Últimas indefectivações

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Os 5 melhores guarda-redes que vi no SL Benfica

"Desde que me conheço como adepto do SL Benfica, vários foram os nomes que vi guardar as redes encarnadas. Uns mais bem sucedidos que outros, deixando os seus nomes ligados à história do clube, em detrimento de outros que passaram praticamente despercebidos.
Desde cedo percebi que um bom guarda-redes é a base mais sólida do sector defensivo. Quando muitas vezes vemos na televisão resumos de jogos passados, seja de clássicos ou jogos internacionais, são referência os jogadores que ficam directamente ligados à história do jogo, ou seja, os marcadores dos golos. Os guarda-redes, muitas vezes, são deixados para segundo plano, sendo na maioria das vezes falados pelos piores motivos.
Por, vou dedicar o meu tempo a esta posição de enorme importância dentro do desporto de que tanto gosto, elaborando um top 5 daqueles que na minha opinião, foram os melhores guarda redes que vi jogar no SL Benfica.
1. Ederson MoraesPara mim, foi destacadamente o melhor guarda-redes que vi jogar, não só no Benfica como em Portugal. Um jogador super completo. Frio entre os postes, bom no jogo aéreo, rapidíssimo a sair da baliza e com um soberbo jogo de pés. Questiono-me se será necessário falar do jogo contra o Dortmund ou até mesmo falar da sua estreia contra o Sporting CP. Não sinto grande necessidade de me alongar sobre a qualidade do brasileiro, pois o que ele fez e faz dentro de campo fala por si. Obrigado Ederson Moraes!
Anos de clube: 2009/2011-2015/2017
2. Jan Oblak A primeira vez que vi o jogador esloveno jogar foi ao serviço do Rio Ave FC. Um jogo em Vila do Conde contra o Benfica em que Oblak fez uma excelente exibição. A sua equipa saía derrotada por 0-1, mas mesmo assim mereceu nota de destaque tanto pelos adeptos encarnados como pela imprensa no dia seguinte.
Pelo Benfica, recordo o jogo contra o FC Porto. Eu estava no estádio e ninguém sabia quem iria ser o guarda-redes titular naquele jogo. Oblak vinha a ser o titular fruto da lesão de Artur Moraes num jogo em Olhão, mas agora o experiente guarda-redes estava recuperado. Era a grande dúvida para aquele jogo. Quem seria o titular? O jovem guarda-redes que tão bem conta de si tinha dado ou o brasileiro? A opção caiu por Jan Oblak e o mesmo não mais largou as redes encarnadas. Em pouco mais de meia época como titular encarnado, Jan Oblak ganhou um campeonato nacional, uma Taça da Liga, uma Taça de Portugal e foi finalista vencido na Liga Europa.
No fim dessa época, Oblak foi transferido para o Atlético de Madrid por um valor a rondar os 16 milhões de euros e é hoje considerado por muitos como um dos melhores da actualidade. É por mim então considerado o segundo melhor que vi de águia ao peito.
Anos de clube: 2010-2014
3. Michel Preud’homme Recordo-me com especial carinho do ex-internacional belga. Lembro-me de uma vez no antigo estádio da Luz, num jogo contra o Salgueiros, perguntar ao meu pai qual a nacionalidade do guarda-redes do Benfica e questionar a sua qualidade, uma vez que era a primeira vez que o via.
Foi facilmente perceptível a qualidade do mesmo. Michel Preud’homme era aquele tipo de jogador que reunia respeito, tanto dos seus próprios colegas como dos jogadores adversários. Um jogador muito ponderado em tudo que fazia dentro do campo, talvez por ser um jogador muito experiente nos grandes palcos ou por ser uma qualidade sua intrínseca. Foram cinco as épocas que vestiu de vermelho e branco até ter terminado a carreira, já com 40 anos de idade.
Quando chegou à Luz, o seu valor já lhe era reconhecido mas mesmo assim foi questionado se era o que o Benfica precisava, pois era um guarda-redes numa curva descendente da carreira. Pois bem, o belga fez questão de provar que não era verdade o que foi lançado pela imprensa, dando razão à estrutura encarnada que tinha apostado nele.
Lamentavelmente, Preud’homme não ganhou nenhum campeonato português, durante estas cinco épocas. Nunca soube o que era estar no Marquês e ver uma imensidão de adeptos encarnados. No entanto marcou uma era, não só no Benfica mas também no futebol português. É por isso que, com muita justiça, ocupa um lugar no meu pódio, ficando assim com o terceiro posto.
Anos no clube: 1994-1999
4. Robert Enke É com bastante saudade e um profundo respeito que recordo aqui o alemão Robert Enke, falecido em Novembro de 2009. Não é pela curta vida que Enke teve, que o recordo como sendo o quarto melhor guarda-redes que vi jogar de águia ao peito. Recordo-o porque realmente foi um grande jogador e um grande profissional. Foi um jogador que não permaneceu muito tempo no Benfica, pois com a sua elevada qualidade era impossível mantê-lo em Lisboa.
Robert Enke vivenciou um SL Benfica completamente diferente do que é hoje. Naquela altura, era uma equipa com muitos problemas e altamente instável. O plantel não conseguia reunir a qualidade que tem nos dias de hoje, fruto de problemas financeiros e desportivos. Mesmo assim, Enke revelou ser um profissional exemplar e guardou as redes da equipa encarnada com uma qualidade inquestionável, fazendo com que saltasse do Estádio da Luz para Camp Nou. Embora a experiência no Barcelona não lhe tenha corrido bem, o regresso à Alemanha fez com que voltasse a adquirir minutos e estabilidade.
Foi notícia dias depois do desastre, que Enke seria o guarda-redes titular da sua selecção para o Mundial na África do Sul. Ao alemão, resta agradecer por tudo de bom que fez de águia ao peito. 
Anos no clube: 1999-2002
5. Odysseas Vlachodimos O jogador grego, nascido na Alemanha, chegou ao SL Benfica no verão de 2018 proveniente dos gregos do Panathinaikos. Para a grande maioria dos benfiquistas era um jogador praticamente desconhecido. Recordo-me que a sua apresentação decorreu no meio de vários adeptos, sem que estes, até ao momento da apresentação e já na presença do jogador, o tivessem reconhecido.
Para já conta apenas com uma época completa de águia ao peito, mas para mim é o suficiente para que o coloque num honroso quinto lugar. Um campeonato nacional e uma supertaça são uma carta de apresentação perfeita para o jogador, que em tão pouco tempo conseguiu conquistar os adeptos mais exigentes.
Muito se falou, e continua-se a falar, da possibilidade de chegar um novo jogador para a sua posição mas para mim, a baliza encarnada para a época 2019/2020 já tem dono e esse será seguramente Vlachodimos. É certo que ainda tem de evoluir em alguns aspectos, mas também não pode ser esquecido que tem apenas 25 anos.
Foi, para mim, um jogador altamente decisivo na conquista do campeonato, sendo em muitos jogos o grande responsável pela conquista dos três pontos. Acredito que até ao dia da sua partida, o SL Benfica terá em “mãos” um guarda-redes à imagem da equipa – grandioso.
Anos de clube: 2018-presente"

3 comentários:

  1. Por mim tenho pena que já não tenha conhecido Bento...

    ResponderEliminar
  2. 1º que todos (para mim claro) Manuel Galrinho Bento!!!

    ResponderEliminar
  3. Nunca na vida o Preud'homme fica em 3º.
    ele será sempre o 1º, o melhor GR estrangeiro do Benfica de sempre!
    Ederson é fantástico, mas não é Preud'homme.
    Eterno Michel...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!