domingo, 11 de dezembro de 2011

Cardozo, ainda foi a tempo...!!!




Marítimo 0 - 1 Benfica
Cardozo


Vitória muito importante. Não vi o jogo todo, mas pareceu-me que criámos mais perigo a jogar contra 11, do que contra 10!!! Lendo os primeiros post's na Gloriosasfera, parece-me que o bota-abaixo vai continuar!!! Repito sem ver o jogo na sua totalidade, duvido que atitude tenha sido tão má, como alguns 'pintam', o Marítimo defende muito bem, dá muita cacetada, o Artur desta vez não foi obrigado a nenhuma defesa milagrosa (parece-me), e o Cardozo além do golo, falhou outro que 'nunca' falha!!! (curiosamente, nos Barreiros o ano passado, o Cardozo falhou um golo praticamente igual, talvez ainda mais escandaloso, mas o Coentrão marcou pouco depois...!!!) 3 pontos, num local onde os nossos adversários vão deixar alguns pontos, nada mau...

Nestes jogos com o Marítimo e o Sporting existe um denominador comum: a estratégia defensiva dos nossos adversários foi sempre a mesma: fazer faltas constantes, parar o jogo constantemente, não deixar o Benfica trocar a bola, principalmente os nossos médios ofensivos. Hoje o apitadeiro, como estava a pensar no jogo da próxima jornada no Dragay, não teve problemas em mostrar o primeiro amarelo aos caceteiros, e assim relativamente cedo o Benfica ficou em vantagem numérica!!! Mas quando os cartões só aparecem no final, a estratégia resulta...!!!
Falta um jogo para as férias de Natal, será mais uma final, a classificação do Rio Ave não é importante, todos os jogos do Benfica têm que ser encarados como mais uma final... aliás o Benfica tem demonstrado dificuldades de intensidade nos jogos, no final de cada 'Bloco' de jogos: desde da última paragem para as Selecções, fizemos 3 jogos fisicamente muito complicados (Naval, Manchester e Sporting) e depois a equipa parece que baixou de intensidade. Já no 'Bloco' anterior começamos muito bem em Basileia, e depois com o Basileia em casa, e em Braga a equipa pareceu menos intensa... tem sido esta regra. Se esta variação se manter, o jogo da próxima Sexta-feira, tem que ser preparado com redobrada atenção!!!


RESUMO - Marítimo 0-1 Benfica

Tugagolo | Myspace Video

Garra



Benfica 79 - 69 Corruptos

18-20, 24-21, 10-11, 27-17



Nem sempre bem jogado, mas com muita luta, e desta vez o Benfica foi quem mais lutou pela vitória, como desta vez não houve a roubalheira habitual (houve erros, mas pareceram-me 'honestos', apesar de alguns disparatados!!!), principalmente nos jogos no antro da Corrupção, jogar melhor e lutar, foi suficiente para a vitória... curioso o facto dos nossos 4 melhores marcadores serem todos, contratações para esta época, sinal que houve 'olho'!!!

Os 10 pontos da vantagem também podem ser decisivos, com um Campeonato desnivelado será normal estas duas equipas não perderem com mais nenhum adversário, assim para garantir o primeiro lugar na fase regular - além de ganhar todos os outros jogos com todos os outros adversários, algo perfeitamente possível (o mais difícil será em Ovar) -, o Benfica até pode perder por 9 pontos no antro dos Corruptos!!! E assim manter a vantagem para o Play-Off...

PS: Não sei porquê, mas fico com um sorriso na cara quando se fala que esta equipa Corrupta não recebe ordenados desde do início da época!!! O João Santos merece!!!

Em frente na Taça...

Benfica 3 - 1 Sp. Espinho
25-22, 24-26, 25-23, 25-17


O sorteio da Taça colocou as duas melhores equipas nacionais da actualidade, uma contra outra, e os melhores venceram: o Benfica venceu... não foi fácil, mais uma vez o banco foi muito importante, o Royal e o Ché voltaram a entrar bem no jogo, o 2º e o 3º set foram muito equilibrados... depois de 3 jogos em 4 dias, com adversários valorosos, e uma viagem longa pelo meio, o Benfica continua invencível, demonstrando consistência...

Nunca é bom perder, mas...

"1. Perdemos com o Marítimo com um golo (quase) impossível, com outro (muito) consentido e com numerosas oportunidades desperdiçadas. Embora também com alguma sobranceria (ou menor empenho...) na segunda parte. Quebrou-se uma longa série de jogos sem perder (algum dia haveria de ser...) e ficámos fora da Taça de Portugal, o que também não é agradável. No entanto, se analisarmos todos os jogos oficiais desde início da época e até ao Natal, este seria, sem dúvida, aquele que todos escolheríamos, a ter que optar por uma derrota. A competição é a menos importante das três em que estávamos empenhados, não perdemos pontos em nenhuma das outras e teremos alguma folga num ritmo de jogos 'impossível'. Mas fica o 'aviso' para o jogo da Liga...

2. Soube-se há dias: Falcao só rendeu ao FC Porto 20 milhões de euros. O clube já havia pago 6,5 milhões pela renovação do contrato que o jogador não viria a cumprir e mais 3,7 milhões em comissões pela transferência. Quanto o Danilo, que chegará em Janeiro, custou quase 18 milhões, dos quais quase 5 milhões (mais concretamente 4,8) em encargos relacionados com a transferência, entre os quais comissões. Também se soube há dias que o clube deve vários meses de ordenados aos seus jogadores das modalidades (andebol, basquetebol, hóquei, já que não tem futsal). Enfim, não deixa de ser curioso...

3. Felizmente, o Sporting parece ter arrepiado caminho, depois de tão tristes declarações de responsáveis seus, antes e depois do jogo da Luz e do incêndio que alguns dos seus adeptos atearam na bancada do nosso Estádio. O Benfica fez um pormenorizado comunicado respondendo às infelizes declarações do vice-presidente do Sporting, colocando os pontos nos is nomeadamente no que toca aos lugares reservados aos adeptos; as alegadas atitudes do nosso Presidente junto ao balneário visitante não devem ter sido tão graves assim, já que não houve nem posterior reclamação nem divulgação da alegada gravação, enfim, tudo ficou (felizmente, repito) calmo, a bem de uma sã convivência entre as direcções dos dois clubes.

4. Deve ser um fenómeno. Não há semana em que não haja um clube de topo nele interessado. Só na semana passada, por exemplo, na terça-feira era o Tottenham; na quarta, o Barcelona. João Pereira, defesa-direito do Sporting, é bom jogador, reconheço. Mas não sabia que era um fenómeno. Assim ao jeito de Beto que, quando jogava, não passava um defeso sem que o Real Madrid não estivesse muito interessado nos seus serviços. Por acaso, nunca calhou transferir-se..."


Arons de Carvalho, in O Benfica

Maldição?

"Em 2004/05, na ressaca da conquista do título, o Benfica perde a final da Taça de Portugal para o V. Setúbal, depois de estar a vencer desde os minutos iniciais. Em 2005/06 é eliminado em casa pelo V. Guimarães, com um golo irregular. Em 2006/07, sai da Taça na Póvoa do Varzim, sem brio, perante um adversário da segunda divisão. Em 2007/08 perde em Alvalade (5-3), nas meias-finais, quando a meio da segunda parte vencia por 0-2. Em 2008/09 é eliminado nos penáltis, em Matosinhos, após uma das muitas arbitragens desastrosas de Olegário Benquerença. Em 2009/10 volta a perder em casa com o V. Guimarães (única derrota na Luz em toda a época), ficando uma vez mais arredado da prova. Em 2010/11, uma dramática derrota caseira diante do FC Porto (1-3) impede-o de chegar à final, depois de um brilhante, mas inútil, triunfo no Dragão. Agora, no Funchal, nova eliminação na Taça, novamente depois de estar em vantagem, e com o jogo aparentemente controlado.

Há oito temporadas que o Benfica não levanta uma Taça de Portugal, e há sete que não chega sequer à final. Passaram entretanto pelo clube Giovanni Trappatoni, Ronald Koeman, Fernando Santos, Chalana e Quique Flores. Temos agora Jorge Jesus. Nenhum deles conseguiu terminar uma época em festa, com a consagração do Jamor. Todos eles saíram da Taça em circunstâncias dramáticas ou, no mínimo, estranhas. Se não é maldição, parece. Como não sou supersticioso, tento encontrar, tanto explicação racional para todos estes sucessivos desaires. E a única que me ocorre é uma certa ligeireza com que por vezes a competição tem sido encarada. Sem o brilho da Champions League, sem a revelância do Campeonato, a Taça talvez nem sempre tenha sido objecto central da atenção de jogadores e técnicos. Algum azar complementa o triste quadro.

O que é certo é que estamos fora desta prova, e, assim sendo, a aposta nas restantes tem de ser total. Perdemos uma preciosa almofada para o final da época. Temos, pois, de conquistar a época."


Luís Fialho, in O Benfica