domingo, 24 de julho de 2016

Evolução...

Wolfsburg 0 - 2 Benfica


Aquilo que se quer das pré-temporadas, é 'evolução'... e hoje foi notória a melhoria da equipa, em relação ao jogo com o Sheffield... Fisicamente mais soltos, e assim com maior disponibilidade para cumprir o posicionamento táctico....
Contra um adversário de 'Champions' (foram eliminados o ano passado, nos Quartos-de-final, pelo futuro campeão Europeu... e acho que no 2.º jogo, em Madrid, se tivessem sido mais ambiciosos, podiam ter feito história...!!!), com muito músculo, e qualidade... entrámos a pressionar alto, compactos, mas no início do jogo falhámos alguns posicionamentos o que obrigou o Paulo Lopes a algumas boas defesas, mas com o passar dos minutos, melhorámos... diria mesmo, que melhorámos muito!
Ofensivamente, fomos mais directos do que em jogos anteriores, como os Alemães também tentavam pressionar alto, fomos aproveitando o espaço entre linhas que ia aparecendo...
Ao intervalo, com as alterações, ficámos com mais potencial ofensivo, principalmente no lado direito, com a dupla Semedo/Salvio... O golo acabou por aparecer naturalmente...
Nos últimos minutos, baixámos as 'linhas' com Fejsa e Celis a fecharem os caminhos... mas nunca nos esquecemos do contra-ataque. O golo no último minuto é disso exemplo...
Foi claramente o nosso melhor jogo desta pré-época, contra o adversário mais competente. As movimentações defensivas sem bola, já estão afinadas... falta alguma consistência na construção ofensiva...
Também se notou a diferença de andamento, para os jogadores que chegaram mais tarde...
O Guedes continua em grande forma... o Fejsa continua a limpar tudo... Grimaldo tem tudo para ser estrela do 3.º anel ao jeito do Fábio Coentrão!!! Nelsinho está de 'regresso'... o Salvio está mesmo de volta, creio que hoje fisicamente tirou as dúvidas a todos (eu era um dos cépticos!!!)... Lisandro/Jardel já estão afinados e o Lindelof para lá caminha: hoje na 1.ª parte, além do Paulinho, os Centrais 'safaram' muita bola!!!
Creio que neste momento, dos jogadores mais utilizados, o mais longe da forma ideal é o Carrillo... e compreende-se as razões... O Cervi raramente jogou a extremo na Argentina, está a adaptar-se à posição e aos colegas... o talento está lá, só falta afiná-lo com o resto da equipa...!!!

Temos mais dois jogos, antes da Supertaça, o plantel começa a ficar definido... e o crescimento é notório.

O maravilhoso silêncio

"A venda de André Gomes ao Barcelona por uma fortuna, cabendo ainda ao Benfica uma porção significativa dessa fortuna, é, para já, a notícia maior deste mercado de verão que muito promete em encaixes para os lados da Luz.
Entretanto, a imprensa nacional e internacional vai-nos dando conta do interesse de grandes emblemas em muitos jogadores do quadro actual do Benfica. Estamos, portanto, naquele período do ano em que Domingos Soares de Oliveira sorri, vendo entrar milhões às cabazadas pela porta, e em que os adeptos se preocupam vendo sair pela mesma porta jogadores que foram fundamentais nas saborosas conquistas transactas. É a nossa vida na periferia da Europa do futebol.
Nestas ocasiões em que o capital fala mais alto é importante não ceder às urgências da tesouraria, vincando com firmeza o valor das cláusulas estipuladas, e mais importante ainda é conduzir todas as negociações em sintonia permanente com a 'mercadoria', de modo a evitar que permaneçam forçadamente no grupo uns quantos atletas que se sintam contrariados ou, pior ainda, que se sintam completamente enganados nos pressupostos com que rubricaram os seus acordos com o clube vendedor.
Pela serenidade que transparece não há crise de vontades nem disputas de egos neste mercado de verão no que ao Benfica diz respeito. Gaitán saiu em lágrimas e grato e, pelo que dizem os próprios, serão mais os jogadores que querem ficar do que os que querem sair. Assim é que é bonito. Para além de ser um sossego.
Por falar em bendito sossego, o Benfica tem um novo director de comunicação desde o início do mês e a sua actuação para o exterior tem-se pautado pela filosofia que já faz escola na Luz: o silêncio, o maravilhoso silêncio.
Dos árbitros que apitaram na Liga principal em 2015/16 calhou a Cosme Machado ser o despromovido. 'Não tem qualidade para estar na primeira divisão', já tinha anunciado Octávio Machado em Janeiro deste ano. 'E gostaria que nunca mais, mas nunca mais o nomeassem para jogos do Sporting', recomendou o mesmo Octávio Machado depois de o outro Machado, o árbitro, ter dirigido o Sporting-Académica do último campeonato.
Está, assim, o assunto definitivamente resolvido a contento de Alvalade. Aguarda-se agora e a todo o momento a entrevista do indignado árbitro bracarense a um qualquer jornal espanhol responsabilizando os tipos do outro lado da rua pelo que lhe aconteceu."

A Rússia fora dos Jogos Olímpicos

"O Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne (CAS) emitiu decisão no passado dia 21 de Julho referente à deliberação da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) que considerou todos os atletas russos inelegíveis para participação nos Jogos Olímpicos deste ano, mesmo que participassem enquanto «membros neutros». O CAS confirmou tal deliberação.
Em causa estavam as regras 22.1a) e 22.1A das regras de Competição da IAAF que, em suma, referem que os atletas cuja federação foi suspensa da IAAF (caso da Rússia) são inelegíveis para as competições onde se apliquem as regras da IAAF (22.1a)), a não ser que consigam demonstrar o preenchimento de determinados requisitos, caso em que competiriam como «membros neutros» (22.1A).
Entre outras questões que do ponto de vista jurídico se levantam (como saber a posição que o COI, que não é parte neste litígio, deve adoptar face a esta decisão ou o facto de todos os atletas, tendo falhado em controlos anti doping ou não, recorrentes ou não neste processo, serem afectados por esta decisão), uma importa destacar.
A regra 22.1A entrou em vigor a 17 de Junho de 2016 - precisamente o dia em que a deliberação da IAAF foi confirmada. A regra deve ser aplicada ao caso dos atletas russos? O CAS afirma que não. Mas numa interpretação fiel aos princípios de aplicação das leis no tempo, de aplicação da norma mais favorável e mesmo por questões de justiça e igualdade, deveria, pelo menos, ter sido deixada aberta a possibilidade dos atletas russos tentarem demonstrar que lhes pode ser aplicada a regra 22.1A."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola