terça-feira, 26 de outubro de 2010

Negócios de... "luvas"

"O“Sunday Times” denunciou, recentemente, um escândalo de corrupção, envolvendo membros da “respeitável” multinacional que dá pelo nome de FIFA e que, há muito, dirige com mão de ferro os destinos do futebol mundial. Desta vez a polémica centrou-se na organização do Mundial’2018, de que Portugal é candidato em parceria com a Espanha.

Fazendo-se passar por empresários que pretendiam assegurar a escolha dos Estados Unidos como sede da maior competição do futebol mundial, repórteres daquele jornal gravaram e filmaram conversas comprometedoras com membros destacados do Comité Executivo do organismo liderado pelo cérebro privilegiado de Sepp Blatter, o grande defensor da verdade desportiva, desde que... sem recurso à tecnologia.

Amos Adamu, dirigente nigeriano e principal protagonista deste caso, terá, alegadamente, exigido 750 mil euros para apoiar a candidatura dos Estados Unidos, enquanto o líder da Confederação da Oceânia e vice-presidente da FIFA, Reynald Teimarii, terá pedido 1,7 milhões de euros para construir uma academia. Dois valores “modestíssimos”, mesmo tendo em conta a crise mundial que atravessamos. Não sei se a Comissão de Ética, “sentinela vigilante” de Blatter, já terá analisado o vídeo que revela as negociações dos suspeitos, o que, a ser verdade, constituirá uma surpreendente abertura aos meios tecnológicos. O que sei é que o “Daily Telegraph” apareceu, agora, a querer envolver Portugal, noticiando que a candidatura ibérica está também sob investigação da FIFA, devido a um alegado acordo com o Qatar, candidato à edição de 2022. O que já provocou uma reação indignada de Gilberto Madaíl.

A propósito deste escândalo, não posso deixar de prestar uma justa homenagem ao velho jornalista britânico Andrew Jennings, o único do Mundo que, desde 2003, está proibido de participar nas conferências de imprensa do organismo máximo do futebol mundial. Jennings é o autor de três livros sobre o Comité Olímpico Internacional e a FIFA, em que revela alegados casos de corrupção, prometendo-nos para breve um novo livro sobre um caso em que a Justiça, ao fim de alguns anos, acabou por admitir ter havido dirigentes da FIFA que receberam “luvas”. O espantoso é que nenhum deles será punido porque – segundo Jennings – na época em que os factos ocorreram, a lei do país que é sede da FIFA até permitia o famoso “jogo do bicho”(!). Numa entrevista divulgada recentemente na Internet, Jennings esclareceu que “os figurões, que participaram no caso, apenas vão ter de pagar as custas legais do processo e que os seus nomes não serão revelados (!)”. Sem comentários.

Confesso que não me surpreenderia se aparecesse por aí qualquer outro membro do Comité Executivo a tentar vender-nos o seu voto. Mesmo sabendo que Portugal está “nas lonas” e que o que mais o preocupa, de momento, nada tem a ver com os “futebóis”. Para já, basta-nos o título de campeões da… “pelintrice” que, pelos vistos, será nosso, não por muitos anos e bons, como costuma dizer-se, mas por muitos anos e... maus!"
Tenho uma observação a fazer sobre este tema:
Então os 'Anti-Pidescos', os 'Anti-Autos de Fé', já discutem um assunto que chegou à opinião pública através de uma 'câmara escondida', gravando uma conversa sem a autorização dos participantes, gravação feita sem qualquer controle judicial?!!!
Então isto não é uma grosseira violação da privacidade dos membros da FIFA?!!!
Sinceramente...

NeoBlanc 8

Tabela Anti-NeoBlanc:

Benfica......... 15 (-9)... 24
Corruptos..... 22 (+7)... 15
Braga............ 14 (+1)... 13
Sporting........ 12 (+3)... 9


Jornada estranhamente calma em relação à arbitragem, a bonança antes da tempestade?!!! Agora que as diferenças já são expressivas, nada melhor que uma 'calmaria', antes das 'estocadas' finais...


Entretidos com a derrota de Lyon, e com o apelo dos órgãos sociais do Benfica para os adeptos não marcarem presença nos jogos fora (sem 'boicote' estariam no mínimo o dobro dos Benfiquistas. Além disso os preços baixos dos bilhetes já é uma vitória do Benfica), os avençados nem sequer sentiram a necessidade de recordar que o actual treinador do Portimonense, era o treinador do Estoril no celebre jogo no mesmo Estádio do Algarve com o Benfica!!! (onde teve um comportamento vergonhoso, na minha opinião o principal instigador da 'batalha campal' em que se transformou o jogo) A confiança que o titulo não vai fugir aos Corruptos é tanta, que nem se lembraram de um famoso Estrela da Amadora-Benfica, onde Hugo Miguel marcou dois penalty's a favor do Benfica!!! (sendo que num a falta foi fora da área. Ainda marcou um penalty inexistente contra o Benfica, e decidiu bem ao não marcar outro penalty contra o Benfica, devido a uma mão involuntária do David Luís. Também se esqueceu de expulsar o Ney!!!) Nesse jogo ganhou a fama de 'amigo' do Benfica, por isso nunca mais foi nomeado para um jogo oficial do Benfica!!! Neste intervalo apitou somente o particular com o Atlético de Madrid, onde para se livrar da 'maldita' imagem de Benfiquista, esqueceu-se de marcar um penalty a favor do Benfica, e marcou um inexistente contra...!!!
O jogo de Domingo foi calmo, e não fosse o desperdício industrial dos nossos jogadores, tinha acabado em goleada. Aparentemente não houve 'grandes' casos, a acreditar nos jornaleiros 'nada' se passou, aliás para Xic os únicos casos foram as faltas do Maxi, e um suposto fora-de-jogo do Saviola no golo do Benfica!!! O 'frango' do Ventura (fez a exibição da vida dele, é raro o jogo onde não dê um peru!!!) logo no final do jogo 'ligou a cassete', queixando-se do Maxi, lançando o 'isco', que os avençados adoram 'morder'...
-Amarelos ao Maxi - Levou um amarelo bem mostrado. A primeira falta sobre o Candeias não existe(mergulho), e a segunda sobre o Ivanildo é uma falta normal.
-Amarelo ao Carlos Martins - 'Soprou' no adversário, travou um contra-ataque, mas a falta é 'mínima', não merecia cartão. Tanto o Carlos como o Maxi ficaram com 4 amarelos, juntando-se ao Javi, e ao Luisão, vamos apostar quais deles vão faltar à 'partida de golf' que se vai disputar no Dragay?!!!
-Luisão - Os centrais do Portimonense descobriram uma nova forma de defender o Luisão nas bolas paradas!!! Como são mais baixos, quando a nosso Capitão salta, metem-se debaixo do Luisão, e com sorte o árbitro ainda marca falta contra o Benfica!!! Isto aconteceu pelo menos duas vezes, na primeira o Luisão ainda conseguiu cabecear, na segunda foi completamente 'atropelado', foi no último minuto da primeira parte, foi assinalada falta contra o Benfica, e na minha opinião seria penalty!!! O André Pinto não tem qualquer intenção de jogar a bola, e não é o Luisão que salta para cima do adversário, é o emprestado Corrupto que se mete ostensivamente debaixo do Luisão.
-Aimar
- No lance em que o Maxi leva amarelo, parece existir falta sobre o Aimar dentro da área do Portimonense, mas não houve qualquer repetição...!!!
- Kardec - No lance com o Pedro Silva, gritei penalty, mas depois de ver as repetições, mudei de opinião, o ex-Lagarto 'lançador da medalha' nas horas vagas, protege a bola, tocando ainda na mesma sem querer!!!
-Benfica em vantagem - O critério na marcação de faltas foi sempre 'estranho', mas depois do golo do Benfica, foram marcadas uma série impressionante de faltas ofensivas aos avançados do Benfica, bastava o 'sopro', e era logo falta contra o Benfica. O 'recuo' do Benfica no terreno, deveu-se essencialmente a este critério, parecia que o Hugo estava com medo que o Benfica fosse para a goleada...!!!
Conclusão, ficou um penalty por marcar a favor do Benfica, o que comparando com outras arbitragens, faz desta actuação do Huguinho, uma das melhores da temporada e jogos do Benfica...!!!



Na Pedreira deu-se o regresso do Soares Dias, depois do escandaloso derby minhoto da época anterior!!! Decidiu bem ao não marcar penalty no último lance da primeira parte, por bola na mão do Maurício. Mas assim foi com as 'orelhas quentes' para o intervalo, isso pode explicar o facto de durante praticamente toda a segunda parte não marcar faltas a favor do Olhanense!!! Os avançados de Olhão, pareciam ser jogadores do Benfica, sempre que havia 'contactos', a falta era sempre deles!!! Só mudou de critério, quando o resultado já estava 'feito'.
Mesmo assim o principal erro, deu-se no primeiro golo do Braguinha. Na marcação da falta, o Alan agarra descaradamente o jogador do Olhanense que deveria pressionar o Mossoró, deixando o Brasileiro rematar à vontade. Não foi um simples bloqueio, o Alan agarrou ostensivamente o adversário, mesmo à frente do árbitro...
É impossível calcular o efeito da anulação deste golo, no resultado final, fazendo a 'soma' aritmética, o 3-1, seria 2-1.



Pensei nunca dizer isto, mas no Alvalixo o Olarápio até não esteve mal!!! Além da habitual condescendência que todos os árbitros demonstram pelos constantes mergulhos da Lagartada, não existe muito mais merecedor de referência. Até viu o pontapé do Postiga no Paulo Santos, no golo bem anulado ao Sporting...



Os Corruptos fazendo jus ao seu cognome, começaram a ganhar o jogo, ainda antes do jogo começar!!! Sem nenhuma aparente justificação o treinador do Leiria deixou 2 titulares de fora da convocatória Silas('10'), e Vinicius(defesa-direito)!!! Deixou ainda de fora o Diego Gaúcho um central que ainda o ano passado foi titular, marcando inclusive um golo no Dragay!!! A única explicação 'não corrupta' para este caso, tem a ver com a chegada do Sá Pinto para adjunto, será que já ouve murros e pontapés?!!! No jogo de hoje, do meio campo para a frente, só jogaram segundas opções!!! Não satisfeitos, ainda se apresentaram com uma táctica defensiva suicida, tentando jogar com a linha defensiva 'subida' deixando, um espaço enorme entre o guarda-redes e a defesa, e ainda com uma super passividade no meio campo deixando os 'passadores' à vontade...
O jogo foi tão fácil, e ficou decidido tão cedo, que até deu para o Vasco Santos fingir que é um árbitro imparcial. Até teve a coragem de marcar o primeiro penalty contra os Corruptos desta época!!! Já estavam a ganhar por 4-0, mas fica o registo!!! Mais, não marcou um penalty a favor dos Corruptos (já estava 2-0), o Varela foi mesmo empurrado...



Anexos:


Benfica


1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos
2ª-Nacional, Prejudicados, Com 3 pontos
3ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Guimarães, Prejudicados, Com 3 pontos
5ª-Sporting, Nada a assinalar
6ª-Marítimo, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
7ª-Braga. Nada a assinalar
8ª-Portimonense, Prejudicados, Sem influência no resultado



Corruptos

1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos
2ª-Beira-Mar, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
3ª-Rio Ave. Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
5ª-Nacional, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
6ª-Olhanense, Nada a assinalar
7ª-Guimarães, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
8ª-Leiria, Prejudicados, Sem influência no resultado



Braga

1ª-Portimonense, Nada a assinalar
2ª-Setúbal, Nada a assinalar
3ª-Marítimo, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Corruptos, Prejudicados, Com 1 ponto
5ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
6ª-Naval, Nada a assinalar
7ª-Benfica, Nada a assinalar
8ª-Olhanense, Beneficiados, Sem influência no resultado



Sporting

1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Marítimo, Nada a assinalar
3ª-Naval, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Olhanense, Beneficiados, Com 1 ponto
5ª-Benfica, Nada a assinalar
6ª-Nacional, Nada a assinalar
7ª-Beira-mar, Nada a assinalar
8ª-Rio Ave, Nada a assinalar