Últimas indefectivações

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Vermelhão: a 2 pontos da História !!!

Rio Ave 0 - 1 Benfica


Passo enorme a caminho do grande objectivo: 36 ou Tetra, podem escolher!!!
Provavelmente nunca iremos ver um Benfica, Campeão em Março... com 15 ou 20 pontos de vantagem, para o Benfica ser Campeão, temos que sofrer até ao fim... é o nosso destino!!!
Eu, pessimista militante, curiosamente não estava com 'medo' deste jogo!!! O Rio Ave é provavelmente a melhor equipa que defrontamos nesta recta final (joga mais bonito), mas não é uma equipa que defenda com 'muitos'... ao contrário de outras equipas, especialistas em 'autocarros', nos Arcos sabia que iríamos ter 'espaço'...
A minha dúvida, seria a nossa capacidade de gestão da ansiedade, onde por exemplo com o Estoril estivemos mal naqueles minutos desesperantes... Nestas 'rectas finais' a pressão é sempre muito complicada de gerir - veja-se os jogos dos Corruptos!!! -, o Benfica tem jogadores experientes, mas nada é garantido... a qualquer momento, qualquer erro, qualquer ressalto pode deitar tudo a perder, e não é fácil gerir as emoções nestas situações.
Hoje, nem tudo correu bem... houve alguns erros 'parvos', mas no fim, ganhámos, com muita garra, muito raça, muita força... e só assim, se podem ganhar títulos!
O 'onze' teve 2 surpresas: Rafa e Jiménez. Se o Raúl era semi-esperado, com o Mitro a baixar de rendimento, com o nascimento do filho, com uma pequena lesão... e até com a memória do golo do Raúl neste Estádio o ano passado (na mesma baliza, mais ou menos no mesmo minuto!!!); já o Salvio estava a ganhar muitos 'anti-corpos', com algumas exibições a baixo de expectável... mesmo assim, pensava que iria manter-se como titular... A entrada do Rafa, foi uma tentativa de aproveitar os espaços da defesa do Rio Ave...
A 1.ª parte foi do Benfica, não foi uma exibição deslumbrante, mas fomos só nós que criámos perigo, aliás o único lance de perigo do Rio Ave na 1.ª parte, foi no primeiro minuto, e até foi o Pizzi que 'criou' perigo para a baliza do Benfica!!! Só nos últimos minutos baixamos um pouco a pressão. Mesmo assim, o nosso melhor período foi a 'saída' dos balneários (ao contrário do habitual): início do 2.º tempo muito bom, com muita pressão e vários golos desperdiçados... Quando começaram as substituições, começamos a 'perder' gás... E quando parecia que o Benfica já estava 'contente' com o empate, num contra-ataque, após canto 'contra', o Jiménez regressou ao modo 'matador'!!!
Até ao fim, tivemos um lance com 'sorte', é verdade... mas depois de tantos pontos perdidos com 'azares'...!!! Calha a todos!!!
Foi uma exibição de muita luta, e talvez por isso, destaco o Cervi, que depois de muito tempo no banco, voltou a ganhar a titularidade e luta por cada bola como fosse a última...!!!
Depois de ter começado no 'banco' tenho a certeza que esta assistência do Salvio, foi muito saborosa! O Toto com todas aquelas operações, perdeu algumas qualidades... as coisas nem sempre lhe correm bem, nem sempre decide bem, mas merece o apoio de todos os Benfiquistas!
Ainda esta tarde, a discutir o jogo com Benfiquistas, todos concordámos: não vamos ter nenhum penalty a favor!!! Pelo menos, também não marcou um contra... o que já não é mau!!!


A linha de meta está à vista... mas ainda faltam 2 pontos!!! Espero que o ambiente de 'festa' que tenho a certeza que vai existir no Sábado na Luz, não seja contraproducente... O Vitória é uma equipa confiante, tem 7 vitórias consecutivas (recorde), vai jogar muito motivada na Luz (tenho a certeza que vão 'lançar o isco' durante a semana: com o Benfica Campeão, o Guimarães garante a presença na Supertaça!!! E assim o Vitória virá à Luz, para 'provar' que não se 'vende'!!!), é uma equipa que tem vários jogadores emprestados pelos Corruptos, tem jogadores muito rápidos na frente... seria em qualquer circunstância um jogo complicado, como jogo do 'título': será extra-complicado!
Em Janeiro quando jogámos em Guimarães, por duas vezes, fizemos duas das melhores exibições da época, mas recordo que nesses dois jogos, o Benfica optou por 'dar a bola' ao Vitória, e jogámos em contra-ataque... não será fácil repetir a 'receita' na Luz, nas actuais circunstâncias!!! O jogo tem que ser preparado com muito cuidado...
Nestas alturas os Benfiquistas das 'festas' começam a sair da toca!!! É importante perceber que o Benfica está perto de fazer História, mas ainda não ganhou nada... É importante perceber que o apoio, quando é 'demasiado' até pode ser prejudicial... Apoio, não é festa antecipada...

ADENDA: Esqueci-me de referir: à 32.ª jornada, tivemos o 1.º jogo do Benfica, sem nenhum jogador no boletim clínico!!!

3 comentários:

  1. Esta equipa pode não deslumbrar mas não lhe falta atitude. E se não conseguimos ganhar com facilidade ganhamos na raça e eles não ficam afetados com isso porque sabem ser humildes.

    Tivemos estrelinha na bola ao poste mas a oportunidade também lhes caiu do céu.

    Já aos peço a tua opinião sobre dois casos.

    Dizem que Pizzi leva com a bola no braço naquela saída em falso do Ederson mas eu só vi tronco e tu?

    E o Rafa não corta a bola no seu suposto pênalti?

    Seja como for qualquer erro do árbitro terá sido em lances duvidosos e desta vez decidiu não ser protagonista...

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Abidos! Está quase, mas falta o quase.
    Acho que enquanto nos lembrarmos do pontapé do Kelvin (e vamos lembrar-nos até ao fim das nossas vidas)não voltaremos a festejar vitórias antes do tempo.
    A ansiedade será imensa mas só com muita concentração e pragmatismo é que poderemos vencer o V.Guimarães no Sábado. Confio no mister e nos jogadores mais experientes para que assim seja!

    ResponderEliminar
  3. Estou dividido! Por um lado, sim, pragmatismo. Mas por outro, caramba, o nosso clube é o Sport Lisboa e Benfica, sim o Benfica, e se sou Benfiquista é porque o Benfica era glorioso e avassalador, empolgante e VIVO! Nao temos uma equipa limitada como no tempo de Trap, temos o melhor plantel de todos! Ok, cuidados e cautelas sao necessarios e a experiência recente assim nos aconselham, mas pelo amor de Deus, que melhor oportunidade querem para serem BENFICA! Sejam gloriosos e deslumbrem, recuperem a mistica e hegemonis dos tempos idos e afirmem isso mesmo em campo! Porque fora dele tds os outros têm insultado a nossa dignidade de justos vencedores. Revoltem-se e ergam bem altos os valores do SLB

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!