"Com que então são os outros que estão em falência técnica, sendo certo que o conceito de falência técnica já foi por mim explicado dezenas de vezes, mas é verdade que "quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita"! Neste caso "burro velho não aprende línguas"!
Vejamos o célebre relatório do 3.º trimestre da Sporting SAD na - que em bom da verdade é apenas um relatório trimestral, assim como que, punçado de alguns membros.
Ora, ou preciso de óculos ou o capital próprio é negativo em 10.133 milhões de €.
Depois, se tirarmos as tais Vmoc's que são de 127,925 milhões de €, ficariamos com 138 milhões negativos! É que as Vmoc's estão mesmo a dar jeitinho para compor o valor do capital próprio que mesmo com Vmoc's ainda é negativo!
Sendo de 138 milhões de €, nem sequer é falência técnica - é insolvência purinha, como água cristalina! (...).
Depois o que é ainda mais extraordinário - foi ventilado aos sete ventos (seria sete Mares se fossem os Sétima Legião), que a Sporting SAD teve lucro de 1 milhão. Ouvimos amiúde estas declarações da boca do Digníssimo presidente do Sporting.
Mas não está correcto numa perspectiva ética. E porquê? Porque logo a seguir foi escrito no Relatório da Sporting SAD, que "... os resultados dos primeiros nove meses do exercício são negativos em 17,106 milhares de euros!
Palavras para quê?! É um artista Português, como dizia o outro. Mas mais: O que o Sporting devia informar os seus accionistas era disto (...).
As Marchas Populares
As Marchas Populares de Lisboa remontam a 1932, sendo uma das mais antigas e crescentes tradições da cidade de Lisboa (às marchas, "juntaram-se" em 1958, os Casamentos de Santo António).
A minha avó materna trabalhou vários anos na Cordoaria Nacional, onde ajudava a tecer as fardas dos marinheiros. As mesmas fardas que por vezes foram utilizadas como adornos dos marchantes.
As marchas populares não são um exclusivo de Lisboa.
Também em Setúbal e em muitos outros pontos do País, a tradição das Marchas Populares tem forte expressão, agregando colectividades de toda a cidade e arredores. No entanto, cada marcha tem a sua peculiaridade.
Muitas vezes confundem-se marchas populares com "tangas populares".
Aproveitando as modernas políticas de controlo de massas, consegue-se manobrar as vontades exteriores em proveito próprio. Só que o resultado pode ser igual ao daquele Rei que caminhava nu e apenas uma criança reparou em tal facto.
O contraste entre a psicologia individual e a psicologia social ou de grupo, não é assim tão nítido.
É verdade que a psicologia individual diz respeito ao homem individual e explora os caminhos pelos quais ele busca encontrar satisfação para seus impulsos institucionais; no entanto, só por excepção, a psicologia individual se acha em posição de desprezar as relações desse indivíduo com os outros.
Algo mais está invariavelmente envolvido na vida mental do indivíduo, como um modelo, um objecto, um auxiliar, um oponente, de maneira que, desde o começo, a psicologia individual, nesse sentido ampliado mas inteiramente justificável das palavras, é, ao mesmo tempo, também psicologia social.
É o apologismo da máxima da exploração das ideias e emoções dos outros, pelo uso das palavras de forma sinfónica, mas que dissecadas, não correspondem a nenhuma realidade.
Ao fim e ao cabo, é mais uma marcha popular - a de Alvalade!"
Pragal Colaço, in O Benfica