segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Bronze Olímpico, que devia valer Ouro !!!

Finalmente uma medalha Olímpica para uma das melhores atletas Portuguesas de sempre!!! Depois de 11 medalhas em Europeus e 5 em Mundiais, para além das medalhas em Taças do Mundo, além nos Campeonatos de Juniores e sub-23... Telma Monteiro, merecia, merecia muito entrar neste pequeno grupo de portugueses com medalhas Olímpicas... ainda por cima nestas circunstâncias: uma lesão muito grave a poucos meses dos Jogos, com operação ao joelho pelo meio, praticamente sem competir antes dos Jogos...

Por incrível que pareça, esta medalha de Bronze acaba por saber a pouco, porque a Telma hoje, merecia estar a lutar pelo Ouro! Não fosse, uma arbitragem inacreditável nos Quartos-de-final!
A adversária Mongol, fez 'anti-jogo' permanente durante os quase 5 minutos do combate, evitando constantemente as 'pegas', à chapada e ao empurrão, sempre sem pegas... e depois fazia supostos ataques, tipo 'atropelamento', sem ter a pega, claramente ataques-falsos, que deviam ter sido punidos, mas não foram... e ironia das ironias, no Golden  Point, a Telma leva um 'amarelo' por não atacar, quando o único verdadeiro ataque do combate, foi mesmo feito pela Telma, todos os outros supostos ataques da Mongol não deviam ser considerados!

A restante caminhada até foi relativamente fácil, a Telma ficou isenta da 1.ª ronda, nos Oitavos contra a Judoca da Nova-Zelândia dominou completamente o combate, só faltou o Ippon que esteve 'quase' várias vezes... depois a derrota nos Quartos! Na repescagem com a Pavia, foi sem espinhas... e no combate pelo Bronze, ganhou vantagem cedo, e soube controlar sempre a adversária Romena... Diga-se que nestes dois últimos combates a Telma beneficiou de algum cansaço das adversárias, que nos combates anteriores fizeram autênticas maratonas!!!

Ao contrário de algumas parangonas e optimismos excessivos, para mim Portugal tinha altas probabilidades de ganhar 2 medalhas nestes Jogos Olímpicos: a Telma e o Rui Bragança no Taekwondo! Existe potencial numa ou noutra situação (Canoagem...), mas serão sempre surpresas...
Sendo assim, a Telma hoje não desiludiu... E mesmo após aquela situação nos Quartos-de-final, não perdeu a cabeça e mostrou mentalidade de Campeã!!!!
Num país, onde existe uma mentalidade pouco competitiva reinante, onde mais de 90% dos atletas portugueses que vão aos Jogos, nas provas ao cronometro fazem tempos piores; nas modalidades com ranking's mundiais, somos constantemente derrotados por adversários com pior ranking... etc... etc... etc... Atletas como a Telma devem ser usados como exemplo para todos... talvez um dia o fado mude e a superação dos nossos atletas nos grandes momentos passe a ser a norma e não a excepção!!!


O primeiro Benfiquista a entrar em acção no dia de hoje foi o Nuno Saraiva no Judo. Que teve realmente muito azar no sorteio, já que calhou-lhe um Húngaro muito forte e experiente (vice-campeão Olímpico), que controlou todo o combate no tapete, com o Nuno a ter muitas dificuldades em entrar na luta... acabou por defender-se bem, mas o jovem não mostrou capacidade para atacar... Vai ter outras oportunidades no futuro...

A meio da tarde o Tiago Apolónia disputou o seu primeiro encontro de Ténis de Mesa, e perdeu! E perdeu mal, porque tinha potencial para vencer, porque tem um ranking muito melhor, e é melhor jogador... Mas esteve muito mal...
O português com verdadeiras hipóteses de chegar longe é o Marco Freitas, o Tiago dificilmente chegaria às rondas finais, assim pode 'descansar' para a competição por equipas, onde os jogadores portugueses nos últimos grandes campeonatos se têm superado!!!

PS: Inacreditável a não transmissão em directo do jogo do Marco Freitas na RTP! Continua-se a 'brincar' com o erário público!

Benfiquismo (CLXXXVI)

A nossa grande Águia, que mora na Porta 1, está a ser limpa, mas antes desta, existiu outra na velhinha Catedral...!!!

Vermelhão: 6.ª Supertaça

Benfica 3 - 0 Braga


Já está... não foi sempre bonito, mas a 6.ª Supertaça Cândido de Oliveira, já tem lugar garantido no Museu Cosme Damião!!!
Entrada demolidora do Benfica na partida, marcámos um, e podíamos e devíamos ter marcado mais!!!
Na segunda metade do 1.º tempo, baixámos a velocidade e as linhas, e o Braga aproximou-se da nossa baliza...
Voltámos a entrar mal no 2.º tempo, a equipa estava naquele típico 'limbo' entre defender a vantagem mínima ou procurar o 2.º golo... com alguns erros defensivos difíceis de dirigir pelo meio, mas a nossa baliza estava protegida...!!! Mas diga-se que o Jonas também falhou alguns golos que normalmente não falha...!!!
Até que o Pistolas voltou a acertar, após grande jogada com o Pizzi...
Com 2-0, a partida ficou decidida... O 3.º foi um bónus!!!
Jovens em grande destaque: Cervi, Horta, Semedo, Grimaldo... e um Pizzi que é capaz do 8 e do 80, e que hoje foi decisivo!
Ganhámos, é verdade, afinal é o que mais interessa... mas fazendo uma análise à exibição, temos que corrigir muitas situações! A Supertaça nunca salvará uma época do Benfica, mas como ficou provado o ano passado (inversamente), esta vitória vai dar ânimo para o primeiro terço da época... O facto do jogo ter sido jogado com muita intensidade (anormal intensidade para esta altura da época...), até ajuda a fazer analises mais profundas ao nosso potencial...
Depois de uma pré-época bem planeada, que acabou por ser 'sabotada' por uma onda de lesões traumáticas, mesmo antes do primeiro jogo oficial... o Benfica acrescenta mais um troféu ao nosso palmarés!
Sou obrigado a escrever um paragrafo sobre o Capela: mais uma arbitragem inacreditável contra o Benfica (mas vai continuar a 'fama' que é benfiquista!!!!). Durante os 90 minutos, teve um critério completamente oposto para os contactos das duas equipas... e não é porque os jogadores do Braga são artistas na arte do mergulho para a piscina, o homem em cada segundo do jogo tentou demonstrar que não beneficia o Benfica... Amarelos perdoados ao Braga em dose industrial, amarelo absurdo ao Grimaldo, vários foras-de-jogo não assinalas ao Braga... e um penalty por marcar a favor do Benfica!!! E digo mais, após o início forte do Benfica, o critério do Capela foi essencial para o Benfica ter recuado as linhas e começar a defender mais a trás...
Espero que a vitória não faça 'relaxar' a direcção do Benfica, é preciso ter cuidado nas 'vendas' e estar atento às nossas debilidades... Com o regresso do Ederson e do Jardel, a equipa na minha opinião vai ficar muito mais equilibrada...!!!