terça-feira, 5 de outubro de 2010

Perguntas de um ministro

"1. Enquanto os “pequenos poderes” da bola se reorganizam nos sofás dos hotéis e nas mesas das marisqueiras, o ministro que tutela o desporto em Portugal foi ver um jogo de futebol europeu no estádio do FC Porto. Fez bem em escolher um jogo internacional, integrado numa competição organizada pela UEFA, para regressar aos campos. Fez bem, digo, porque assim terá assistido serenamente a um jogo, sem se questionar em demasia.
Façamos o exercício alternativo de a visita ministerial coincidir com um jogo a contar para o campeonato principal de futebol. Enquanto titular dos poderes públicos que o Estado detém na organização e disciplina das atividades desportivas, delegados, para o futebol, na Federação e na Liga, o ministro Silva Pereira teria necessariamente que se interrogar se o jogo organizado pela Liga estaria em conformidade com a lei do país – uma vez que estamos já muito longe do dia 1 de Julho de 2010, data a partir da qual, segundo alguns, deveria estar em vigor a nova distribuição de competências entre a Federação e a Liga. Esta interrogação encerra um dado muito simples: estarão a Federação e a Liga a respeitar a lei nas suas provas durante esta época desportiva? E um outro: terão poderes para fazerem o que atualmente fazem?

Imaginemos, pois, que Silva Pereira arriscaria presenciar, naquele estádio ou noutro qualquer, um jogo da liga principal. E, como jurista que é, arrisquemos conjeturar sobre as perguntas que faria a si mesmo.

Ao ver os árbitros entrar em campo com os jogadores, perguntar-se-ia:
– será que a Comissão de Arbitragem da Liga podia ter nomeado a equipa de arbitragem?
Ao ver o árbitro mostrar um vermelho a um jogador e expulsar um treinador, questionar-se-ia:
– será que a Comissão Disciplinar da Liga poderá “castigar” estes jogadores e este treinador ou estes poderão alegar que não têm que cumprir os “castigos” da semana por falta de poderes da CD para os punir?
Ao ver duas decisões surpreendentes do árbitro numa das áreas e ao pensar nas suas consequências, indagar-se-ia:
– será que o observador da equipa de arbitragem, nomeado também pela CA, pode avaliar o desempenho dos árbitros e dar-lhes a nota do jogo, que contribuirá para a respetiva classificação no fim da época?

E, já assoberbado com tão poucas perguntas, pararia por aqui. Ainda concluiria o nosso ministro que é mais fácil embrulhar um líder da oposição partidária com um orçamento de chumbo do que responder a perguntas difíceis.


2.O futebol e Carlos Queiroz foram usados durante este Verão para uma sibilina manobra de diversão. O bombeiro de serviço foi Laurentino Dias, autorizado a sair da sua habitual discrição, e a causa ideal foi a luta contra o doping. A máquina de propaganda só parou quando Passos Coelho disse a frase mágica: “Com mais impostos, não há orçamento.” Entrincheirado o líder do PSD, Teixeira dos Santos fechou-se nos números da crise financeira, Silva Pereira (é o mesmo das perguntas) dramatizou com a crise política e Laurentino Dias saiu de cena (mas será recompensado!). Foi bem jogado. Mas não abusem! Ainda não estamos todos a dormir…"
Ricardo Costa, in Record

NeoBlanc 7

Tabela Anti-NeoBlanc:

Benfica......... 12 (-9)... 21
Corruptos..... 19 (+7)... 12
Braga............ 11 (+1)... 10
Sporting........ 9 (+3)... 6




E ao Sétimo dia (jornada) empataram!!! O verniz estalou, e o Conde mostrou a sua verdadeira cara. Uma tremenda falta de carácter, falta de maneiras, fazendo birra porque lhe roubaram o 'brinquedo', mostrando nervosismo, insegurança!!! Isto de um treinador que continua com uma vantagem enorme, agora imaginem se o Benfica tivesse à frente?!!!
Os Corruptos Assumidos decidiram também demonstrar toda a sua ingratidão, empurrando as culpas para cima do Xistra !!! Já não bastava ter o Coroado como sogro, já não bastava ouvir o chorrilho de ofensas ditas pelo próprio Padrinho nas Escutas!!! O Xistra é um 'mártir', é um 'saco de batatas', onde todos batem, e ninguém respeita!!! Ninguém lhe reconhece mérito, o homem esforça-se mas nada lhe sai bem !!! Parece aqueles aspirantes a Mafiosos, que nos filmes fazem tudo para agradar aos chefes, mas no fim acabam sempre por ser gozados!!! Os Palhaços...








Na Luz tivemos que aturar outro 'Benfiquista'!!! Aqueles que para demonstrarem que são imparciais, roubam ainda mais do que os outros!!! Foi uma daquelas arbitragens inteligentes, controlando o jogo a meio-campo, com uma tremenda dualidade nos critérios disciplinares. É verdade não houve 'grandes' casos, mas quando no inicio da partida o Lima empurra o Javi à descarada junto da área do Benfica, vira-se, remata à baliza, e o árbitro nada marca, fiquei seguro que iríamos assistir a mais um jogo com o campo inclinado, e com um declive bem acentuado...!!!
-Como é que o Vandinho não levou um único amarelo?
-O Luís Aguiar só leva amarelo ao segundo agarrão!!!
-Simulador Alan, completamente impune...
-Percas de tempo constantes, principalmente pelo Filipe, e nem sequer um aviso!!!
-Agressão para vermelho do Paulão, nem sequer foi falta!!!
-No primeiro ataque do Benfica ficou um livre directo por marcar em zona perigosa, por falta sobre o Saviola!!!(aliás em 7 jogos tivemos 1 livre directo em zona frontal!!! Foi contra a Académica, e curiosamente o remate do Cardozo bate do Saviola que estava na barreira!!! Só no jogo com o Hapoel tivemos mais livres do que em 7 jogos apitados pelos Ladrões Nacionais!!!)
-Depois de tantos amarelos ridículos mostrados a jogadores do Benfica, o amarelo ao Javi é um sério candidato ao mais ridículo de todos...!!!
-
O 'declive' ficou ainda mais acentuado com a golo do Benfica, a sequência de faltas, e cantos marcados contra o Benfica foi ridícula. Tentei confirmar os erros na transmissão televisiva mas as repetições não 'apareceram' (se calhar temos que fazer uma conferência de impressa, a exigir as imagens!!!). A falta ofensiva marcada ao Sálvio, foi a cereja em cima do bolo, um lance exemplar de Bola na Mão...
-Os do Braguinha (e amigos) ainda se queixaram de um cotovelo do Maxi. Na minha opinião nem sequer existe falta. Nas imagens vê-se perfeitamente que é uma jogada de 'ombro com ombro' e só depois o braço do Maxi escorrega para a cara do Alan, que caiu como se tivesse levado um soco do Mike Tyson!!!
-O fora-de-jogo marcado ao Lima foi bem marcado. O Lima faz-se à bola, corre, e só quando aparece o Alan é que ele desiste. Este tipo de fora-de-jogos depende muito dos critérios, mas este pareceu-me bem marcado. Registo que o Alan não ficaria isolado, já que o David tinha feito a diagonal. Já na segunda parte também foi mal marcado um fora-de-jogo ao Saviola.
O Choramingas demonstrou mais uma vez a total ausência de espinha dorsal, depois de 'encavado' no Dragay com um penalty, calou-se!!! Agora já ganhou coragem, e falou de um fora-de-jogo bem marcado...!!!
Resumindo muito erros, mas sem influência no resultado, a canhota do Martins resolveu o problema!!!
Uma nota final para o Rui Gomes da Silva: Aquilo que se passou no Dia Seguinte foi na minha opinião, muito grave. Já estamos habituados ao excremento que sai da boca do Alguidar todas as semanas, mas esta semana o recurso à ofensa pessoal foi demasiado óbvio. Exige-se no mínimo um pedido de desculpa...











Não vi o jogo em Aveiro, mas os Lagartos queixaram-se de dois penalty's. A bailarina Postiga parecia que estava a dançar o Lago dos Cisnes!!! É óbvio que não foi falta, a outra suposta falta só o Paliteiro viu...!!! Já agora a parceira do Postiga no ballet deve ser o Rui PATrOcío, aquele movimento acrobático merece destaque!!!
Portanto parece ter sido um jogo sem casos...
Admito que entre os supostos novos códigos de conduta anunciados pelos Lagartos, e os comunicados negando a existência dos mesmos, com o capataz a assistir a tudo por trás da porta, não sei de qual me dá mais vontade rir...!!! É caso para dizer, a realidade Lagarta ultrapassa em muito qualquer ficção...








Provavelmente o jogo de Guimarães vai ser repetido!!! Só assim se compreende as palavras do Birras-Boas!!! A figura ridícula feita pelo Conde das Birras, ficou ainda mais evidenciada com as repetições do tal 'roubo' escandaloso, um lance onde não existe rigorosamente nada...!!!
Liguei a televisão, tirei o som!!! Comecei a ver um filme no computador, ocasionalmente olhava para televisão, e ia assim acompanhando o jogo (isto assim já parece uma cronica do Barroso!!!). Portanto houve muitas situações que me escaparam, inclusivamente só soube do penalty do Fucile por SMS!!! Mas curiosamente das poucas vezes que olhei para a televisão, lá estava o Xistra a errar!!! Aceito que o primeiro cartão ao Fucile é forçado, ele toca na bola, mas com a perna de 'apoio' toca no adversário. Mas logo se seguida dá um monumental mergulho junto do fiscal-de-linha, o árbitro bem nada marca, o Uruguaio fica a protestar, e o cartão ficou no bolso!!! Aqui ainda na primeira parte seria o segundo amarelo, depois faz um penalty óbvio, e se o árbitro podia ter a vista tapada, o fiscal-de-linha tinha a obrigação de ver. No golo do Guimarães o Fucile na minha opinião faz penalty!!! Dá claramente um pontapé no adversário (jogo perigoso activo), como não existe lei da vantagem nos penalty's, o golo devia ter sido anulado, o Fucile expulso com segundo amarelo, e devia ser marcado um penalty contra os Corruptos!!! Não contente com tudo isto o Fucile (novamente) pisa o calcanhar de um Vimaranense propositadamente. Falta para vermelho directo, só levou o segundo amarelo, mas pronto é melhor do que nada!!! Agora vejam bem, tudo aquilo que um jogador Corrupto tem que fazer para ser expulso, agora imaginem um jogador do Benfica a fazer metade disto?!!!
Na parte final da partida houve um fora-de-jogo mal marcado ao Falcão. O Nilson ainda defendeu a bola, mas o jogo já estava parado.
Recordo ainda que o Guimarães também acabou o jogo com 10 jogadores, já que o Faouzi saiu lesionado, quando as substituições já estavam esgotadas.
Assumindo como 'normal' o critério disciplinar assustadoramente ridículo do Xistra, o único erro de verdadeiramente importância foi o penalty do Fucile sobre o Edgar Costa. O 'atraso' na expulsão do Fucile, e o fora-de-jogo ao Falcão acabam por ser pormenores... (atenção à adenda!!!)






adenda: Normalmente quando escrevo esta cronica, já passaram 24 horas sobres os jogos, tenho tempo para me distanciar um pouco, e ler o que os outros escreveram, desta vez isso não aconteceu, porque os dois últimos jogos foram na Segunda, assim escrevi madrugada dentro, em cima do acontecimento, e por isso 'escaparam-me' algumas observações:
-Em Aveiro ficou ainda na primeira parte um fora-de-jogo mal assinalado ao Beira-Mar.
-Em Guimarães o cartão ao Edgar Costa é de bradar aos céus.
-Os comentários da TVI, e da Sporttv em directo, aquando do penalty do Fucile foram ambos cobardes, imbecis!!! O comentador da Sporttv disse mesmo que o Fucile fez o que tinha a fazer, sem nunca admitir o penalty!!! Este lance ainda teve outro pormenor 'delicioso', o Xistra marcou falta ao jogador que foi agarrado!!!
-O fora-de-jogo mal marcado ao Falcão, fez-me pensar muito no 'assunto'!!! Devia ou não considerar um golo 'roubado'? Como por exemplo os do Saviola e do Cardozo também em Guimarães? Nem todos os foras-de-jogo mal marcados são potenciais golos, a 'fronteira' não é de definição fácil. Neste caso o Nilson acaba por defender, apesar dos jogadores aparentemente já terem se 'desinteressado' da bola. O ângulo era apertado, o Nilson saiu-se bem, e estava em cima do Colombiano, mas... Decidi mudar de opinião. Assim além do penalty não assinalado ao Guimarães, considero o fora-de-jogo mal assinalado como um golo 'quase' feito. O 1-1 final seria transformado num 2-2!!!
-Deixo aqui um carton extraordinário publicado pelo Constantino, no A Mão de Vata:




Anexos:


Benfica


1ª-Académica, Prejudicados, Com 3 pontos
2ª-Nacional, Prejudicados, Com 3 pontos
3ª-Setúbal, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Guimarães, Prejudicados, Com 3 pontos
5ª-Sporting, Nada a assinalar
6ª-Marítimo, Prejudicados, Beneficiados, Sem influência no resultado
7ª-Braga. Nada a assinalar



Corruptos

1ª-Naval, Beneficiados, Com 3 pontos
2ª-Beira-Mar, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
3ª-Rio Ave. Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Braga, Beneficiados, Com 2 pontos
5ª-Nacional, Beneficiados, Impossível de contabilizar no resultado
6ª-Olhanense, Nada a assinalar
7ª-Guimarães, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado



Braga

1ª-Portimonense, Nada a assinalar
2ª-Setúbal, Nada a assinalar
3ª-Marítimo, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Corruptos, Prejudicados, Com 1 ponto
5ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
6ª-Naval, Nada a assinalar
7ª-Benfica, Nada a assinalar



Sporting

1ª-Paços de Ferreira, Nada a assinalar
2ª-Marítimo, Nada a assinalar
3ª-Naval, Beneficiados, Com 2 pontos
4ª-Olhanense, Beneficiados, Com 1 ponto
5ª-Benfica, Nada a assinalar
6ª-Nacional, Nada a assinalar
7ª-Beira-mar, Nada a assinalar