terça-feira, 21 de maio de 2013

A máquina só emperrou no Jamor

"Benfica, 7 - Boavista, 1; Benfica, 13 - Académico de Viseu, 1; Benfica, 9 - Marítimo, 3; Vitória de Setúbal, 0 - Benfica, 5. UFA! Trinta e quatro golos em quatros jogos!!! Foi este o caminho para a Final da Taça de 1948/49. Depois, 2-1, ao Atlético...

A Final da Taça de Portugal está aí, quase, quase a jogar-se. Virá talvez a propósito relembrar episódios relacionados com a prova, e com o Benfica. Naturalmente, que são muitos, ou mesmo mais do que muitos, não fossemos encarnados os grandes açambarcadores de Taças em Portugal.
Ora bem, na época de 1948/49 o Benfica jogou a Final contra o Atlético, vencendo, por 2-1. Em 1949/50, por via da disputa em Portugal da Taça da Latina (que o Benfica também ganhou), não houve espaço para a Taça de Portugal, retomando-se a prova em 1950/51, com nova vitória do Benfica, desta vez frente à Académica de Coimbra, por 5-1. Em 1951/52, a Final da Taça é disputada entre os dois velhos rivais de Lisboa: Benfica, 5 - Sporting, 4. Finalmente, em 1952/53, é vez de o Benfica jogar a Final frente ao FC Porto: 5-0.
Melhor era impossível: quatro edições da competição, quatro vitórias. E as últimas três finais todas com «chapa cinco».
Impressionante a forma como o Benfica atingiu a Final de 1949! Ora vejam: Benfica, 7 - Boavista, 1; Benfica, 13 - Académico de Viseu, 1; Benfica, 9 - Marítimo, 3; Vitória de Setúbal, 0 - Benfica, 5. UFA! Trinta e quatro golos em quatros jogos!!! Uma daquelas marcas impossível de igualar. Rogério «Pipi» marcou nove, Corona marcou oito, Arsénio marcou sete, Espírito Santo marcou seis... Avançados insaciáveis. Curioso, no entanto. Chegados ao Jamor, os goleadores 'encarnados' pareceram emperrar a máquina, tantos foram os remates perdidos, os oportunidades desperdiçadas. Além disso, reconhecia em uníssono a Imprensa da época, o Atlético tivera uma defesa de grande categoria e um guarda-redes inspirado, Correia de seu nome. Mas, convenhamos quem andara a espancar opositores uns atrás dos outros até chegar ao Jamor fizera cair sobre os seus próprios ombros a responsabilidade de continuar a saga. Não foi bem assim...

Golos ao cair do pano
Faltou ambiente  escrevia-se. Talvez fosse uma das razões para o menos acerto. O público não respondeu à chamada, o estádio estava meio vazio. Respinguem-se umas palavras de aqui e de ali: «Talvez por acaso, talvez porque se questionam os regulamentos da Taça de Portugal, talvez ainda porque não apareceu em 1949 a 'final mais desejada', faltou alegria no Vale do Jamor. Faltou ambiente, certeza de que poderia ver-se um encontro renhido, autêntico partida decisiva de Final de época».
Apesar de tudo, o resultado foi meio mentiroso, deixando pairar no ar uma ideia de equilíbrio que não existiu: «O Benfica poderia ter obtido bem mais do que o 2-1 se os seus avançados atinassem com os remates à baliza de Correia. Este, que durante muito tempo defendeu bem e com felicidade  veio todavia a ser vítima da sua audácia pois estava bastante fora das redes quando Corona e Rogério o bateram com dois tentos em um minuto - o suficiente para afastar o espectro do prolongamento. E ainda para servir a ideia de termos assistido a um desafio equilibrado, marcou o Atlético mesmo no declinar do encontro o melhor golo do desafio...»
Nada como as palavras de quem assistiu in loco a tudo o que se descreve para endurecer a verdade dos parágrafos.
Aos 79 minutos, Corona faz 1-0; aos 80, Rogério «Pipi» faz 2-0; aos 90, Armindo Silva faz 2-1.
A Taça de Portugal é do Benfica. «Não se pode pensar de outra forma: - o destino, ou a lei do mais forte antecipou-se e colocou a vitória e a taça nas mãos de quem mais a mereceu», assinava Rodrigues Teles na sua prosa. E concluía: «Joga muito mais o Benfica. O Atlético também é capaz de melhor façanha. No primeiro, esquecendo a discutida falta de remate e até descrença, vários jogadores estiveram à altura habitual - Francisco Ferreira, Moreira, Félix, Jacinto e Fernandes, por exemplo. No segundo, toda a gente da retaguarda (Correia, famoso aqui e desejado além) e mais Ben David e Martinho».
A veia goleadora do Benfica parecia ter-se esgotado durante as eliminatórias. Valia a eficácia, agora e na hora da vitória..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Lixívia 30

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........77 (-6 ) = 83
Corruptos......78 (+7 ) = 71
Braga...........52 ( +1 ) = 51
Sporting.......42 (+12 ) = 30


Não há muito a dizer, já me alarguei na crónica ao jogo com o Moreirense: fica para memória futura, mais um Campeonato Roubado, desta vez com mais uma 'Miguelada' na última jornada, em mais um mergulho do James (que por acaso nem devia ter jogado este jogo, já que na jornada anterior, simulou várias faltas, que mereciam a mostragem de cartões amarelos!!!), até no estrangeiro já sabem do que a casa gasta!!!

Mas uma das coisas que me irrita tanto (ou mais) - quanto os roubos -, são os 'mansos'!!! Aqueles que em nome do desportivismo, e do saber perder (não querem ser confundidos com os fanáticos!!! Vá-de recto satanás!!!), preferem entrar pelo caminho da caça às bruxas internas. Depois das eleições no início da época foram obrigados, pelas evidências, a enfiar as violas aguçadas no saco. Antes das eleições foi um fartar de vilanagem, valeu tudo... agora, vamos para outro defeso no mesmo tom... e se por acaso o Benfica não vencer a Taça para a semana, nem quero imaginar...!!! Foi o Estoril, foi o Jesus, foi o Artur, foi o Vieira, foi o João Gabriel, foi o amadorismo, foi... é o 'eu bem avisei...', 'eu sabia...', é o regresso dos iluminados!!!
Uma das coisas que me faz mais confusão, é quando acusam a estrutura do Benfica (incluindo treinador e jogadores...) de supostos erros, deficiências, ou outras cosias do género... estão a afirmar que esses mesmo erros, não são cometidos pelos outros, especialmente pela Organização Criminosa-Mor?!!! Também não sei, se quando acusam o treinador de erros na formação do 11, nas substituições... estão a garantir que nenhum outro treinador, noutra qualquer equipa, não comete os mesmos erros?!!! É que as criticas que estão a ser feitas (e vão continuar a ser feitas), insinuam que a única forma do Benfica vencer o Campeonato, é vencer os 30 jogos!!! E mesmo assim não sei... porque se calhar o CD da FPF ainda vai descobrir nos regulamentos um artigo, que atribua 1 ponto bónus aos Corruptos!!!
Parece que nem se apercebem que quando o Benfica fazia Campeonatos à volta dos 50 pontos, os Corruptos faziam 60 e tal, e eram Campeões, quando o Benfica começa a fazer Campeonatos perto ou acima dos 70 pontos (com claras evidências de melhorias no plantel e no treinador...), os Corruptos, sobem para os 80. Isto sem que seja reconhecido, por ninguém, que os plantéis e treinadores Corruptos, sejam melhores do que os anteriores, os tais que faziam os 60 e tal pontos!!!
Vivemos numa república das bananas, vivemos no país mais Corrupto da UE (é oficial!!!), portanto não compreendo qual é o problema de reconhecer que a ausência de mais títulos pelo Benfica, deve-se simplesmente, à actuação impune de uma organização criminosa mascarada de clube... que por acaso já foi apanhada, já foi condenada, mas que continua a trabalhar, com as mesmas personagens, com total impunidade... e sem vergonha nenhuma. Basta usar o ranking da UEFA como indicador comparativo, das últimas 4 épocas, as épocas do Jesus, para verificar a superioridade efectiva do Benfica. Sendo que o Benfica não está melhor no ranking da UEFA, porque os compromissos internos nunca permitiram apostar tudo na UEFA. E já agora na UEFA, os pontos conquistados pelo Benfica, em várias partidas, foram conseguidos contra os 'amigos' do Proença!!!
Também é engraçado, que nas criticas ao Vieira, não seja apresentado, uma solução real, prática, para resolver este problema. A não ser as insinuações, de alguns, que parecem querer que o Benfica recorra aos mesmos meios que os Corruptos para vencer.

Dos outros: os jornaleiros avençados, ou dos papagaios Corruptos, não fico surpreendido. as próximas semanas vão servir para lavar tudo. A memória é curta, e o carácter nulo...

Em Paços o jogo ficou resolvido aos 20 minutos, com um penalty inexistente, e respectiva expulsão. Não houve contacto, e a ter existido seria fora da área. As facilidades foram tantas, que até deu para expulsar um jogador Corrupto (logo após o 0-2; não existe fora-de-jogo neste golo), deve ter sido para a estatística!!! Aqui fica um resumo da época, muito curto (pelo menos até ser apagado!!!):

Campeões 2012/13 da corrupção por HugoGill

Na Luz, tivemos um fiscal-de-linha que na 1.ª parte deixou passar vários foras-de-jogo ao Moreirense. Curiosamente a Sport TV não mostrou uma única repetição destes lances!!! O árbitro foi permissivo nos lances a meio-campo, e deixou o Moreirense marcar rapidamente um livre, que por acaso deu no golo do Moreirense. Situação que quando é a favor do Benfica, nunca é permitida. No último minuto do jogo, tivemos um golo anulado ao Benfica (grande golo do Lima)!!! O lance é claro, na bancada vi claramente a bola dentro da baliza, mas o tal fiscal-de-linha, devia estar a pensar na Fruta!!!

Não vi os outros jogos, mas parece que nada de importante se passou...

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
10ª-Olhanense(c) V(2-0), Rui Silva, Nada a assinalar
11ª-Sporting(f) V(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Marítimo(c) V(4-1), Hugo Pacheco, Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
13ª-Estoril(f) V(1-3), Duarte Pacheco, Nada a assinalar
14ª-Corruptos(c) E(2-2), João Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Moreirense(f) V(0-2), Capela, Nada a assinalar
16ª-Braga(f) V(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Setúbal(c) V(3-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
18ª-Nacional(f) E(2-2), Proença, Prejudicados, (2-4), (-2 pontos)
19ª-Académica(c) V(1-0), Nuno Almeida, Prejudicados, Sem influência no resultado
20ª-Paços de Ferreira(c) V(3-0), Capela, Nada a assinalar
21ª-Beira-Mar(f) V(0-1), Manuel Mota, Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
22ª-Gil Vicente(c) V(5-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
23ª-Guimarães(f) V(4-0), Paulo Baptista, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
24ª-Rio Ave(c) V(6-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
25ª-Olhanense(f) V(0-2), Hugo Miguel, Prejudicados, Sem influência no resultado
26ª-Sporting(c) V(2-0), Capela, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
27ª-Marítimo(f) V(1-2), Manuel Mota, Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
28ª-Estoril(c) E(1-1), Paulo Baptista, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
29ª-Corruptos(f) D(2-1), Proença, Nada a assinalar
30ª-Moreirense(c) V(3-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
10ª-Moreirense(f) E(2-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
11ª-Benfica(c) D(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar
12ª-Nacional(f) E(1-1), Soares Dias, Nada a assinalar
13ª-Paços de Ferreira(c) D(0-1), Rui Silva, Nada a assinalar
14ª-Olhanense(f) V(0-2), Hugo Pacheco, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Beira-Mar(c) V(1-0), Cosme, Nada a assinalar
16ª-Guimarães(c) E(1-1), Xistra, Beneficiados, (1-2), (+1 ponto)
17ª-Rio Ave(f), D(2-1), Capela, Beneficiados, Sem influência no resultado
18ª-Marítimo(c) D(0-1), Duarte Gomes, Nada a assinalar
19ª-Gil Vicente(f) V(2-3), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-4), Sem influência no resultado
20ª-Estoril(f) D(3-1), Hugo Miguel, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
21ª-Corruptos(c) E(0-0), Paulo Baptista, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
22ª-Académica(f) E(1-1), Hugo Pacheco, Nada a assinalar
23ª-Setubal(c) V(2-1), Marco Ferreira, Prejudicados, Sem influência no resultado
24ª-Braga(f) V(2-3), Jorge Sousa, Beneficiados, (3-3), (+2 pontos)
25ª-Moreirense(c) V(3-2), Soares Dias, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
26ª-Benfica(f) D(2-0), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
27ª-Nacional(c) V(2-1), Jorge Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
28ª-Paços de Ferreira(f) D(1-0), Proença, Beneficiados, Sem influência no resultado
29ª-Olhanense(c) V(1-0), Benquerença, Nada a assinalar
30ª-Beira-Mar(f) V(1-4), Duarte Gomes, Nada a assinalar 

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicados, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicados, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
10ª-Braga(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Moreirense(c) V(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
12ª-Setúbal(f) V(0-3), Proença, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
13ª-Nacional(c) V(1-0), Rui Costa, Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
14ª-Benfica(f) E(2-2), João Ferreira, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
15ª-Paços de Ferreira(c) V(2-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
16ª-Gil Vicente(c) V(5-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Sem influência no resultado
17ª-Guimarães(f) V(0-4), Marco Ferreira, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
18ª-Olhanense(c) E(1-1), Cosme Machado, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
19ª-Beira-Mar(f) V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
20ª-Rio Ave(c) V(2-1), Soares Dias, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
21ª-Sporting(f) E(0-0), Paulo Baptista, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
22ª-Estoril(c) V(2-0), Nuno Almeida, Beneficiados, Sem influência no resultado
23ª-Marítimo(f) E(1-1), João Capela, Beneficiados, Prejudicados, (1-2), (-2 pontos)
24ª-Académica(f), V(0-3), Bruno Esteves, Prejudicados, Impossível contabilizar
25ª-Braga(c), V(3-1), Proença, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
26ª-Moreirense(f), V(3-0), Marco Ferreira, Nada a assinalar
27ª-Setúbal(c), V(2-0), Xistra, Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
28ª-Nacional(f), V(1-3), Cosme, Beneficiados, Impossível contabilizar
29ª-Benfica(c), V(2-1), Proença, Nada a assinalar
30ª-Paços de Ferreira(f) V(0-2), Beneficiados, Impossível contabilizar

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicados, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
10ª-Corrutpos(c) D(0-2), Xistra, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Académica(f) V(1-4), Soares Dias, Nada a assinalar
12ª-Estoril,(c) V(3-0), Nuno Almeida, Beneficiados, (3-1),Sem influência no resultado
13ª-Moreirense(c) V(1-0), Jorge Sousa, Nada a assinalar
14ª-Nacional(f) D(3-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
15ª-Setúbal(c) V(4-1), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
16ª-Benfica(c) D(1-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
17ª-Beira-Mar(f) E(3-3), Hugo Pacheco, Beneficiados, Prejudicados, (4-2), (+1 ponto)
18ª-Paços de Ferreira(c) D(2-3), Paulo Baptista, Nada a assinalar
19ª-Rio Ave(f) E(1-1), João Ferreira, Beneficiados, (1-0), (+1 ponto)
20ª-Guimarães(c) V(3-2), Jorge Sousa, Nada a assinalar
21ª-Olhanense(f) V(0-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
22ª-Marítimo(c) V(2-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
23ª-Gil Vicente(f), V(1-3), Xistra, Nada a assinalar
24ª-Sporting(c), D(2-3), Jorge Sousa, Prejudicados, (3-3), (-1 ponto)
25ª-Corruptos(f), D(3-2), Proença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
26ª-Académica(c), V(1-0), Hugo Miguel, Nada a assinalar
27ª-Estoril(f), D(2-1), Bruno Paixão, Prejudicados, (2-2), (-2 pontos)
28ª-Moreirense(f), V(2-3), Benquerença, Beneficiados, (3-3), (+2 pontos)
29ª-Nacional(c), D(1-3), Xistra, Nada a assinalar
30ª-Setúbal(f), V(0-1), Soares Dias, Nada a assinalar

LINK's
Épocas anteriores: