Um grande nome do Benfiquismo, um dos melhores meio-fundistas de sempre do desporto nacional... para quem assistiu em directo a todas as transmissões do Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, António Leitão, com a sua medalha de bronze nos 5000m, será eterno... Uma grande perda.
domingo, 18 de março de 2012
21,02
Finalmente Marco Fortes ultrapassou a marca dos 21 metros... Marca histórica para o Atletismo nacional. Depois da desilusão no Campeonato Mundial de Pista Coberta, agora na Taça da Europa de Lançamentos o Marco fez 21,02m... são estes os resultados que nos deixam esperança que no próximo Verão em Londres o Marco possa fazer História, com uma presença digna na Final !!!
Muitos Parabéns Marco...
Muitos Parabéns Marco...
Campeão
Sérgio Vieira sagrou-se hoje Campeão Nacional de Inverno nos 20km Marcha, estreando-se na conquista de títulos com a camisola do Benfica.
Tributo a Jaime Graça
"Vários factos ligam o nome de Jaime Graça, agora desaparecido aos 70 anos, ao de Eusébio. Em primeiro lugar, terem jogado juntos num período glorioso da história do Benfica, depois a circunstância de Graça ser mais velho que Eusébio somente 10 dias e depois o facto de, com a sua experiência de electricista, ter salvo a vida ao 'Pantera Negra' e a outros dois companheiros numa situação de curto-circuito durante uma sessão de hidromassagem. Mas o que fez com que Jaime Graça ficasse com o nome para sempre registado na história do Clube foi o seu talento, o seu sentido de trabalho colectivo e a sua inteligência em campo, como salientaram figuras com a dimensão de António Simões.
A memória colectiva tornou-se de algum modo ingrata em relação a este jogador vindo do Vitória de Setúbal, que também engrandeceu com a sua qualidade, pois, sempre que se citam os melhores dessa época, há tendência para o omitir.
Em quase nove temporadas, ajudou o Benfica a conquistar sete Campeonatos, três Taças de Portugal e três Taças de Honra. Não foi um grande goleador, mas fez assistências para que outros marcassem golos memoráveis. O seu nome ficou ligado a outro facto excepcional: em 1973 ajudou o Benfica a conquistar o título sem uma única derrota.
Ficou-lhe a mágoa de não ter conquistado nenhum título europeu. Era discreto, competente, profissionalíssimo e talentoso. Foi figura fundamental numa das melhores equipas da Europa do seu tempo. Com o passar dos anos, foi-se deixando de falar dele, mas estava sempre presente na memória dos benfiquistas que o viram jogar, no Benfica e na Selecção. Os seus companheiros recordam-no agora com saudade, sublinhando a sua inteligência e capacidade técnica, bem como a importância que tinha para ele o trabalho colectivo da equipa.
Para além disso, foi um herói, porque a sua formação como operário electricista lhe permitiu salvar vidas de companheiros. É desta massa que são feitos os heróis que o esquecimento não pode apagar."
José Jorge Letria, in O Benfica
Mister, Jaime da sua Graça
"Quase sem ninguém dar por isso, como se o fizesse às escondidas, espalhou com uma generosidade rara nestes tempos de áspero e desumano egoísmo, os ensinamentos de uma actividade desportiva ímpar da qual foi figura grada, aliada a uma conduta cívica e humana inexcedível.
Tive o grato privilégio de ser seu discípulo no sector da Formação, esse alfobre de juventude talentosa de onde sairão as futuras 'papoilas saltitantes' do Futebol Benfiquista. Desse proveitoso contacto quase diário beneficiei para além dos conhecimentos de uma prática desportiva e pedagógica de grande relevo Nacional e Internacional, primeiro ao serviço do Vitória de Setúbal, sua terra natal, e depois do nosso Benfica e Selecção Nacional. Foi um tempo que significou para mim cativante fonte de inspiração social, desportiva e humana.
Partiu e deixou-nos, ao menos fisicamente. Mas pelo seu entranhado amor e dedicação de tantos anos ao nosso Glorioso, aqui estou a prestar-lhe a modesta mas sentida homenagem de quem o profundamente admirou.
Somos vítimas do tempo. É ele que nos furta ao futuro largo para nos entregar às cadeias inquebráveis do passado. Não adianta iludirmo-nos. Mas na vida, como no Futebol, a lei é, e será sempre viver, lutar e vencer. Portanto, vamos continuar. Consigo. Orgulhosos do seu exemplo, da sua humildade, do seu magnífico perfil humano, do seu indefectível Benfiquismo.
Perdoe-me esta lágrima teimosa que me queima o peito e enrodilha a alma, mas é desesperante ver partir assim, irremediavelmente, mais uma legenda cimeira do riquíssimo património humano e desportivo do nosso Sport Lisboa e Benfica.
Calou-se aquele 'Ó pá...' com que começavam todos os seus conselhos, ralhetes e ensinamentos. A sua cadeira está vazia. O seu portátil está fechado. Mas a nossa memória está repleta pelo ETERNO LEGADO que nos deixou.
Mister Jaime da sua Graça. Obrigado! A gente qualquer dia vê-se..."
Renato Paiva, in O Benfica
Juniores - Fase Final - 6ª jornada
Cafú
Benfica 6 - 1 Braga
Começo esta crónica elogiando o Braga!!! O Benfica marcou cedo, portanto pode ter sido uma reacção à desvantagem madrugadora, mas pareceu-me que este Braga veio ao Seixal jogar futebol, o jogo pelo jogo!!! É verdade, foram goleados, mas com esta atitude podem ambicionar vencer muitos outros jogos. Aliás, mesmo após este resultado, continuam na luta pelo título. Vendo os jogos da nossa formação na Benfica TV, é inacreditável como até nos Iniciados nós temos equipas a fazer anti-jogo, tal e qual, como os graúdos, até em alguns jogos com os Lagartos e os Corruptos, assistimos a jogos com 'autocarros'!!! Só assim, como o Braga jogou hoje, os jovens podem evoluir... e deixo já aqui o aviso: hoje goleámos, mas em Braga, vai ser muito, mas mesmo muito, complicado!!!
O jogo tem uma história curta: aos 16 minutos já estávamos a vencer por 3-0, fazendo pressão alta, aproveitámos alguns erros nos passes dos defesas adversários (que tentavam sair a jogar), e depois foi só controlar... quando o Braga marcou e fez o 3-1, os Minhotos ainda acreditaram, mas rapidamente aumentámos a diferença, e com a expulsão (atrasada no tempo!!!), a cabazada era inevitável...
Mais uma arbitragem inacreditavelmente incompetente, portanto, tudo normal...!!!
Nada está ganho, bem pelo contrário... é importantíssimo ganhar o próximo jogo, o Nacional em casa é muito perigoso... não será a mesmo coisa receber os Lagartos, no início da segunda volta, com 3 pontos de vantagem, ou em igualdade pontual...
Benfica......15
Braga...........12
Sporting.......12
Corruptos.....9
Guimarães....7
Nacional.......7
Setúbal........4
Leiria...........4
Algum dia teria que ser !!!
Fonte Bastardo 3 - 1 Benfica
17-25, 25-16, 25-22, 26-24
Como reagir à primeira derrota da época? Vencendo todos os jogos que faltam!!! O nosso adversário da Final do Campeonato será o Sp. Espinho quase de certeza (é a minha convicção), não será novamente a Fonte Bastardo, mas que este jogo sirva de aviso a todos os jogadores, que apesar da época fantástica, ainda não ganhámos nada...