domingo, 8 de dezembro de 2013

Muro Trabal, até 'apitos' defende !!!

Paço de Arcos 1 - 4 Benfica

Grande vitória, numa exibição que começou trapalhona e que acabou 'quase' épica, devido aos obstáculos que apareceram pelo caminho!!!
A derrota na pré-época tinha sido um aviso, e talvez por isso os Frutados trouxeram toda a artilharia para este jogo!!! Ao intervalo havia 7-14 em faltas... 14 faltas contra o Benfica!!! Este foi um daqueles jogos onde os jogadores do Benfica sofriam faltas, e os árbitros marcavam contra!!! Só a entrada demolidora na 2.ª parte, com dois golos de rajada, acabou por acalmar as bestas, mesmo assim ainda conseguiram mostrar dois cartões azuis a jogadores do Benfica. O azul ao Miguel Rocha, é digno da melhor compilação de 'erros' arbitrais que alguém possa fazer... se o ridículo matasse!!!

O Paço adiantou-se no marcador, contra a corrente do jogo, num ressalto, onde 3 jogadores do Benfica se precipitaram sobre a bola, o que deixou um só Benfiquista para 3 homens da linha, o remate foi forte e colocado, este nem o Trabal conseguiu defender... Perto do intervalo, e depois de muita bola desperdiçada, o Coy ao 2.º poste só teve que encostar.
Como já referi nos primeiros segundos da 2.ª parte, dois golos do Benfica de rajada, e jogo controlado... A meio do 2.º tempo, o Coy fez mais um grande golo... o Trabal continuava a defender tudo, mas mesmo tudo, inclusive 5 Livres Directos!!! Apesar dos golos do Coy, da excelente atitude de todos os jogadores, da forma energética como os jogadores demonstraram com palavras e gestos, a roubalheira que estava a ser realizada - ao contrário de reacção passiva, que muitas vezes acontece... -, para mim o homem do jogo, tem que ser o Trabal, um autêntico Muro.

Pela negativa, sou obrigado a realçar novamente a forma infantil como continuamos a marcar os nossos Livres Directos... hoje, parece que a estratégia eram remates de primeira, falhámos todos... estranho!!! A maneira como desaproveitámos a situação de superioridade numérica que tivemos na 1.ª parte, também foi absurda... Uma nota também para a forma infantil como o Diogo Rafael foi batido na defesa algumas vezes... a dormir à sombra da bananeira, como se costuma dizer, desta vez para ser mais correcto: à sombra do Trabal!!! Para ser justo, tenho que elogiar a forma como individualmente o Diogo, guardou a bola, quando o Benfica esteve em inferioridade numérica, nos azuis que nos foram mostrados!!!

Os Corruptos perderam hoje em Vale de Cambra (7-4), contra uma equipa que ainda não tinha sequer pontuado!!! Sendo que os 3 primeiros golos dos Corruptos foram todos de 'bola parada': 1 LD, e 2 penalty's!!! Com este resultado ultrapassámos os Corruptos, estamos em agora em 2.º atrás do Valongo (que este ano vai dar ainda mais luta... a forma como já foi beneficiado em alguns jogos, por exemplo: Turquel, faz temer o pior!!!), mas muito honestamente, depois de ver a arbitragem de hoje, depois de ler o que se passou em Tomar, não acredito que este Benfica, jornada após jornada, consiga derrotar esta quantidade astronómica de Fruta que anda por aí...!!!

PS: Uma nota para o narrador da Bola TV: uma vergonha, quando alguém, nesta posição, não consegue disfarçar a desilusão, a cada golo marcado pelo Benfica. Curiosamente nesta nova estação, parece que este anti-benfiquismo está a ganhar terreno... Nada de novo, portanto.

S & M !!!

Benfica 4 - 2 Modicus

Foi uma exibição tranquila, sem deslumbrar é verdade, mas podíamos ter vencido por larga margem. O Bebé teve pouco trabalho... O final dramático da partida, foi totalmente desnecessário!!!
Com o Marcão e o Ricardo Fernandes ausentes, foi o regressado Alan Brandi que ofereceu o 1.º golo do Henmi... já na 2.º parte, o Coelho foi inteligente, e interceptou uma bola em zona de golo e não perdoou. Mesmo com a habitual tremedeira do Benfica na parte final das partidas, pensei que o jogo estava 'fechado', engano meu...
Foi neste período que tivemos as melhores oportunidades, o Modicus finalmente arriscou um pouco mais - falhando mesmo a oportunidade mais escandalosa!!! -, e tivemos mais espaço. O 3.º golo podia ter aparecido várias vezes, mas em mais uma estúpida perda de bola do Serginho (que nesta altura já estava em fase Gaitán!!!), o Modicus reduziu... logo a seguir, apostou no 5x4... e rapidamente empatou a 2 minutos do fim!!!
Com o jogo empatado, foi a vez do Benfica apostar no 5x4... e a 1 minuto do final do jogo, num remate de longe (não foi um típico golo de 5x4...) o Joel voltou a colocar justiça no marcador.
Com 50 e poucos segundos para jogar, o Modicus voltou a apostar no 5x4, mas desta vez foi o Benfica que defendeu bem... e mesmo nos últimos segundos marcou mais um, pelo Serginho...
Autêntico comportamento sado-masoquista!!! Mas no final, ganhámos, e continuamos na frente isolados. Gostei de observar em alguns momentos do jogo estratégias diferentes do Benfica: tanto a defender o 5x4, como a atacar o 5x4 e inclusive a tentar sair de pressão com 4x4, em vantagem no marcador, com o Bebé a fazer de 5... Posso estar enganado, mas parece que a equipa técnica do Benfica, esteve atenta às estratégias usadas pelo Araz (carrasco Lagarto) na ronda de elite da Uefa Futsal Cup em Almada!!!

Dulce de Bronze

Realizou-se esta manhã em Belgrado, o Campeonato da Europa de Corta-Mato, com mais um excelente resultado da Dulce Félix, 3.º lugar, medalha de Bronze... Numa prova bem disputada, rápida, com muito frio, e um piso aparentemente duro, a Dulce esteve sempre nos lugares da frente, ficando só atrás da Luso-Francesa Duarte, e da Inglesa Stell por 2s...
Depois da desistência na Maratona de Nova Iorque, o regresso aos bons resultados.

O resto da participação Portuguesa (com muitos Benfiquistas) não foi famosa:
O Rui Pedro Silva nos seniores masculinos saiu rápido, tentou acompanhar os da frente (quase todos africanos naturalizados!!!), mas pagou caro a ousadia, caindo para 51.º, um lugar muito abaixo do seu potencial.
Já nos sub-23 masculinos, o 28.º lugar do Rui Pinto soube a pouco... também tem potencial para fazer melhor. O 46.º lugar do Emanuel Rolim está dentro do esperado. A Susana Godinho nos sub-23 feniminos ficou pela 48.ª posição.
Também no feminino, mas em Juniores, a Jéssica Matos foi 96.º; em masculinos o Miguel Marques fez um bom 24.º lugar, o Rúben Pessoa ficou-se pelo 74.º lugar e o Luís Borges pelo 96.º posição.

PS: Deixo aqui um comunicado recente da secção de Atletismo do Benfica, facilmente se percebe como continua a ser gerida a modalidade em Portugal:
"Assim não vale meus senhores ! Não se pode alterar as regras a meio do jogo! Isso é batota !
1º alterou a data do torneio Ibérico e campeonato nacional dos 10 mil metros para o dia anterior ao dia da 9ª Corrida Benfica António Leitão (29 Março 2014) quando o SLB em Junho de 2013 informou o departamento de competições da FPA que a 9.ª Corrida SLB seria dia 30 de Março 2014. Será que a FPA não percebe que esta corrida é importante para o SLB e para os seus atletas seleccionáveis para o Torneio Ibérico? Seria assim tão difícil explicar isso aos Espanhóis?
Depois foi a confusão neste processo de selecção para o Europeu de amanhã que para além de alguns atletas que ficaram de fora .. também já "arrumou" com o Pedro Rocha.
Agora e assim do nada .... a alteração e surpresa no nacional de estrada divulgada ontem no site da FPA? 
Que mais surpresas terá esta Direcção Técnica da Federação no Baú do respeito e consideração pelo trabalho dos atletas, treinadores, dirigentes e dos clubes?
O Campeonato Nacional de Estrada é disputado agora numa prova de 10 Km ? Também vai haver o Campeonato Nacional Colectivo e Individual nos Juniores e é de 10 Km ?
Tudo poderia estar bem e normal se os senhores ou senhor decisor da FPA e pelos vistos de todos nós .... soubesse(m) ou percebesse(m) que as regras do jogo podem alteradas mas nunca quando o jogo já começou ou seja, depois da época iniciar e quando a competitividade das equipas e orçamentos (que pelos vistos não incomoda a FPA nestes casos) já estão definidos.
Meus senhores ... se não o conseguiram fazer e divulgar as regras em tempo útil .... deixassem ficar como estava porque essas foram as nossas (únicas) referencias para a nossa organização do ano desportivo. 
Agora perguntamos ... como vão ser os outros campeonatos nacionais? iguais ? mistos ? irá a maratona entrar na classificação colectiva do nacional de pista ? e as provas combinadas ? Serão os próximos nacionais alterados para as ilhas (até gostávamos !!!!) ou vão ser realizados em Espanha? Digam já por favor porque se comprarmos agora os bilhetes os mesmos serão mais baratos e assim (talvez) alguns clubes possam participar."