mil adeptos presentes na Luz, ansiosos por ver um golo seu e o nascimento de um novo ídolo. Se é isso que querem, não o enervem. Porra, pá. Sempre a mesma coisa.
Zivkovic
Pouco tempo em campo, uma ou duas intervenções ao nível de um flop que é craque no Football Manager. Por enquanto continua a ser mais interessante acompanhá-lo no Instagram do que no relvado.
Stefan Schwarz
Nota final para um dos poucos indivíduos suecos por quem temos carinho: Os comentários de Stefan Schwarz são uma das melhores campanhas de marketing na história recente do futebol português. E os resultados estão à vista: milhares de adeptos fugiram do sofá, assim como dos comentários ininteligíveis de Schwarz, e esgotaram a Luz. É ISTO MESMO. JUNTOS!"
Vermelhão: Liderança com muito Sol...!!!
Benfica 4 - 0 Feirense
Mais uma goleada, num jogo com golos 'estranhos' - é verdade -, mas num magnifico Domingo à tarde numa Catedral repleta!
Quando no primeiro ataque do jogo, o Feirense falhou um golo de 'baliza aberta' - num cruzamento praticamente igual a outros cruzamentos noutros jogos... -, quase sempre nos primeiros minutos; fiquei descansado!!! O Benfica vai ganhar...!!! Foi um déjá vú...
Este 'problema' tem que ser resolvido, a equipa não pode entrar desconcentrada... haverá algum jogo, onde a bola vai entrar, como aconteceu no Benfica-Setúbal da época anterior!!!
A 1.ª parte não foi bem conseguida, criámos pouco perigo, as dificuldades de chegar à área adversária eram evidentes... Tirando um aceleração do Guedes, e uma cabeçada do Salvio, só em bolas paradas íamos criando perigo... Apesar disso a vantagem mínima era justa!
Nestas analises existe sempre uma 'confusão': o Benfica pode fazer um jogo 'mau'. abaixo do expectável; e o adversário pode estar a jogar 'bemzinho' - basicamente defendendo bem - jogando acima do expectável; e mesmo assim, o Benfica pode ser um justo vencedor...
Hoje por exemplo, o Feirense, criou a tal oportunidade no 1.º minuto, e criou outra praticamente a 'fechar' o jogo (grande defesa do Ederson), e pelo 'meio', no ataque, nada fez... nem alguns passes errados, feitos pelo Benfica, na 1.ª fase de construção, souberam aproveitar!!!
No 2.º tempo melhorámos, alguns jogadores subiram de rendimento, e houve mais espaço! Era impossível o Feirense conseguir manter a pressão defensiva durante os 90 minutos! Aliás este é um dos problema recorrentes dos nossos adversários internos... A intensidade é tanta, que raramente dura 90 minutos... nem à bomba!!!
Os golos foram aparecendo, e podiam ter sido mais... A entrada do Cervi acabou por ser decisiva, pois deu velocidade e posse de bola ao Benfica.
Aqueles minutos finais, com muitas trocas de bola, nas linhas atrasadas, até podem 'chatear' os sócios mais virados para o ataque, mas o Benfica só estava a fazer aquilo que era preciso para vencer, e conquistar os 3 pontos!
Duas notas:
- o auto-golo e o golo de ressalto, contam tanto como os outros!!! Em Nápoles tivemos 'azar' em alguns lances, os Lagartos em Guimarães dos 3 golos, dois são claramente 'frangos'!!! Como se costuma dizer é Futebol!!!!
- o Luisão esteve perto de marcar por 4 vezes! Não marcou, mas curiosamente, no 1.º e no 4.º golo do Benfica, o Luisão foi fundamental: no 1.º ao 'atrapalhar' os Centrais adversários; e no 4.º ao 'resolver' aquele problema com a barreira: à boss...!!!
Não é fácil escolher o jogador em maior destaque, sendo assim afirmo que o Semedo e o Guedes fizeram provavelmente o melhor jogo da época!!! Sendo que o Guedes finalmente compreendeu que tem que dar 'linhas de passe' interiores, não pode estar sempre a 'fugir' para as Alas... e que às vezes, a melhor decisão é o passe fácil, não é necessário fazer uma 'grande' arrancada sempre que toca na bola...!!! O Salvio fez uma excelente 2.ª parte! O Grimaldo continua a espalhar magia... mas tem que melhorar na 'saída' de bola, não pode fazer sempre a mesma finta para dentro; O Luisão regressou em grande... mostrou-se inclusive 'seguro' nas jogadas onde a velocidade era fundamental!!! O outro regressado, o Ederson, fez duas defesas (num cruzamento, e num remate perto do final), mas esteve muito em jogo, no jogo com os pés... é neste momento, claramente o nosso melhor guarda-redes; O Fejsa nas recuperações de bola esteve como é normal intratável... mas continua a falhar alguns passes em zonas proibidas! O Lindelof começou demasiado preocupado com as 'costas' do Luisão, mas acabou por fazer um dos jogos mais seguros, nesta posição: Central do lado esquerdo...
O Mitro esteve em dia 'não', o Pizzi voltou a não convencer no 'meio' (mas acabou por compreender as suas limitações... e tentou jogar fácil), mas foi o Carrillo que se 'destacou' pela negativa!!! Independentemente do momento de forma, dos sistemas tácticos, ou de outra variável qualquer, se o Peruano quiser jogar no Benfica, tem que ter uma atitude bastante diferente...
O Cervi entrou muito bem, aliás tem sido quase sempre assim durante a época: o jogador que salta do banco, para jogar na ala esquerda, 'entra' sempre bem... o problema é quando são titulares!!!!
Tivemos ainda a estreia oficial do Zivkovic, poucos minutos, mas a qualidade no toque não engana!!!
O puto Zé Gomes, está a fazer a sua caminhada, hoje já fez a sua primeira jogada de 'empolgar' a bancada (remate ao lado); e logo a seguir a primeira má decisão dentro da área, ouvindo logo a reprovação da Catedral!!!!
Sobre as duas supostas 'novelas' (Luisão e Júlio), só tenho a dizer que quem decide é o treinador! Na baliza a questão parece-me resolvida; nos Centrais, com o regresso do Jardel suspeito que o Luisão volte a ser 3.ª opção... O Luisão será chamado, quando for necessário, e tenho a certeza que quando isso acontecer, o Capitão irá estar preparado...
O mais extraordinário nestas 'novelas', é que tenho a certeza, que ambos os jogadores, são líderes de balneário... e tenho a certeza, que a jogar, ou no banco, serão sempre os primeiros a exigir o máximo a todos os jogadores!!!
Tentei não falar do árbitro durante a crónica, e não foi nada fácil!!! No Estádio fiquei claramente com a ideia que ficaram pelo menos 2 penalty's por marcar a favor do Benfica... Mas o mais grave, foi mesmo o critério técnico!!! O homem hoje, deixou as regras em 'casa', e fez uma daquelas supostas arbitragens à inglesa, onde não marca nada... é verdade, que também não marcou algumas faltas feitas por jogadores do Benfica, mas com a maioria da posse de bola no Benfica, a equipa mais beneficiada pela impunidade foi claramente o Feirense, que fartou-se de dar paulada... até ao último minuto!!! Como é óbvio a partir do momento que os jogadores do Feirense, perceberam que o árbitro nada marcava, começaram a distribuir 'pau'... e depois, ainda nos queixamos de termos muitos jogadores lesionados, com lesões traumáticas... É que este tipo de arbitragens te sido a norma...!!!
Hoje, além disto, ainda tivemos foras-de-jogo mal assinalados, outros que deviam ter sido marcados e não foram... e ainda uma novidade: Livres assinalados a favor do Benfica, sempre marcados 2 a 3 metros, atrás do local onde a falta foi cometida!!!
Hoje, além disto, ainda tivemos foras-de-jogo mal assinalados, outros que deviam ter sido marcados e não foram... e ainda uma novidade: Livres assinalados a favor do Benfica, sempre marcados 2 a 3 metros, atrás do local onde a falta foi cometida!!!
Era muito importante vencer hoje. Esta interrupção do Campeonato por 3 semanas, vai saber muito melhor com a liderança isolada reforçada!!! Todos estamos à espera do regresso dos lesionados, e esta paragem parece ser ideal para isso acontecer... só o Jiménez deverá ter o regresso atrasado, de resto, deveremos ter todos de volta!!!
Recordo que o próximo 'bloco' de jogos, será muito importante, pois tem, os dois jogos com o Dínamo de Kiev, além do clássico com os Corruptos! E para estes jogos, precisamos de todos os jogadores do plantel...
O jogo particular com o Santos no Brasil, e a eliminatória com o 1.º Dezembro deveria ser aproveitado para dar ritmo a alguns destes jogadores...
Mais um bom jogo...
Começamos mal, a perder... Criámos várias oportunidades, o guarda-redes adversário ia sendo o melhor em campo, e por isso mesmo, o golo do empate antes do intervalo foi muito importante!
No 2.º tempo, com a expulsão dos jogador adversário, ficámos definitivamente por cima do jogo e do resultado...
A maturidade desta equipa tão jovem é impressionante, já defrontamos várias das equipas favoritas à subida, e temos saído quase sempre bem... O Santa Clara deu muito trabalho aos nossos jovens, mas o resultado é mais do que justo... E começa a 'cheirar' a luta pelo título, na próxima jornada vamos a Portimão, talvez o principal candidato à subida...