Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

André Ventura: perspetiva de (mais) uma polémica

"Faz hoje 10 dias que André Ventura conseguiu que o seu partido chegasse ao parlamento português. Este é um assunto político, um assunto envolto em polémicas políticas, e este texto nada terá a ver com política. Pelo menos não com esta politica de esquerda, centro, direita, de governo e de oposição. 
A polémica que me trouxe aqui é a que estalou no seio da família benfiquista. A discussão base é: deve ou não o Sport Lisboa e Benfica tomar alguma posição relativamente a André Ventura neste seu novo contexto ideológico e político?
Muito se tem comentado, mas de todas as vozes públicas raras são aquelas que realmente abordam a realidade contextual da ligação de André Ventura ao Sport Lisboa e Benfica.
Qual a minha opinião sobre o assunto em questão? Concordo com a carta aberta destinada à direcção do Sport Lisboa e Benfica e assinada por Ricardo Araújo Pereira, Henrique Raposo, Pedro Norton, José Eduardo Martins e Lucas Pires? Apesar de a perceber, acho-a mal fundamentada e carece de um esclarecimento à imagem daquele que Ricardo Araújo Pereira posteriormente fez. Antes de se poder concretizar alguma posição sobre este assunto é crucial conhecer as figuras e políticas envolvidas. 
Quem é André Ventura? Até há poucos meses, André Ventura era para a sociedade portuguesa um comentador do SL Benfica. Não que ele não fosse mais que isso, mas era esse papel que lhe dava notoriedade e reconhecimento público. Contudo, André Ventura era mais que um comentador: André Ventura era e é um dos peões da comunicação do clube.
E é aqui aqui que está o cerne de toda esta questão. André Ventura não é um mero adepto benfiquista que tem o privilégio de comentar semanalmente tudo o que envolve o futebol nacional em canais televisivos. André Ventura é um parceiro da direção do Sport Lisboa e Benfica. A comunicação do clube é oficialmente liderada por Luís Bernardo, mas oficiosamente tem como figuras principais o Carlos Janela, o Pedro Guerra, o André Ventura e mais recentemente o José Marinho. Não há qualquer dúvida de que à medida que Pedro Guerra foi levando os seus comentários a maiores audiências, André Ventura foi quem ficou responsável de ir cobrindo os espaços mediáticos por este abandonados. André Ventura é um peão da comunicação do Sport Lisboa e Benfica. André Ventura é comentador CMTV com uma estratégia delineada pela comunicação do clube e por opção da direcção do clube.
A direcção do Sport Lisboa e Benfica, confrontada com a tal carta de alguns “notáveis”, fez muito bem em remeter aos estatutos do clube.
“3. Ao Sport Lisboa e Benfica são interditas actividades de carácter político-partidário e de proselitismo religioso.”
E é em conformidade com o ponto 3 do Artigo 3ª que na minha opinião o Sport Lisboa e Benfica deveria acabar com a sua parceria com o agora líder de um partido com assento parlamentar. Não faz sentido que André Ventura continue a ser um dos (principais) peões da estratégia comunicacional da direcção de Luís Filipe Vieira. A manutenção desta parceria, que implica a opção do Benfica em impôr um lugar de destaque televisivo a André Ventura, irá no mínimo contra o espírito dos estatutos do clube. “
Ao Sport Lisboa e Benfica não cabe pronunciar-se sobre as políticas do Chega e do seu líder. Ao Sport Lisboa e Benfica não cabe aproximar-se ou afastar-se de André Ventura. Ao Sport Lisboa e Benfica impõe-se uma posição neutra e desinteressada, não discriminando André Ventura, mas também não lhe dando maior palco do que aquele que dá a todos os seus associados.
André Ventura é um político. É político enquanto líder do Chega. É político enquanto comentador com as cores do SL Benfica. Não posso dizer que instrumentalizou o clube, mas certamente colheu frutos da visibilidade que este lhe deu, e principalmente da visibilidade e afectos que a sua proximidade à direcção do clube lhe conferiram. Até pode não ter ido ao Estádio da Luz durante a campanha eleitoral, mas também ter-se-á ausentado totalmente da sua cadeira de comentador vermelho e branco?
O agora deputado André Ventura está a trilhar o seu caminho. Cabe ao Sport Lisboa e Benfica assumir que já Chega e colocar um Basta nesta parceria."


PS: Várias confusões neste texto: André Ventura nunca foi assalariado do Benfica, algo completamente diferente das situações do Pedro Guerra e do José Marinho... até o Carlos Janela teve uma função oficial na estrutura de comunicação.
O nosso Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Luís Nazaré, é um conhecido militante do PS, Bagão Félix, foi um político com actividade conhecida, e sempre falou e comentou a actualidade do Benfica... os exemplos, são muitos, já para não falar dos comentadores desportivos/políticos dos outros Clubes!!!
Mas a maior confusão neste não-assunto, deve-se a incapacidade de alguns reconhecerem que o Chega, ganhou um deputado, não por ele ser comentador televisivo 'do Benfica', mas porque tem tido um discurso anti-ciganos há bastante tempo!!!

3 comentários:

  1. ...."anti-ciganos à bastante"...
    à???? Agora o verbo haver não tem H?

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Se a estupidez fosse música este texto (autor ) era uma orquestra. As confusões e idiotices são demais, e demasiado óbvias. A pretensão e prosápia, ou o passo maior que a perna tem destas coisas.
    " Ao Sport Lisboa e Benfica não cabe pronunciar-se sobre as políticas do Chega " mas tem de "leprar" o seu lider ?
    Já agora "leprem" também os " Jerónimos ".
    Talvez fiquemos metade !
    "André Ventura era e é um dos peões da comunicação do clube". Como disse ?
    "André Ventura é um parceiro da direção do Sport Lisboa e Benfica". Quem disse ?
    Um pouco de tento no teclado talvez fosse bom conselheiro!

    ResponderEliminar
  3. Parece que as pessoas se converteram em autenticos " Zombies"...
    Agora é proibido ter-se uma opinião propria (e livre)
    diferente daquela que oficial e oficiosamente nos é impingida desde o berço ???!!!

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!