quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Benfica no seu lugar

"Segundo estudo da Deloitte, o Benfica é o 26.º clube europeu com mais receitas, excluindo as resultam da transferência de jogadores. Não considerando os 5 campeonatos mais poderosos (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França), o Benfica é o primeiro. A distância resulta, tão-só, da enorme diferença das receitas televisivas. De acordo com a administrador Soares de Oliveira, enquanto esta componente vale 40% do total nos principais clubes europeus, no Benfica não chega aos 10%.
Em parte, tal deve-se a um contexto de mercados de diferentes dimensão e poderio, com maior capacidade de retorno financeiro e comercial.
Claro que este desnível é um pouco menor, se olharmos não para a receita bruta, mas por jogo, dado que se joga mais vezes nalguns desses países. Mas nada justifica que o Benfica, o clube com maior número de sócios espalhados pelo mundo, (e o 11º em receitas de bilheteira) receba 7% do que encaixa o Real Madrid ou - imagine-se - cerca de 14% do modesto Aston Villa!
Esta situação, por cá, também tem a ver com o enviesado regime de monopsónio na formação do preço, a situação de inferioridade financeira dos clubes que os leva a aceitar condições para obter financeiramente antecipado e a ideologia igualitária dos chamados grandes.
Felizmente, os ventos estão a mudar e a Direcção do Benfica vai no caminho justo e acertado. O regime impositivo e de sentido único tem os dias contados, perante uma gestão financeira mais competente e num mercado que se está a abrir. Estão criadas as condições para que, finalmente, se exprima o princípio da equidade: o que é diferente deve ser tratado diferentemente. O Benfica fica no seu lugar!"
Bagão Félix, in A Bola

Roubo



Escandaloso, verdadeiramente vergonhoso!!! Não é preciso ser um especialista, basta assistir às grandes competições internacionais de Atletismo, para perceber que o corredor do Sporting deveria ter sido desclassificado. O argumento da 'intencionalidade' é ridículo, isto apesar de nas imagens dar a ideia que houve mesmo intenção em impedir a vitória do Yazalde.
Este é 16º titulo consecutivo Lagarto, o Benfica competiu com uma equipa composta essencialmente por Juniores, e sub-23, o Sporting utilizou vários veteranos em final de carreira, a 'mudança' está próxima, mas como em muitas circunstâncias da vida, existem sempre os saudosos do passado que por todos os meios ao seu alcance tentam manter tudo na mesma...!!!
Os Corruptos o ano passado 'roubaram' o titulo feminino ao Sporting, utilizando um 'esquema sujo', que não era ilegal, mas altamente imoral (nada de novo!!!), que passava pela contratação de atletas estrangeiras que só competiam no fim-de-semana dos Campeonatos e depois iam-se embora, mas na conferência de imprensa onde anunciaram o fim da secção denunciaram uma verdade: Nas últimas décadas, muito pela acção de Moniz Pereira o Sporting tem dominado o panorama do Atletismo de Pista em Portugal, a inacção dos outros, principalmente o Benfica, também contribuiu para isto, chegámos mesmo a 'dar' praticamente todos os nossos melhores atletas ao Sporting!!! Tudo isto junto levou que a FPA não fosse mais do que a 'continuação' da secção de Atletismo do Sporting, algo que os Corruptos denunciaram e desta vez com bastante razão, como os actuais acontecimentos comprovam...
Dito isto, a aposta do Benfica no Atletismo tem que continuar, não podemos baixar os braços, a Ana Oliveira está a fazer um excelente trabalho, este tipo de obstáculos vai continuar a aparecer, mas nem que seja pelo 'desgaste' as coisas vão mudar...
São vários os jovens atletas da minha zona, que actualmente representam o Atletismo do Benfica, além das excelentes condições que o Benfica apresenta para cativar o interesse dos atletas e das suas famílias, principalmente ao nível dos estudos, a postura, comportamento, cordialidade, e confiança que a Ana Oliveira transmite as famílias, tem sido essencial para que o Benfica tenha conseguido contratar tantos talentos. E eu sei que mais estão a caminho, existe mais uma menina nos lançamentos, já com grandes resultados no escalão etário, que está a recuperar de uma intervenção cirugica, que brevemente vai reforçar o Benfica...
Além dos resultados desportivos, o Benfica deve ser uma referência pela postura dos nossos atletas, adeptos e dirigentes, e a Ana Oliveira através da sua relação com os atletas e as suas famílias, está a dignificar o nosso Clube, por isso Obrigado...